Animais no hinduísmo
Cada religião tem um relacionamento diferente com os outros seres que habitam a terra; no entanto, os animais no hinduísmo têm um caráter bastante “sagrado”. Neste artigo, vamos contar um pouco sobre as crenças dos hindus em relação à fauna.
Animais no hinduísmo: falamos sobre espiritualidade
De acordo com os sábios que viviam na antiga Índia, todos os seres vivos do mundo têm certo grau de espiritualidade. Por esta razão, as canções e ritos incluídos em seus livros sagrados falam de diferentes animais: tartaruga, peixe, cavalo, porco, entre outros.
Nas sagradas escrituras – conhecidas como Vedas – há uma citação que diz: “Se você se abster de matar um ser vivo, obterá a aptidão necessária para a salvação”.
Na verdade, não podemos esquecer que, para os hindus, a reencarnação é a maneira pela qual as pessoas têm para viver eternamente e; dependendo de como elas agem nesta vida, é o que irão desfrutar ou sofrer na próxima.
Outro dos ensinamentos dos livros que mostram a relação com os animais no hinduísmo é o seguinte: “Você não usará seu corpo – que foi dado por Deus – para matar outras criaturas, sejam humanas ou animais”.
Não importa o que aconteça, a violência nunca engendra algo bom; mas sim o contrário.
As vacas e o hinduísmo
Ficamos muito impressionados com o fato de que, em um país tão pobre quanto a Índia; onde a maioria das pessoas que praticam o hinduísmo vive, as vacas andam pelas ruas e ninguém se atreve a matá-las para comê-las.
Isto é porque, para eles, é um animal sagrado e; se sua carne for consumida, eles despertam a ira de Deus.
A vaca é chamada de “mãe da humanidade”, porque fornece leite para seus filhotes e, também, para os humanos.
As mães oferecem comida para seus filhos sem esperar nada em troca e; portanto, a morte de uma vaca é comparada à da própria mãe.
Ninguém machucaria quem lhe deu vida, porque é um sacrilégio.
Além disso, esses mamíferos são considerados membros da família, são cuidados como um filho, oram por eles quando adoecem e celebram com uma festa quando um filhote nasce, para a qual convidam vizinhos e amigos.
As vacas leiteiras são chamadas “aghnya”, que significa “o que não deve ser morto”. Nos tempos antigos, touros, bezerros machos ou fêmeas estéreis eram sacrificados para alimentar uma família.
No entanto, isso mudou, já que dentro do hinduísmo há um ensinamento máximo que indica: “Deus está presente em todos os seres”.
Portanto, você não pode matar uma vaca, ou qualquer outro animal; porque seria o mesmo que aniquilar a Deus.
Quais são os animais sagrados para os hindus?
Os animais no hinduísmo são cobertos com uma grande simbologia: muitos deles são a representação dos deuses na terra. Por essa razão, os praticantes não os ferem nem se aproveitam deles; pelo contrário, eles os veneram. Três exemplos de animais sagrados:
-
Elefante
Na mitologia hindu, uma de suas maiores divindades, Ganesha, tem a forma de um elefante. Diz a lenda que no passado os primeiros espécimes tinham asas e voavam para as nuvens. Quando um santo pediu ao céu para tirar as asas desses animais, o pedido foi aceito, mas em troca eles receberam enormes orelhas que, infelizmente, não servem para voar.
As orelhas dos elefantes têm a capacidade para pedir chuva; é só mexe-las, e por essa razão eles são reverenciados na Índia. Especialmente o elefante branco, um símbolo de boa sorte.
-
Pavão
É o pássaro nacional e está relacionado à sabedoria e beleza, bem como ao veículo usado por Kartikeya, o deus da guerra. Esta divindade sentou-se na parte de trás de um pavão com suas esposas e; em várias representações, pode ser visto aniquilando uma cobra.
-
Macaco
Representa Shiva, relacionado à força e poder, bem como humildade e sabedoria. De acordo com mitos antigos, um grupo de macacos salvou a esposa do rei – o deus Rama – e; em gratidão, isso lhes deu a aparência de uma divindade.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.