As 7 raças de cachorro mais independentes

As 7 raças de cachorro mais independentes

Última atualização: 29 novembro, 2017

Há 23 anos, o psicólogo Stanley Coren publicou um trabalho chamado “a inteligência dos cães”. Nesse livro, o especialista classificava as diferentes raças segundo a sua independência e inteligência. A partir de então, muitos pesquisadores e adestradores começaram a acreditar que existem raças de cachorro mais independentes que outras.

Não é nenhum segredo que os cães são animais dependentes. Por isso, andam sempre em grupo e ao redor das zonas urbanas. No melhor dos casos, são protegidos por um ser humano que ama os animais.

Além disso, algumas raças se destacam por sua tranquilidade, inteligência, adaptabilidade, obediência e capacidade de aprendizado. Vejamos, então, quais são as 7 raças de cachorro mais independentes.

O poodle sempre volta para casa

O poodle é uma raça de cachorro muito inteligente devido à sua capacidade de lembrar das pessoas, lugares e ordens. Os donos desses cães são os que menos sofrem quando eles se perdem. Isso porque, cedo ou tarde, eles irão procurar e achar o caminho de casa.

Essa é a espécie de cachorro que pode dar um passeio sozinho, inclusive quando mora em edifícios. No geral, seus vizinhos humanos reconhecem-nos e simplesmente os guiam para que eles cheguem de novo ao seu lar, enquanto isso, eles vão memorizando a rota a ser seguida.

poodle branco na grama

Golden Retriever: grandes mas elegantes

Os cães de grande porte não são recomendados para se ter em apartamentos e em espaços fechados. A não ser que se trate de um Golden Retriever. A sua pelagem não é a única característica elegante desses nobres amigos, mas também a sua forma de andar e os seus movimentos, contrastando com o tamanho considerável que alcançam na idade adulta.

O seu comportamento é outro aspecto que devemos destacar. Dificilmente um Golden Retriever demonstra um comportamento violento ou exagerado. É por isso que eles são ideais para as famílias com crianças pequenas. Eles projetam a sua personalidade com ênfase e isso permite que tenham um posto privilegiado entre as raças de cães mais independentes.

O Pastor Alemão é o cão mais trabalhador

Os cães treinados que são utilizados pela polícia para procurar drogas e pessoas desaparecidas são quase sempre os Pastores Alemães. Quando são treinados corretamente, o seu olfato se torna um radar que os impede de se perderem e de te perderem, independentemente da circunstância.

Mas, além disso, tradicionalmente, eles sempre foram usados no campo para realizar trabalhos árduos de pastoreio e vigilância do gado. Nós estamos falando de um dos cães mais inteligentes e preparados para todo tipo de aprendizados práticos.

Pastor de Shetland e seus dotes como vigia

Essa raça pode morar tanto em um apartamento como em uma casa de campo. Dificilmente, serão agressivos sem nenhuma razão aparente.

O Pastor de Shetland é reservado diante da presença de desconhecidos e é amoroso com os seus familiares. Este é um cão vigilante por natureza. Ele é capaz de alertar os seus donos quando há o aparecimento de intrusos mediante os seus latidos marcantes. Podem ser criados junto com crianças e dificilmente irão sentir ciúmes.

Doberman Pinscher

Leais, ativos e perceptivos, o Doberman Pinscher é um cão de estrutura muscular forte, criado para obedecer aos seres humanos. Até algumas décadas atrás, essa era a raça preferida da Polícia.

No entanto, já que ele é um cão considerado de proteção, é recomendado o uso da focinheira durante a sua fase jovem. O adestramento e a socialização tornam o Doberman Pinscher um modelo a ser seguido, mas isso dependerá enormemente dos donos.

Shih Tzu: o cão do imperador chinês

Entre as raças de cães mais independentes, devemos destacar o Shih Tzu. Também conhecido como “Cão-Leão”, esses pequenos amigos de quatro patas são animais leais, possuem um andar elegante e são muito adaptáveis. A sua personalidade é pacífica, mas se mantêm em alerta diante da presença de estranhos.

É muito difícil que um Shih Tzu fique muito afastado do seu dono. Apesar de ter uma aparência tranquila, sempre estão observando o seu entorno. Por isso, eles ganharam a fama de cães vigilantes. O mais curioso é que essa raça nunca foi treinada para esse fim, quando surgiram no continente asiático.

Três cães da raça Labrador: marrom, creme e preto

O Labrador Retriever também está entre as raças de cães mais independentes

Na verdade, todos os cães da raça labrador são muito livres, obedientes e independentes. É importante nos lembrarmos que eles foram treinados para cobrir grandes extensões de terra, guiando um grande número de ovelhas e de gado.

Se o que queremos é um cão inteligente, dócil, perceptivo e que não se perca no meio de uma aventura canina, as raças que citamos ao longo deste artigo são as melhores alternativas.