Animais herbívoros: conheça 10 deles aqui

· julho 30, 2018

Os seres que se alimentam de plantas são considerados animais herbívoros. Sendo assim, nessa classificação podemos encontrar os frugívoros (só comem frutas) e os folívoros (só comem folhas). A seguir, contaremos tudo sobre 10 animais herbívoros.

Top 10 animais herbívoros

Os ruminantes e os insetos são os grupos de animais herbívoros mais importantes. Em vista disso, os primeiros possuem uma mandíbula especial para triturar as ervas e um estômago que as digere sem problemas. Por sua vez, Os insetos contam com uma flora intestinal capaz de digerir celulose. Agora, conheça mais sobre 10 animais herbívoros:

Vaca
Fonte: Raúl Hernández González

1. Vaca

A vaca pode dedicar até 8 horas por dia para se alimentar. Sua língua é áspera (mais do que a dos gatos) e muito ágil. Além disso, sua boca também conta com dentes especiais para cortar ervas. A vaca digere em duas etapas: a primeira quando engole e a segunda, chamada de ruminação, quando regurgita o alimento semidigerido e volta a mastigar. Curiosamente, seu aparato digestivo é composto por três pré-estômagos e um estômago “real”.

2. Rinoceronte

Um dos animais herbívoros com maior necessidade de alimento, por conta de seu grande corpo. Além disso, embora seu sistema digestivo aceite tecido vegetal lenhoso, os rinocerontes preferem folhas moles.

A espécie negra possui um lábio superior que rompe os extremos dos galhos, já a branca prefere gramíneas. Vale mencionar que os rinocerontes de Java e Sumatra conseguem derrubar até árvores para comerem brotos e folhas.

3. Bicho-preguiça

Sua alimentação é baseada em brotos moles e folhas de embaúba. Por isso, adaptaram-se muito bem à vida arbórea. Logo, deslocam-se lentamente entre os galhos (daí o nome Preguiça). Além disso, sua digestão também leva um certo tempo: quase um mês para ser feita!

4. Lagarta

Esses herbívoros são conhecidos por seu apetite voraz. As lagartas podem passar todo o dia e a noite comendo as folhas de uma planta. Além disso, muitas se limitam a apenas uma espécie de erva. Algumas se escondem embaixo das plantas nas horas de sol. Por outro lado, quando escurece, sobem pelo talo da planta para se alimentar até o amanhecer.

5. Cabra

Esses animais costumam viver em zonas rochosas e em encostas íngremes. Apesar disso, elas geralmente se alimentam no início da manhã para aproveitar o fato de que as folhas e as flores estão molhadas de orvalho. Além disso, escolhem espinhos, arbustos ou ervas daninhas como a sua principal dieta.

6. Ovelha

A maioria das raças de ovinos comem ervas e plantas curtas. Apesar disso, elas não gostam das partes lenhosas ou elevadas delas. Isso se deve ao fato de que seus lábios e língua permitem que selecionem as melhores folhas. Além disso, possuem um aparato digestivo similar ao das vacas, composto por quatro estômagos, já que também são ruminantes.

7. Lebre

Esses roedores herbívoros possuem uma dieta baseada em ervas, gramíneas, raízes, galhos e cascas de árvores. Geralmente, passam a comer mais quando o inverno se aproxima.

8. Iguana

A alimentação deste réptil varia segundo a etapa de sua vida. Apesar disso, a maior parte desses animais é vegetariana. As iguanas jovens também se alimentam de pequenos insetos. No entanto, ao chegar à velhice, tornam-se completamente herbívoras.

9. Hipopótamo

Assim como os rinocerontes, parece um pouco difícil para nós entender como um animal tão grande pode se alimentar de plantas, especialmente de grama. Esse animal fica durante o dia embaixo d’água, saindo para comer à noite. Por isso, eles conseguem comer até 50 kg de folhas, engolindo-as sem mastigar.

10. Cavalo

Esses animais herbívoros se alimentam de plantas e frutas, possuindo dentes potentes para arrancar folhas de pasto. Além disso, caso os criemos em cativeiro, sua dieta também pode conter feno, cenoura, maçã e beterraba. Vale destacar que esses animais comem em grande quantidade e em até três refeições diárias.

  • Outros animais herbívoros: cervo, zebra, coala, alce, alpaca, gambá, bisonte, burro, búfalo, sabiá-do-campo, caracol, castor, camelo, faisão, grilo, lêmure, lhama, papagaio, macaco, mariposa, orangotango, rato, rena e macaco sagui.