As mais curiosas espécies de macacos

· dezembro 3, 2018
Tanto por suas cores quanto por suas expressões faciais características, esses primatas chamam a atenção ao redor do mundo.

Estima-se que existam centenas de espécies de macacos, dentre as quais existem alguns espécimes muito curiosas. Então, hoje, você poderá conhecer mais sobre algumas delas, vamos falar sobre suas características. Esta é uma lista das mais curiosas espécies de macacos.

As mais curiosas espécies de macacos do mundo

Macaco-narigudo

macaco-narigudo (foto que abre este artigo) é conhecido por aparecer em muitas revistas e até mesmo em propagandas de zoológicos.

O destaque é, sem dúvida, o seu nariz e, embora seja um excelente alpinista e saltador (ele adora pular de árvore em árvore), também é um nadador incrível. 

Usa essa habilidade para encontrar comida e escapar de algum perigo. Além disso, ele é capaz de atravessar longos canais de água.

Esta espécie foi vítima da mudança climática e foi forçada a fugir e mudar seu habitat, uma vez que seu próprio habitat natural deixou de existir. Então, estima-se que hoje, infelizmente, restam apenas cerca de sete mil exemplares.

Seu rosto rosa com um nariz proeminente é único no mundo, o que o torna facilmente reconhecível.

Independentemente de ser do sexo feminino ou masculino, o tamanho do nariz não difere, nem o tamanho da proeminente barriga.

Ele pode se alimentar de folhas, já que esta espécie é 100% onívora. Eles as digerem graças às bactérias presentes em seu sistema digestivo. Portanto, seu estômago é grande, ocupando um quarto do seu peso.

Uacari

Este macaco tem pelos castanhos, mas a cor vermelha do rosto, da testa e das partes superiores do crânio destacam-se de maneira visível.

Nenhuma dessas partes tem pelos e parecem ter sido queimadas pelo sol. Ele é um dos macacos menos pesados ​​que existem, porque raramente ultrapassam os 3,5 quilos.

Uacari

Eles vivem nas árvores e geralmente podem ser vistos na Bacia AmazônicaSão animais sociais, por isso é difícil ver um sozinho, pois eles tendem a formar grupos de 5 a 55 membros.

Além disso, sua dieta é composta de vários alimentos, como sementes, frutas, flores, alguns seres invertebrados e brotos de vários cereais, além de flores e plantas.

Infelizmente, também é uma espécie afetada pela mudança climática, pois estima-se que sua população tenha diminuído em 30% nas últimas três décadas.

Langur-dourado

Sua pelagem de cor dourada é algo que chama a atenção nesta espécie de macaco. 

Mas, sem dúvida, o que realmente nos impressiona neste primata é a semelhança de seu rosto com o de um ser humano.

Devemos também destacar o comprimento de sua cauda, ​​que chega a 50 centímetros de comprimento, com o qual ele pode se mover de uma árvore para outra sem nenhum problema.

Langur-dourado

Não tem problemas para achar água, já que, embora viva nas árvores, obtém água do orvalho das folhas em tempos mais secos e das gotas de chuva que caem das folhas.

Além disso, ele também pode subsistir bebendo o gel de aloe vera. Sua dieta, como a da maioria dos macacos, é composta de frutas, folhas verdes, sementes e flores.

Macaca silenus

Também é chamado de macaco-cauda-de-leão, por sua semelhança com o rei da selvaVive no sudeste da Índia e está em perigo de extinção.

Acredita-se que haja cerca de quatro mil indivíduos restantes ou menos. Todo o corpo dele está coberto por abundantes pelos, exceto as mãos, pés e a parte do rosto.

Macaca-silenus

Sua barba chamativa, que lembra a juba de um leão, pode chegar a 60 centímetros e a cor é mais clara que a de seus pelos. É um dos menores macacos, uma vez que geralmente pesam cerca de três quilos.

Estas foram as mais curiosas espécies de macacos que encontramos em todo o mundo. Você já conhecia alguns deles?