Bearded collie: conheça essa raça canina

· março 6, 2018

A pelagem desse pastor de origem escocesa lhe dá uma aparência amorosa e sonhadora. No início, o Bearded collie era usado principalmente como um cão de pastoreio. Típico cão familiar, por aparecer em diversos filmes infantis e por causa de seu semblante amigável, ele desfruta de uma grande popularidade atualmente.

Origens do Bearded collie

O Bearded collie tem estado presente na Escócia e no norte da Inglaterra por mais de 500 anos. Assim como espécimes com características semelhantes às que conhecemos hoje. Acredita-se que descenda de cães abandonados nas costas escocesas. O cruzamento desses cães com cães nativos dessas costas deu origem ao Bearded collie que conhecemos hoje.

Na Era Vitoriana, foi utilizado não só para o pastoreio, mas também para concursos e espetáculos caninos. No entanto, não era uma raça específica até 1912, quando foram determinadas as características do Bearded collie. Por ser similar ao Pastor-polonês-da-planície, as raças não se distinguiam. 

Apesar de ser reconhecido como uma raça, quase desapareceu por volta de 1940, sendo salvo por G. Olive Wilson. Ela estava à procura de um filhote de Pastor-de-shetland, mas um fazendeiro deu-lhe um pequeno Bearded collie. Como ela procurou um cão para o cruzamento que tivesse características similares, a raça voltou a prosperar.

Saiba mais sobre o bearded collie

Características e morfologia

De acordo com a Federação Cinológica Internacional, o Bearded collie pertence ao grupo um, de cães de pastoreio e cães boiadeiros. Apesar de sua pelagem abundante, seu tamanho é médio. É aconselhável evitar o excesso de peso.

O Bearded collie é um cão ativo e esguio, sendo mais comprido do que alto. A altura ideal em machos varia entre 53 e 56 cm. Nas fêmeas, varia entre 51 e 53 cm. Seu peso atinge entre 20 e 30 kg. Se você está pensando em adquirir um Bearded collie para criá-lo em meio urbano, tenha em mente que ele é muito expressivo e late com frequência.

O mais notável sobre essa raça é, de fato, sua pelagem. Ele tem uma camada dupla de pelo: o interior deve ser liso e forte. Enquanto que o externo deve ser macio. Não deve ter nós ou cachos, embora seja normal ter alguma ondulação. As cores do pelo variam, mas os tons mais comuns são:

  • Cinza
  • Ruivo
  • Preto
  • Azul
  • Diferentes tons de cinza, marrom e areia

A cor branca aparecerá espalhada pelo corpo, como na ponta da cauda, no peito e no pescoço. Os padrões da raça determinam que o branco não deve aparecer acima das articulações tibio-társicas, nem por trás dos ombros. 

Exercício e cuidado

O Bearded collie é um cão animado, alerta e confiante. Sua expectativa de vida é entre 12 e 14 anos. Como um cão trabalhador, ele é estável e inteligente. Por ser muito amigável e carinhoso, qualquer sinal de agressividade ou nervosismo pode ser indicador de que algo não está bem.

Para manter o Bearded collie em forma recomenda-se, pelo menos, uma hora de exercício diário. Não devemos esquecer que, apesar de sua aparência de cão carinhoso e familiar, ele é um cão de pastoreio. Dessa forma, devemos seguir métodos de treinamento para criá-lo, principalmente se queremos que ele trabalhe com rebanhos.

Em relação ao cuidado mais específico desta raça, devemos sempre levar em consideração sua característica principal: o pelo. Uma escovação semanal é o mínimo que necessita para manter a higiene e, caso apareça algum tipo de anomalia, é recomendado consultar um veterinário.

Se o Bearded collie tiver uma vida ativa no campo, ele precisará usar um colar antiparasitário e não entrar muito em contato com lama e afins. Lembre-se de que seu tamanho se deve à sua dupla camada de pelo, que pode ser o lugar ideal para parasitas habitarem.

Algumas das doenças mais comuns, como a displasia do quadril, também afetam essa raça. No entanto, essas doenças não se associam a distúrbios hereditários ou estão relacionadas de forma específica com a raça. Recomenda-se estimulação física e mental constantes para que nosso Bearded collie, como qualquer outro cão, seja saudável e feliz.