Os melhores suplementos para as articulações dos cães

outubro 18, 2019
Os condroprotetores estão melhorando consideravelmente a qualidade de vida dos cães com problemas nas articulações.

Hoje em dia podemos encontrar no mercado uma ampla variedade de suplementos para as articulações dos cães. Esses produtos têm como base várias moléculas de origem química ou natural, tais como o colágeno, o sulfato de glucosamina, o sulfato de condroitina e o ácido hialurônico, entre outros.

Esses suplementos alimentares têm evoluído e melhorado nos últimos anos, de modo que são prescritos pelos veterinários para o tratamento de várias patologias. Por isso, neste artigo falaremos sobre os melhores suplementos para as articulações dos cães.

Os problemas mais comuns nas articulações dos cães

Uma das tantas razões pelas quais um cachorro visita o veterinário é o surgimento de patologias articulares. O dono costuma perceber esse problema quando o seu cão começa a mancar ou, em certas ocasiões, quando manifesta uma dor aguda.

Os problemas articulares podem aparecer por várias razões. Alguns exemplos:

  • Raça. Certas raças de cães, como o pastor alemão, costumam desenvolver displasia de quadril. Por sua vez, raças como golden retriever, rottweiler ou doberman, devido ao seu grande tamanho e rápido crescimento, tendem a sofrer displasia de ombro ou cotovelo.
  • Idade avançada. Do mesmo modo que ocorre com outros mamíferos, incluindo o ser humano, quando os cães chegam à velhice, surgem patologias ligadas a essa etapa da vida. Referimo-nos à doença articular degenerativa canina (DAD).
  • Problemas de crescimento. O período de crescimento de um cão é um momento delicado, assim como em outras espécies. Deficiências alimentares, problemas hormonais ou a raça podem provocar danos nas articulações.
  • Fraturas que envolvam uma articulação.
  • Ruptura de ligamento cruzado anterior. Por sobre-esforço, excesso de exercício ou mesmo por pertencer a uma raça pequena, o ligamento cruzado anterior pode se romper. Isso acarreta sérios problemas nas articulações.
  • Obesidade. Além de diminuir, e muito, a qualidade de vida do animal de estimação, a obesidade provoca, entre outras coisas, sobrecarga das articulações. Isso pode ocasionar graves problemas.
  • Artrose.
  • Artrite.
Radiografia de um cão

Diante dessas circunstâncias, os suplementos para as articulações dos cães são de grande ajuda para aliviar os incômodos articulares que esses animais podem sofrer.

O que são condroprotetores ou suplementos para as articulações dos cães?

Os condroprotetores são substâncias que ajudam a melhorar certas patologias que envolvem as articulações. Esses problemas costumam vir acompanhados de um processo inflamatório da articulação e de dor.

Esses suplementos para as articulações dos cães favorecem uma nutrição efetiva da cartilagem articular e melhoram a consistência do líquido sinovial. São compostos, principalmente, por colágeno hidrolisado e sulfato de glucosamina. Outros têm como base o sulfato de condroitina.

Suplementos para as articulações dos cães

Lista dos melhores suplementos para as articulações dos cães

Nos últimos anos, a pesquisa e o desenvolvimento de novos suplementos para as articulações dos cães têm evoluído notavelmente.

Atualmente, esses suplementos são de grande valia em terapias de prevenção de processos de degeneração osteoarticular e na prevenção de lesões articulares no caso de predisposição hereditária, sobrecarga articular, acidentes, etc.

Esses produtos podem ser classificados de acordo com os seus compostos-base, já que todos têm a mesma finalidade:

  • Suplementos com base de ácido hialurônico, colágeno hidrolisado, glucosamina cristalizada, sulfato de condroitina sulfato e gama orizanol. Os suplementos com essa composição parecem ser os mais indicados porque agem em todos os níveis nas articulações, cartilagem hialina, ligamentos, tendões e líquido sinovial.
  • Suplementos que combinam glucosamina e sulfato de condroitina. São os mais básicos dentro do universo dos condroprotetores, mas existem evidências científicas de suas propriedades.
  • Suplementos com base de sulfato de condroitina e vitamina E. Indicado para processos pós-cirúrgicos que exijam imobilização da articulação.
  • Suplementos com base de minerais quelatos (Cu, Mn, Se, Zn), cálcio orgânico e substâncias de membranas do ovo. Estes são suplementos alimentares que favorecem a regeneração dos ossos.

Alternativa natural aos suplementos químicos

Existe uma alternativa aos suplementos químicos muito usada em animais de estimação que não apresentam uma predisposição genética a sofrer com esses problemas e que são, a princípio, saudáveis.

Essa alternativa é muito usada em cães que têm uma dieta alimentar baseada em alimentos naturais, como a dieta BARF.

Alternativa natural aos suplementos químicos

A receita é conhecida como pasta dourada de cúrcuma. Os seus ingredientes são:

  • 60 g de cúrcuma
  • 250 ml de água
  • 70 ml de óleo de coco
  • 2 colheres (chá) de pimenta-do-reino moída na hora

Aquecer a água e a cúrcuma numa panela durante sete minutos. A seguir, acrescentar o óleo e a pimenta. Deixar esfriar. Pode ser conservada até duas semanas na geladeira.

Os cães de raças grandes podem tomar até uma colher de chá dessa pasta por dia. Os de raças pequenas, por outro lado, só devem ingerir um quarto de uma colher de chá.

  • Angela. (2018). Receta pasta de cúrcuma o golden paste. Diariowesty. Disponible en: http://diariowesty.es/receta-pasta-de-curcuma-o-golden-paste/
  • Angulo, S. M. (2017). Estudio de la eficacia de un condroprotector (Hyaloral (R)) a prevención de la displasia de codo en perros de raza labrador y cruce de labrador y golden (Doctoral dissertation, Universidad Complutense de Madrid).
  • Brusa, M. C., & Boccia, F. O. (2000). Enfermedad articular degenerativa canina: consideraciones sobre el manejo médico terapéutico. Analecta Veterinaria, 20.
  • Kwinten, E. R. (2009). Aspectos anatómicos y biomecánicos de la articulación del codo del perro (canis familiaris) (Doctoral dissertation, Universidad de Zaragoza).
  • Ráfales, C. B. (2012). Estudio clínico de los cambios osteoartrósicos de la rodilla inestable del perro por rotura del ligamento cruzado anterior (LCA) tras el tratamiento por osteotomía niveladora del platillo tibial (TPLO) con y sin condroprotectores (Doctoral dissertation, Universidad de Extremadura).
  • Rivière, S. Fisioterapia en gatos y perros aplicada a los trastornos locomotores de origen artrítico. Conocimiento y Respeto… De los perros de utilidad a los perros de deporte p. 02, 32.
  • Sellés, M., Rubio, A., Martínez, J. J., & Velasco, A. (2010). Respuesta funcional de las articulaciones osteoartrósicas en perros geriátricos tras el tratamiento con condroitín sulfato (Condrovet®) VERSUS PLACEBO (ESTUDIO FUNCIONAR). Clínica veterinaria de pequeños animales: revista oficial de AVEPA, Asociación Veterinaria Española de Especialistas en Pequeños Animales, 30(1), 0081-81.
  • Velasco, A., Sellés, M., Chico, A., & Bonet, S. (2009). Evaluación de la eficacio postquirúrgica del Condroitín Sulfato (Condrovet). Clínica veterinaria de pequeños animales: revista oficial de AVEPA, Asociación Veterinaria Española de Especialistas en Pequeños Animales, 29(2), 0103-108.