Qual é o animal de estimação certo para mim?

O amor de um animal não nasce espontaneamente, mas deve ser conquistado e reforçado diariamente. Se a sua ideia é ter o carinho e a lealdade de um animal para todas as horas, você precisará escolher o animal de estimação certo.
Qual é o animal de estimação certo para mim?

Última atualização: 11 Agosto, 2020

A grande maioria das pessoas fica atraída pela ideia de ter um animal de estimação. Mas isso não significa que exista um animal de estimação ideal para todas as pessoas. Essa decisão deve ser guiada pelo estilo de vida e personalidade de cada indivíduo.

Por que desejo adotar um animal de estimação?

Nesse sentido, o mais importante é não se deixar levar por um simples impulso ou uma tendência passageira. Um animal não é um item da ‘moda’ que pode ser descartado e substituído, mas um ser vivo que precisa do nosso compromisso de viver com dignidade.

Além disso, devemos considerar que o animal não reconhecerá necessariamente como proprietário a pessoa que o adquiriu. Entre outras coisas, porque ele dedica sua lealdade àqueles que o fazem se sentir amado e transmitem confiança e segurança no dia a dia.

Da mesma forma, é essencial entender que cada animal tem sua própria linguagem, expressando seu afeto de maneiras diferentes. Da mesma forma, cada indivíduo dentro da mesma espécie terá sua própria personalidade, influenciada tanto pelos aspectos hereditários quanto pelo contexto oferecido por seus cuidadores.

O que devo considerar antes de escolher um animal de estimação?

Antes de adotar um animal, é essencial considerar alguns aspectos que vão te permitir escolher o animal de estimação certo e oferecer uma excelente qualidade de vida a ele.

Os animais de estimação exigem mais do que vontade para se sentirem confortáveis dentro da sua casa e preservar uma boa saúde. Além de exigir tempo e dedicação com os cuidados básicos diários, também será necessário ter uma certa segurança financeira para fornecer uma boa alimentação e remédios preventivos adequados.

Para simplificar o processo de escolha do animal de estimação certo de acordo com a sua realidade, abaixo vamos resumir algumas diretrizes básicas para promover a propriedade responsável.

3 dicas para escolher o animal de estimação certo para o seu estilo de vida

1. Escolher o animal de estimação certo é um trabalho de autoconhecimento

Certos mitos e crenças populares persistem em nossas sociedades em relação aos animais de companhiaOs cães desfrutam de uma ‘fama’ de super companheirosenquanto os gatos são vistos como seres mais distantes, por exemplo.

3 dicas para escolher o animal de estimação certo para o seu estilo de vida

Embora a sabedoria popular esteja certa sobre muitos aspectos, é preciso reafirmar que o comportamento de um animal vai depender não apenas de sua espécie e raça, mas também das condições fornecidas por seus criadores.

Além disso, nem todo mundo procura um animal de estimação com a lealdade de um cão. Muitas pessoas escolhem animais mais independentes, como os gatos, ou que exigem cuidados mais simples, como os hamsters.

Portanto, afirmamos que escolher o animal de estimação certo para você é um trabalho de autoconhecimento. Além dos nossos conselhos e da opinião popular, sua decisão deve ser guiada pela sua própria consciência e personalidade, assim como por sua rotina e suas expectativas em relação a esse novo companheiro.

2. Tempo e espaço: fatores-chave na sua escolha 

Todos os animais de estimação exigem certos cuidados para preservar a saúde ideal e o comportamento equilibrado. No entanto, alguns animais de estimação são claramente mais exigentes que outros, devido ao seu tamanho ou caráter.

Nesse sentido, os cães e os cavalos são provavelmente os animais que demandam mais tempo e espaço em termos de manutenção. Gatos, coelhos e pássaros podem ser classificados como de nível intermediário e exigem uma rotina de cuidados de média complexidade.

Tempo e espaço: fatores-chave

Por sua vez, os hamsters, os ratos e os peixes domésticos podem ser apontados como animais domésticos que exigem cuidados mais simples no dia a dia.

Por outro lado, animais de estimação exóticos devem ser considerados como um ‘caso separado’. Eles exigem cuidados mais detalhados e atenção veterinária especializada, o que geralmente também envolve um custo financeiro mais elevado.

3. A adoção é a melhor maneira de encontrar seu amigo ideal

Por fim, é possível dizer que a adoção é uma parte fundamental da posse responsável. O mercado de compra e venda de animais de estimação, muitas vezes, incentiva práticas abusivas nas quais um ser vivo é visto como uma simples mercadoria.

A adoção é a melhor maneira de encontrar seu amigo ideal

Você não precisa ter medo de recorrer a um abrigo de animais para encontrar seu melhor amigo. Nessas organizações, há uma grande variedade de animais aguardando a oportunidade de conhecer um lar digno e o amor de uma família.

Os voluntários e profissionais podem orientar você na escolha do animal de estimação certo para a sua personalidade e o seu estilo de vida, além de ajudar no processo de adaptação do animal à nova casa e em sua educação.

Pode interessar a você...
Adotar ou comprar animais de estimação?
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Adotar ou comprar animais de estimação?

O mercado de animais domésticos é amplo e existem vendedores e compradores de todos os tipos. Afinal, devemos adotar ou comprar animais de estimaçã...