Projeto aumenta visibilidade de abrigos de animais ao redor do mundo

Uma câmera e uma conexão à internet em alta velocidade. Essas duas ferramentas tecnológicas permitem conectar pontos ao redor do mundo, vencendo barreiras e diminuindo distâncias.

Agora, essas facilidades podem ser utilizadas também, gratuitamente, pelos abrigos e instituições que ajudam nossos amigos animais, através do projeto Animals Life NET, sobre o qual falamos em detalhes neste artigo.

O que é o projeto Animals Life NET?

O projeto surgiu na Letônia, um país do leste europeu, e é o braço social de uma empresa de streaming de vídeo. Eles criaram um conceito simples, mas original, e que tem servido para ajudar muitas instituições ao redor do mundo que cuidam de animais desamparados.

O projeto oferece câmeras para abrigos que queiram, e o serviço de transmissão ao vivo, ininterrupto, do dia a dia do abrigo (apenas de áreas que a instituição queira exibir, é claro). Também cria um pequeno site com as informações básicas do abrigo, como informações de contato, endereço e telefone.

Um ponto forte é que o abrigo pode deixar especificado em seu site do que necessita: rações, remédios, produtos de limpeza, brinquedos… e assim, pessoas de todo o mundo podem visualizar as imagens e fazer a doação pelo site. Quando os produtos arrecadados chegam a um certo valor, são enviados sem custo ao abrigo beneficiado.

Como meu abrigo pode participar?

Abrigo de cães

Você pode entrar em contato com o Animals Life NET pelo site, enviando-lhes uma mensagem e informando que tem interesse em participar do projeto. Há também o perfil do Facebook do projeto.

O seu abrigo só precisa ter internet banda larga e se responsabilizar pela instalação das câmeras, que são enviadas gratuitamente pelos Correios, depois de fazer sua inscrição no projeto. Em alguns casos, quando o abrigo não puder pagar pela instalação, o projeto também pode auxiliar nesse sentido.

Segundo seus organizadores, o projeto é “uma oportunidade real de ajudar animais abandonados por todo o mundo e ver os resultados da sua ajuda através das câmeras ao vivo”.

Adoção, apadrinhamento e voluntariado

Voluntário em abrigo de animais

Para quem quiser adotar um animalzinho, o projeto também oferece a oportunidade. Você pode assistir às imagens e, se encontrar um pet em sua região de que goste, pode se candidatar a adotá-lo. Também pode se oferecer como voluntário ou para apadrinhar um animal abandonado.

Padrinhos e madrinhas contribuem com um valor mensal que é utilizado pelo abrigo para a compra de ração, vacinas, visitas ao veterinário, compra de medicação e de outros serviços e produtos necessários ao bem-estar do animal.

Pessoas de todo mundo têm se mobilizado pela causa animal através da internet, e este projeto parece vir para ficar, sendo mais uma oportunidade de amparar nossos amigos peludos.

Benefícios para os abrigos de animais que se tornam parceiros do projeto:

  • Possibilidade de receber ajuda de pessoas de todo o mundo, sem interrupção
  • Maior visibilidade do abrigo
  • Aumento da taxa de adoções
  • Divulgação da causa animal
  • Imagens ao vivo do dia a dia do abrigo disponíveis para o mundo

Até agora, cerca de 30 abrigos e santuários de vários países estão participando do projeto. O Brasil ainda não tem nenhum inscrito, apesar do grande número de instituições que ajudam os animais em solo brasileiro.

“O Animals Life NET é um projeto global único de apoio a animais de rua. O projeto reúne abrigos e santuários de todo o mundo. Qualquer internauta que visitar o site poderá comprar os produtos de que os abrigos necessitam ou contribuir com custos veterinários ou outros serviços”.

Os abrigos precisam de nossa ajuda

No mundo inteiro, cabe à sociedade civil o cuidado com os animais abandonados e de rua, porque, muitas vezes, o governo dos países vira as costas diante da triste realidade na qual vivem os animais.

Assim, os cidadãos tomam para si a responsabilidade de cuidar de nossos amigos de quatro patas. Nesse cenário, os abrigos e santuários são como “oásis num deserto”, oferecendo uma ajuda um pouco mais estruturada à causa.

Cães em um abrigo

Mas muitas vezes eles se encontram lotados, falidos e sem condições de acolher novos animais – e muitos terminam fechando as portas por falta de incentivos. Não vamos deixar que isso aconteça. Podemos nos tornar padrinhos, voluntários e doadores regulares, abraçando a causa dos animaizinhos. 

“Estamos muito satisfeitos com este projeto. Permite-nos controlar os cães permanentemente no abrigo. Os doadores podem ver o que está acontecendo no abrigo e como os cães estão. Quando há brigas entre os animais, também podemos ver a tempo. Esperamos que as pessoas que veem as imagens do abrigo compreendam nossa necessidade de ajuda para alimentar e cuidar mais de 300 animais que acolhemos”, afirma o representante de um abrigo da Romênia.

Quem sabe beneficiará o seu abrigo também?

Recomendados para você