As penas podem indicar doenças nas aves
Escrito e verificado por o advogado Francisco María García
Assim como nossos cabelos podem dizer muito sobre a nossa saúde, as penas podem indicar doenças e desequilíbrios no organismo dos pássaros. Portanto, ficar atento à plumagem de suas aves é essencial para diagnosticar problemas de saúde precocemente.
A seguir, vamos contar quais doenças e problemas de saúde podem causar alterações nas penas, e como reconhecer seus sintomas para cuidar melhor de seus pássaros.
As penas podem indicar estas doenças
-
Mudas falsas
As mudas falsas em aves são caracterizadas por mudas anormais ou perda de penas fora do período esperado. Não é uma doença, mas geralmente revela problemas no ambiente ou no organismo das aves.
Em geral, a muda falsa é associada à exposição exagerada ao sol ou a mudanças súbitas de temperatura. No entanto, o estresse e a presença de ácaros também estão entre as principais causas dos problemas na muda e na plumagem das aves.
Para evitar falsas mudas, é essencial condicionar adequadamente o espaço de suas aves e oferecer a medicina preventiva adequada. Além de controlar a temperatura e a umidade da casa, será essencial manter a higiene ideal de sua gaiola e dos seus arredores.
-
Parasitas externos nas penas
As aves são bastante sensíveis a parasitas externos, como ácaros, piolhos e pulgas. Esses ectoparasitas não só causam danos à sua pele e plumagem, mas enfraquecem progressivamente a sua saúde. Pode até causar anemia e problemas respiratórios se não forem tratados rapidamente.
Em geral, os primeiros sintomas da presença de ectoparasitas são notados no comportamento da ave. Os pássaros tendem a ficar agitados e a se arrumar constantemente: eles coçam e usam seus bicos para aliviar a coceira e o desconforto que sentem.
Consequentemente, notamos a ausência tópica de penas (falhas) em alguns pontos do corpo. Além disso, as aves podem causar pequenas feridas na pele, que muitas vezes também fica irritada e inflamada.
Ao identificar esses sintomas em suas aves, será essencial consultar um veterinário para vermifugá-las corretamente. Também será essencial higienizar completamente a gaiola, objetos e ambiente da ave para combater os parasitas.
-
A coceira nos pássaros
A coceira não é uma patologia, mas consiste em um comportamento prejudicial no qual a própria ave arranca suas penas, machucando-se. Desta forma, a coceira aparece como um sintoma de algum desequilíbrio na saúde física ou mental das aves.
Na maioria dos casos, a coceira começa graças à presença de ectoparasitas no corpo do animal. No entanto, o estresse nas aves também pode levar a comportamentos obsessivos com essa característica.
Portanto, a melhor maneira de evitar a coceira é desparasitar regularmente seus pássaros, manter a higiene ideal em casa e oferecer um ambiente positivo e enriquecedor.
-
Cisto folicular
O cisto folicular é uma doença congênita pela qual se observa que as penas nascem para dentro e não para o exterior. Todas as aves podem ser afetadas, mas aquelas com plumagem densa são mais propensas, como papagaios, canários e periquitos.
Embora não haja cura, a maioria dos casos de cisto pode ser controlado com intervenção cirúrgica. Ao observar qualquer problema ou alteração no crescimento das penas de seus pássaros, recomendamos que você o leve ao veterinário rapidamente.
-
Polyomaviridae
É uma patologia viral com uma taxa de letalidade muito alta, que afeta principalmente periquitos e aves jovens. As aves adultas também podem desenvolver a doença, mas geralmente têm alguma imunidade para combater seu progresso.
Os principais sintomas do polyomaviridae em aves são:
- Queda da plumagem e presença de marcas vermelhas nas penas.
- Perda de apetite e peso.
- Letargia e depressão.
Ao identificar estes sintomas em seu pássaro, não hesite em levá-lo imediatamente a um veterinário especializado.
Agora que você já sabe que as penas podem indicar doenças, fique atento para proteger as suas aves e mantê-las sempre saudáveis.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.