Apresentamos a você o gato balinês

Hoje em dia, existem centenas de raças que nós adoramos admirar, cuidar e mimar, umas mais especiais que outras. Uma das mais especiais é, sem dúvida, o gato balinês. Um gato de beleza inigualável e muito peculiar.

Quer conhecê-lo? Apresentaremos a seguir, em detalhes, este felino a você.

Os gatos sempre foram uma parte importante de nossas vidas. No princípio da história, eles eram vistos como deuses e, com a evolução do ser humano, os adotamos como animais de estimação.

Tudo a respeito do gato balinês

Se você está pensando em ter um animal de estimação ou quer ter mais um em sua casa, é possível que o gato balinês seja a escolha perfeita. Para ter certeza, vamos conhecê-lo a fundo.

Origem da raça

Considera-se que esta raça surgiu nos Estados Unidos, fruto do cruzamento entre siameses e gatos de pelos longos. Acreditava-se que o cruzamento destas raças resultaria em um felino de características atléticas, similares às do siamês, mas com uma pelagem parecida com a de um gato angorá.

Ainda que os primeiros exemplares tenham surgido no ano de 1940, não foram reconhecidos até o ano de 1960. 

Apesar de seu nome, que poderia nos fazer pensar que se originam de Bali, como dissemos, ele é dos Estados Unidos. Porém, os primeiros cuidadores lhe deram o nome de balinês, para dar ao bichano um toque oriental, que o fizesse parecer mais exótico.

Características físicas

Sua forma é atlética, ele tem uma boa e forte musculatura, ainda que suas extremidades sejam delgadas.

Estas são outras características, segundo o que é aceito pela Federação Internacional Felina:

  • Cabeça. De tamanho médio e bem proporcional ao corpo. Sua forma é triangular, com perfis muito marcados, estreitos na boca e que se vão se alargando para a cabeça.
  • Orelhas. São grandes em comparação com a sua cabeça e sempre pontiagudas, sendo mais largas na base. Parecem se abrir para fora, pois seguem a linha triangular de sua cabeça.
  • Pescoço. Pouco há o que dizer dele, é longo, esbelto e contribui com um toque de elegância a seu corpo.
  • Patas. São finas, ainda que muito longas, mas bem proporcionais ao corpo. Seus pés são ovalados e pequenos.
  • Corpo. Alongado e delgado, mas ao mesmo tempo forte. Uma mistura de fortaleza, delicadeza e elegância que só o gato balinês pode ter. Para ser aceito pela federação, seus ombros nunca serão mais largos do que seus quadris.
  • Pelagem. Sua pelagem é longa e sedosa, como a de um gato persa ou angorá. Mais longa no pescoço, nos ombros e na cauda do que no resto do corpo.
  • Cauda. Longa e afinando-se para a ponta. Muito peluda.
  • Olhos. Seus olhos sempre serão de uma cor azul intenso e puro. Qualquer outra cor não é admitida.
  • Cores. Podem ter diversas cores, mas sempre devem combinar em todo o corpo, sem manchas e formando um claro contraste de tons muito parecidos entre a cor do corpo e as manchas do rosto e das patas.

A personalidade deste felino

É um gato de personalidade muito sociável e amigável, que adora estar com outros animais. É ideal para estar com crianças e é muito leal ao seu dono, de quem reclamará constante atenção com travessuras ou pedindo que o peguem no colo.

O gato possui beleza sem vaidade, força sem insolência, coragem sem ferocidade,
todas as virtudes do homem, sem seus vícios

Tem uma voz muito suave e uma personalidade que o faz parecer da nobreza. Muito dócil e obediente e nunca fará nada que você não tenha permitido antes.

Gatos libaneses

O cuidado que precisa

O único cuidado especial que precisamos destacar é o de sua pelagem, que precisará ser escovada diariamente para eliminar os pelos mortos e para mantê-los brilhantes e sedosos.

Como todos os gatos, dê a ele todo o carinho, o amor e a atenção que puder, ele sempre o agradecerá e a convivência entre ambos será uma delícia.

Não se esqueça de manter o controle veterinário para se assegurar de que você tem um felino fisicamente saudável. Igual atenção à comida que você lhe dá, esta deve ser rica em vitaminas e, é claro, balanceada. Controle bem as quantidades, mas nunca deixe de lhe dar –de vez em quando– um outro petisco para felinos.

Já se decidiu se o gato balinês é ideal para você ou para algum conhecido?

Recomendados para você