O que é um animal crepuscular?

Embora estejamos acostumados a classificar os animais como diurnos ou noturnos, existe também a categoria dos crepusculares.
O que é um animal crepuscular?

Última atualização: 23 julho, 2022

Com base em seu biorritmo, uma espécie pode ser classificada como animal crepuscular, noturno ou diurno. Esta classificação incide sobre a hora do dia em que o espécime desenvolve a sua atividade.

Você sabe quais são as características de um animal crepuscular? Seja a resposta sim ou não, continue lendo para descobrir como identificá-lo e ser capaz de reconhecê-lo.

O que significa ser crepuscular?

De acordo com a Real Academia Espanhola, a palavra crepúsculo vem do latim e se refere ao crepúsculo ou qualquer coisa relacionada a ele. Portanto, um animal crepuscular é aquele que entra em atividade durante o pôr do sol e/ou o nascer do sol.

Características de um animal crepuscular

Animais crepusculares são aqueles que só estão ativos durante o crepúsculo. Durante a noite e durante o dia, eles aproveitam para dormir ou descansar.

Uma curiosidade sobre esses animais é que eles são divididos em duas variantes diferentes: matutino e vespertino. Por um lado, os matutinos são aqueles que acordam ao amanhecer, enquanto os vespertinos ficam ativos quando o sol está no seu ponto mais baixo.

Essa diferença no despertar tem um significado puramente evolutivo. Especificamente, duas hipóteses foram postuladas em relação à atividade crepuscular desses animais:

  • Eles evitam seus predadores se ficarem ativos quando estão dormindo.
  • Animais crepusculares que são predadores dependem da presença de suas presas. Se estiverem inativas, é mais difícil para eles localizá-las.

Desta forma, a atividade crepuscular é uma adaptação de certos animais às condições de seu habitat. Portanto, não possuem condições muito específicas e podem estar ativos em diferentes momentos.

Exemplos de animais crepusculares

Após conhecer as características que compõem os animais crepusculares, alguns exemplares serão apresentados a seguir.

1. Lontra

Lutra lutra, também conhecida como lontra-europeia, é um animal crepuscular muito calmo. Localizado às margens de rios, perto de matas ou vegetação densa, atinge seu pico máximo de atividade no crepúsculo.

Este mamífero carnívoro é um grande indicador do estado do leito do rio, pois só é encontrado em águas livres de poluição e lixo. Infelizmente, a sua presença foi drasticamente reduzida nos últimos anos na Península Ibérica.

2. Gato-selvagem

Outro dos animais crepusculares mais conhecidos é o gato-selvagem, que recebe o nome científico de Felis silvestris. A principal diferença com o gato comum é que o gato-selvagem é crepuscular.

Além disso, na Península Ibérica existem diferentes espécies de gato-selvagem. Claro, todas elas compartilham hábitos crepusculares e atingem seu ponto máximo de energia ao entardecer.

3. Coelho-europeu

Embora em dias quentes sejam vistos geralmente ao meio-dia ou pela manhã, os coelhos-europeus são na verdade animais com hábitos crepusculares. Oryctolagus cuniculus vive em toda a Península Ibérica e nas Ilhas Baleares.

Mixomatose dizimou populações de coelhos em todo o mundo

4. Monstro-de-gila

O monstro-de-gila habita as regiões áridas do sudoeste dos Estados Unidos e no extremo norte mexicano. Seu nome científico é Heloderma suspectum e é um dos lagartos venenosos mais pesados.

Por ser um animal de hábitos crepusculares, ele sai para caçar à noite. Apesar de ser uma espécie perigosa, não representa um risco para os seres humanos. No entanto, tem uma má reputação entre os habitantes locais e muitas vezes é morto se o encontrarem.

5. Alce

O alce é um mamífero pertencente à família dos cervídeos, juntamente com veados e renas. Responde ao nome científico de Alces alces e é típico das florestas americanas ou finlandesas, bem como das pradarias desses países.

6. Wombat

O wombat é o nome comum dado à família dos marsupiais diprotodontes. Este pequeno herbívoro se assemelha a um pequeno urso encontrado na Austrália e na Tasmânia.

Caracterizado por seus comportamentos crepusculares ou noturnos, não é fácil de encontrar. Como detalhe marcante, seu rastro é detectado através dos buracos que deixa ou seus excrementos distintos em forma de cubo.

7. Capivara

Este roedor sul-americano, que responde ao nome científico de Hydrochoerus hydrochaeris, é o maior e mais pesado roedor da Terra. Sua aparência lembra o formato de um barril, com pelagem de cor acastanhada.

No entanto, em algumas áreas de seu corpo, sua pele é muito fina. Por esta razão, as capivaras sempre correm risco de insolação. Como medida preventiva, elas chafurdam na lama para se proteger do sol.

Características da capivara.

8. Falcão-das-galápagos

Um exemplo de animal crepuscular é o Buteo galapagoensis, uma ave endêmica das Ilhas Galápagos. Atualmente, de acordo com a lista da União Internacional para a Conservação da Natureza, seu status é vulnerável.

Em suma, um animal crepuscular é aquele cuja atividade máxima ocorre durante o crepúsculo. Divisíveis em matutinos ou vespertinos, estão distribuídos por todo o globo.

Assim, alguns animais crepusculares causam confusão ao aparecer em outros momentos além do crepúsculo, como o coelho-europeu. Em outras ocasiões, animais como os morcegos são os maiores representantes desta categoria, apesar de nem todas as suas espécies serem crepusculares.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.