Identifique os sintomas de depressão em cachorros

maio 29, 2018
São diversos os motivos pelos quais os cães podem atravessar esse estado psicológico, mas de qualquer maneira os donos devem observar o comportamento dos seus bichos de estimação para elucidar a causa e assim devolver a alegria a esses animais.

Embora muitos não acreditem, os animais podem sofrer de depressão, como ficou comprovado no caso dos cães. Pois bem, existem muitas perguntas que surgem a respeito disso, como: por que, quais são os sintomas da depressão em cães e o que se pode fazer para acabar com ela. Você quer descobrir as respostas?

Por que um cão pode ficar deprimido

Os sintomas da depressão nos cães são variados, e podem ser relativos às seguintes causas:

Abandono

Se o seu bicho de estimação for adotado, e você o adotou já idoso, é possível que ele tenha vindo de um lar onde imperavam os maus-tratos ou que o tenham abandonado. É possível que ele pareça estar triste o tempo todo, mas se você tiver paciência, vai ser capaz de conquistar seu carinho e confiança.

Cachorros presos em casa

Ficar muito tempo sozinho

Se você trabalha durante muitas horas por dia ou passa muito tempo fora de casa por outros motivos, é possível que seu bicho de estimação fique deprimido. Existem raças mais preparadas para ficarem sozinhas do que outras.

cão solitário

Certifique-se de que a raça que escolheu pode se adaptar a você e ao seu ritmo de vida, pois do contrário pode prejudicar seu animal mais do que ajudá-lo.

A morte de um familiar

O seu cão pode ficar deprimido se um membro da família ou se um bicho de estimação morreu. Lembre-se de que a tristeza e a depressão não são a mesma coisa. É normal que o animal fique triste por uns dias, talvez sem vontade de comer nem sair, mas quando a situação se prolonga e há outros sinais negativos, o problema deve ser tratado.

cão doente

Quais são os sintomas da depressão em cães

Para saber se um cão está deprimido, existem muitos sinais que podemos notar à primeira vista se ficarmos observando o comportamento de nosso bicho de estimação. Estes são alguns:

Desânimo

Com certeza, até mesmo estando em casa, seu cão brinca, caminha, fareja e faz uma série de coisas ao longo do dia. A verdade é que os cães dormem muito, mas também gostam de se mexer.

cão com depressão

No entanto, se o seu cão deixou de fazer isso para ficar deitado o dia todo, ou ficar indo de um lado para o outro suspirando para voltar a se deitar, algo não anda bem. Faça uma avaliação de quais mudanças podem ter acontecido na sua vida e analise se ele pode estar deprimido.

cão com tigela de comida

Perda de apetite

Perder a fome é um dos primeiros sinais de qualquer doença, inclusive, da depressão. Observe o quanto o seu bichinho come e, se a quantidade diminuiu consideravelmente, é possível que ele esteja deprimido.

Não sente vontade de sair

Quando um cão diz para você: “vamos dar um passeio!”. Significa que falta espaço na casa para ele saltar e demonstrar sua alegria. Seu cão já não faz isso? E mais, nem sequer quer sair para ir à rua? Sem dúvida, esse pode ser um dos sinais mais visíveis da depressão.

cão com dor

O sono

Dormir mais do que o normal é outro dos sintomas da depressão em cães. Como contamos em um dos nossos artigos, um cão tem que dormir determinado número de horas dependendo de certos fatores, como a idade.

cão com sono

“Se o seu cão dorme mais do que o normal, isso é uma forma de fazer o tempo passar mais rápido porque não quer aproveitá-lo.”

Comportamentos destrutivos

Se o seu bichinho sempre foi calmo, mas agora tem uma atitude destrutiva e morde móveis, arranha o sofá, faz suas necessidades na casa e outras coisas que nunca tinha feito antes, é possível que a causa seja a depressão.

cão que morde os móveis

Como ajudar um cão deprimido

Como dissemos antes, não há por que confundir a tristeza com a depressão, mas se um desses sintomas aparece de forma reiterada, você deve procurar o veterinário urgentemente. Se ele for diagnosticado com depressão, além do tratamento que prescrever o veterinário, você pode ajudar seu bicho de estimação em casa fazendo isso:

  • Mantenha-o ocupado
  • Brinque com ele
  • Faça com que ele se relacione com outros cães
  • Não o deixe muito tempo sozinho
  • Talvez seja uma boa ideia buscar um bicho de estimação novo como companhia para ele
  • Compre brinquedos interativos para ele

Reconhecer os sintomas da depressão nos cães não é tão difícil. Só requer observação e um pouco de esforço da sua parte. Se o seu cão está deprimido, calma, costuma ter solução.

Se nenhuma das coisas anteriores funcionar, será porque a depressão é causada por fatores químicos que terão que ser tratados com medicamentos, sempre prescritos pelo veterinário.