A artrite no labrador retriever

dezembro 11, 2019
Alguns tipos de artrite hereditária podem ser resolvidos cirurgicamente.

Existem patologias associadas a certas raças de cães, como a artrite no labrador retriever. A corpulência desses animais é um dos fatores desencadeantes da doença, mas também incidem outros mais facilmente controláveis para preveni-la ou controlá-la.

Em geral, o termo clínico artrite refere-se à inflamação das articulações. Essa patologia pode afetar o ser humano e alguns animais. Tamanho, peso, idade e genética são os principais fatores de risco.

A artrite é uma das doenças com maior incidência no labrador retriever. Este fato ocorre fundamentalmente devido ao seu grande tamanho, de modo que o pastor alemão, o São Bernardo, o mastim e o dinamarquês também são propensos a sofrer com esse problema.

Tipos de artrite canina

Os quatro tipos mais recorrentes de artrite em cães estão, em parte, relacionados ao tipo de gatilho. Assim, além das causas mencionadas, inchaços, infecções, alterações do sistema imunológico e problemas metabólicos podem motivar a sua aparição.

As principais variantes da doença são:

  • Osteoartrite ou doença articular degenerativa. Consiste na deterioração progressiva da cartilagem que circunda as articulações. Está associada à idade ou ao excesso de peso.
Sobrepeso do labrador retriever

  • Displasia do quadril. Doença genética que resulta em malformação da articulação do quadril, de forma que provoca um desalinhamento do quadril. Essa conformação causa a deterioração gradual da cartilagem e a inflamação crônica da articulação associada.
  • Displasia do cotovelo. Como no caso anterior, essa patologia se deve ao mau desenvolvimento da articulação do cotovelo. Acredita-se que seja hereditário e, além da deterioração típica da cartilagem, pode até quebrar ossos em situações de desgaste máximo. Na maioria das vezes, os casos de artrite no labrador retriever correspondem a essa variedade, pois é típica de raças grandes.
  • Displasia do joelho. Essa variedade também se deve a uma malformação na articulação do joelho, no entanto, geralmente afeta cães pequenos.

Tratamento e prevenção da artrite no labrador retriever

Após o diagnóstico da doença, dependendo do estado e do tipo de artrite, serão propostos os seguintes tratamentos:

  • Medicamentos anti-inflamatórios que ajudam a aliviar a dor.
  • Planejamento alimentar em casos de excesso de peso ou distúrbios metabólicos.
  • Suplementos orientados para a regeneração da cartilagem.
  • Cirurgias que ajudam a corrigir malformações herdadas (displasias).
Dono treinando labrador

Embora a artrite no labrador retriever frequentemente apareça naturalmente devido à constituição do animal, existem certas medidas preventivas. Elas não apenas previnem ou reduzem o aparecimento da doença, mas também atenuam a gravidade dos possíveis sintomas.

  • Praticar exercícios de baixo impacto. Uma vida ativa é recomendada para a saúde física e mental do animal, além de ajudar a controlar o peso. No entanto, as raças com tendência a contrair a doença devem prestar atenção especial ao esforço que as suas articulações sofrem. Fazer longas caminhadas é preferível a corridas rápidas ou com saltos de alta intensidade.
  • Manter o peso. As raças grandes são mais suscetíveis à obesidade, por isso é essencial controlar a ingestão e escolher o tipo de alimento mais adequado.
  • Faça revisões veterinárias frequentes.
  • Tomar suplementos para a cartilagem, fazer massagens ou tratamentos alternativos de acupuntura ou fazer fisioterapia pode fortalecer a saúde do animal.

A artrite no labrador retriever é uma das patologias mais recorrentes da raça. No entanto, graças aos tratamentos preventivos, geralmente aparece em etapas mais tardias da vida. A doença pode ser efetivamente controlada graças à colaboração entre donos e veterinários.

  • Clements, C. (2015). Pet Health Network. Arthritis in Dogs. Recuperado de https://www.pethealthnetwork.com/dog-health/dog-diseases-conditions-a-z/arthritis-dogs
  • Hernández, E. (S.f). It’s a lab thing. LabMD: Arthritis… becoming more Commonplace. Recuperado de http://itsalabthing.com/labmd-arthritis-becoming-more-commonplace