Por que os gatos dormem tanto?

É provável que em mais de uma ocasião você já tenha se perguntado: por que eu não nasci felino para dormir o dia inteiro? As pessoas ficam impressionadas com o fato dos bichos de estimação passarem tantas horas descansando. Talvez seja porque não entendemos os motivos (e eles existem). Neste artigo, contamos o que leva os gatos a dormirem tanto. Você ficará impressionado!

Por que os gatos dormem tanto?

gato dormindo

Em média, os felinos dormem durante 15 horas por dia. Porém, em algumas épocas do ano, suas “sonecas” podem durar até 20 horas. Não é à toa que queremos saber a razão de tanto sono.

Primeiramente, devemos saber que os gatos têm uma vida noturna mais ativa que a das pessoas. Eles ficam ativos do anoitecer até o amanhecer. Nós não os vemos (às vezes, só os ouvimos) porque estamos dormindo. Quando os felinos estão despertos, nós humanos descansamos, e vice-versa. Com certeza, o seu gato pensa que você é um dorminhoco por passar a noite toda na cama!

Durante o dia, os gatos buscam qualquer lugar, seja a cama ou o sofá, para descansar e ficarem tranquilos. Carregam as baterias para sair à noite (mesmo que seja apenas para bisbilhotar pela sala). Quando todo mundo já está dormindo, os insetos e predadores saem de seus esconderijos e é quando o bichano está mais alerta.

No entanto, alguns animais podem se adaptar aos hábitos da casa e ajustar seus padrões de sono em relação à alimentação. Por esse motivo, os gatos que vivem em apartamentos ou casas e não saem para o exterior chegam a dormir mais do que aqueles andam pelo parque ou pelo bairro.

Assim como acontece com algumas pessoas, os felinos têm um sono muito leve em certos momentos e mais profundo em outros. Durante um descanso leve (entre 15 e 30 minutos), o animal pode entrar em ação ante qualquer situação.

Os gatos dormem para conservar energia

Está comprovado que os gatos recém-nascidos e os idosos dormem mais que os jovens. Os primeiros, porque precisam se desenvolver fora do ventre materno. Os segundos, porque não têm energia suficiente para passar horas e horas despertos. Mas fique atento, por que os gatos entre 1 e 6 anos de vida também precisam recarregar as baterias, que funcionam melhor justamente durante o dia.

Os gatos são parentes dos leões, pumas e leopardos, e estão programados para caçar e perseguir suas presas, as quais saem majoritariamente à noite. Os gatos têm padrões similares de comportamento: dormem de dia e buscam alimento à noite. Embora tenham sido domesticados, conservam seus instintos selvagens (que são visíveis durante as brincadeiras, por exemplo).

Caçar uma presa é uma atividade que gasta muita energia. Mesmo que o gatinho coma ração ou atum, o seu organismo está preparado para buscar o próprio alimento. Isso quer dizer que as horas que passa dormindo são uma maneira de reservar ou recuperar as energias necessárias para subir, escalar, saltar sobre uma presa etc.

Você também já percebeu que o seu gato dorme mais em dias chuvosos? O clima também é um fator determinante para as horas de sono de seu bicho de estimação. O mesmo acontecerá em dias mais frios. E nisso nós somos muito parecidos com os felinos, não é verdade?

Os gatos dormem muito, mesmo sem necessidade

gatos dormindo

Outra coisa que você deve saber é que os gatos não precisam sair para passear como acontece com os cães. A sala de estar tem tudo o que eles precisam: comida, água, cama e banheiro. Por isso, são os bichos de estimação mais sedentários. Não procuram fazer muitos movimentos para cumprir suas necessidades básicas.

E é assim que ficam entendiados e, em vez de não fazerem nada… vão dormir! A outra opção seria rasgar roupas e sapatos, procurar-nos pra brincar ou para receber carinho, brigar com outros animais ou arranhar os móveis…. Melhor que eles descansem, não é mesmo?