Rio Amazonas e a fauna ao redor

· novembro 4, 2018
O maior e mais longo rio do mundo, juntamente com a grande vegetação que o rodeia, é o local de residência de muitas espécies, exclusivas da região. 

Se há um lugar rico em fauna e flora no mundo, é o rio Amazonas e seus arredores. A umidade causada pelo rio, juntamente com as chuvas torrenciais que acontecem nos países que ele atravessa, permitem que diferentes espécies de animais vivam no local. Se você quiser conhecer algumas delas, não perca este artigo.

Conheça um pouco mais sobre o rio Amazonas

O Amazonas é o maior rio do mundo e atravessa o Peru, a Colômbia e o Brasil.

Nos arredores de sua bacia está a maior floresta do mundo, a Amazônia, que atravessa mais de sete países. 

Dentro dela estão espécies de animais e plantas que não podem ser vistas em qualquer outro lugar do mundo.

Não é de admirar que os apaixonados pela natureza e pelos animais submerjam nela para viver uma experiência única. 

Parece que em fluxo e extensão o Amazonas disputa com o rio Nilo; porque os especialistas não concordam exatamente sobre quais pontos são os corretos para medir, mais ou menos 740 quilômetros.

Mesmo assim, sempre foi dito que o Amazonas é o rio mais longo e mais caudaloso do mundo.

Com a escassez de água em todo o mundo, não é surpreendente que muitos animais exóticos tenham escolhido as bacias desse rio como habitat permanente; já que eles podem não apenas encontrar o que beber, mas também comida ao redor; graças ao o grande fluxo de água do rio Amazonas.

O Amazonas e sua fauna: espécies que só vivem lá

O rio Amazonas é um lugar privilegiado para os animais, já que nos seus arredores eles podem viver sem escassez de nada.

Existem muitas espécies, como dissemos antes, que o escolheram como seu lar, e muitas delas só podem ser vistas lá.

Você quer conhecer algumas? Bem, faça esta viagem conosco!

Enguia elétrica

É possível que você já a tenha visto em um filme e tenha ficado surpreso com sua beleza impressionante.

Mede cerca de dois metros e meio de comprimento e pode pesar até 20 quilos. 

O que a caracteriza é seu modo peculiar de caçar suas presas, que faz através de choques elétricos de até 600 volts.

Além disso, esses choques elétricos conferem uma impressionante beleza luminosa; que desperta a admiração de todos aqueles que têm o privilégio de presenciar isso de vez em quando.

Macaco-aranha

Certamente você já ouviu falar dele por causa das muitas piadas que foram inventadas sobre o nome dele.

Pois bem, seu nome o caracteriza perfeitamente, e graças aos seus membros longos e comprimento da cauda, é capaz de fazer posturas incríveis que se assemelham a uma aranha como nenhum outro primata no mundo pode.

macaco-aranha

Uma das curiosidades deste animal é que ele não mede mais que 66 centímetros de comprimento, uma pequena medida, considerando que pertence à família dos primatas.

Além dessa espécie, na fauna nos arredores do rio Amazonas você pode ver outros macacos como o macaco-prego, o macaco-da-noite, o macaco-aranha-peruano, o mico-leão-dourado, entre outros.

Anaconda

Há muitas coisas que ouvimos sobre a anaconda, mas quase nunca vimos uma. Isso porque é uma das espécies endêmicas da Amazônia, pois só habita esse lugar.

Pode medir nove metros de comprimento e pesar até 200 quilos. 

É considerada a maior cobra do mundo.

anaconda

Embora haja anacondas em muitas partes do mundo, a anaconda verde é única na floresta amazônica. 

É caracterizada por ser furtiva e ágil na água, mas muito desajeitada em terra.

Piranha-vermelha

A piranha-vermelha abunda no rio Amazonas e, embora ela não seja maior do que uma mão, sempre viajar em grandes cardumes, por isso, se alguém cair perto de um deles vai ser atacado em massa e poderá ser devorado em menos de um minuto. Que medo!

piranha-vermelha

Ao contrário dos tubarões, elas não precisam de sangue para ir às suas presas e, embora isso também sirva como um convite intenso, um simples contato com essa espécie pode originar um banquete para elas.

Esta foi a informação que queríamos compartilhar com você sobre o rio Amazonas e a fauna ao redor dele, um dos lugares mais ricos da natureza no mundo. O que acha de tirar férias, visitar esse belo local e conhecer algumas dessas espécies?