Os 10 animais que mais dormem no mundo

Há animais que dormem muito pouco, como a girafa, mas também há outros que podem dormir até 22 horas. Você consegue adivinhar qual?
Os 10 animais que mais dormem no mundo

Última atualização: 11 maio, 2022

Seja para relaxar a mente, desacelerar o metabolismo ou reduzir as necessidades nutricionais, o sono sempre será necessário para todas as espécies. Os animais que mais dormem passam a maior parte do dia dormindo, enquanto outros dormem apenas por algumas horas.

Diferentes animais dentro da mesma espécie dormem quantidades diferentes de tempo, dependendo também se estão em estado selvagem ou em cativeiro. Conheça aqui os 10 animais que mais dormem no mundo.

1. O coala, o animal que mais dorme

O coala é uma espécie em extinção.

Esse marsupial herbívoro e arbóreo é nativo da Austrália e é o único membro existente da família Phascolarctidae. Seu sono é bastante longo, pois os coalas podem dormir até 22 horas por dia, segundo os profissionais.

Há rumores de que esses herbívoros ficam “chapados” com folhas de eucalipto, mas isso não é verdade, diz a WWF. É precisamente por causa dos baixos nutrientes nas folhas que os coalas precisam dormir mais do que a maioria dos animais, para que possam economizar energia.

Segundo um jornal regional colombiano, esse animal gasta apenas 120 minutos em outras atividades, como comer e se arrumar. Além disso, ele também dorme porque adora fazer isso e se é acordado costuma ficar com muita raiva.

2. A preguiça

O folívoro ou filófago é um mamífero conhecido como preguiça que vive nas florestas úmidas da América Central e do Sul. As espécies existentes são classificadas em dois gêneros: as preguiças de três dedos (Bradypus, Bradypodidae) e as preguiças de dois dedos (Choloepus, Megalonychidae).

Esse mamífero dorme cerca de 20 horas por dia em cima de uma árvore. Seus movimentos são muito lentos devido a uma quantidade muito limitada de energia que é usada quando ele tem que fazer algo, como descer da árvore para ir ao banheiro, enterrar seus excrementos e encontrar outra árvore para continuar dormindo.

3. O furão

Esse pequeno mustelídeo domesticado tem uma expectativa de vida de 7 a 10 anos. Se bem tratado por pessoas desde cedo, o furão pode socializar e aprender a ver os humanos como companheiros. Esse animal dorme cerca de 20 horas por dia e é mais ativo à noite, por isso precisa de um lugar seguro para descansar.

4. O pequeno morcego marrom

Esse carinha é o morcego mais popular nos Estados Unidos e no Canadá. Seu tempo médio de sono é de 19 horas. Ou seja, eles dormem 82% das 24 horas do dia.

De acordo com a Ontario Wildlife Foundation, o tempo de descanso prolongado é uma forma de economizar energia. Seu poleiro pode estar localizado em prédios, cavernas, árvores, rochas e pilhas de madeira, cercados por alguns ou centenas de seus tipos.

5. O gambá

Embora pareça um roedor gigante ou musaranho, o gambá não está relacionado a esses animais. É um mamífero marsupial pertencente aos didelfimorfos.

É um dos animais que mais dorme porque descansa cerca de 18 ou 19 horas por dia para sair novamente em busca de comida, o que deve fazer nas suas cinco horas ativas à noite, segundo fontes profissionais.

Um dos tipos de marsupiais.

6. O Tatu

Outro dos animais que mais dorme, segundo a Sleep.org, é o famoso tatu. Existem 21 espécies desse animal que passam em média até 16 horas por dia enterrados no subsolo, provavelmente dormindo. Um estudo descobriu que o tatu-galinha (Dasypus novemcinctus) dorme em média 77% por dia ou cerca de 18,5 horas.

7. O tigre

Classificado como ameaçado de extinção na Lista Vermelha da IUCN, a população mundial de tigres está entre 3.062 e 3.948 indivíduos. A Índia hoje abriga o maior número, e as principais causas do declínio populacional são a destruição do habitat e a caça furtiva.

O tigre dorme por muito tempo, entre 18 e 20 horas por dia, em cima de pedras, na grama, ao lado de suas presas ou onde quer que sinta necessidade de descansar. Os tigres normalmente não gastam mais energia do que precisam, porque se gastassem mais energia precisariam de mais comida.

Esse felino sempre dorme depois de caçar e comer, e também costuma descansar ao lado de sua presa para evitar que outros predadores roubem sua comida.

8. O gato

Outro dos animais que mais dorme é justamente outro felino, o gato doméstico. Em média, os gatinhos podem dormir entre 13 e 16 horas por dia, embora nem sempre em sono profundo e o fazem em intervalos de várias sonecas durante o dia.

9. O esquilo

Apesar de seu comportamento enérgico e aparência brincalhona, o esquilo passa a maior parte do tempo dormindo. Esse roedor passa 60% do dia dormindo, o que equivale a uma média de quase 15 horas. No entanto, isso depende do tipo de espécie.

10. O hamster

O hamster é um animal de estimação muito popular que costuma dormir entre 12 e 14 horas por dia, mas ao contrário dos humanos tem padrões polifásicos de sono e vigília. Isso significa que dorme várias vezes por dia, portanto, essas 12 a 14 horas são divididas em segmentos menores ao longo da jornada.

Agora que você conhece vários dos animais que mais dormem, com certeza vai se interessar em saber sobre a hibernação que ocorre em algumas espécies de animais de sangue quente que passam o inverno dormindo para conservar suas energias.

This might interest you...
5 animais de estimação que hibernam
Meus Animais
Leia em Meus Animais
5 animais de estimação que hibernam

Você sabia que alguns animais de estimação bem conhecidos hibernam se tiverem oportunidade? Sabe quais são? Conheça alguns deles aqui.