Bebê ouriço: todos os cuidados necessários

Nas primeiras semanas de vida, o bebê ouriço deve ser alimentado a cada 2 a 4 horas. Prepare-se para aprender os cuidados que ele precisa, tanto na presença quanto na ausência da mãe!
Bebê ouriço: todos os cuidados necessários

Escrito por Equipo Editorial

Última atualização: 22 fevereiro, 2024

Os ouriços são animaizinhos adoráveis que chegam cegos ao mundo. Assim, eles enfrentam múltiplos desafios de sobrevivência, sem escapar do risco de ferimentos e morte por parte da mãe. Para minimizar a possibilidade de rejeição, o ideal é proporcionar privacidade à fêmea e aos seus filhotes durante os 7 dias antes do nascimento e nos primeiros 10 dias após o nascimento.

Embora seja necessário dar espaço a eles, na hora de cuidar dos filhotes de ouriço é importante monitorar se tudo está indo bem. Ou seja, verifique se os recém-nascidos emitem sons e a mãe esteja se alimentando, para que a amamentação seja ideal.

Se você tem em casa ouriços com apenas alguns dias de vida —aos cuidados da mãe ou na ausência dela—, este artigo é para você. Nas linhas a seguir você descobrirá as características dos filhotes, bem como os principais cuidados que eles requerem nas primeiras semanas de vida.

Taxonomia e habitat natural

Existem cerca de 17 espécies de ouriços, distribuídas em cinco gêneros, e sua classificação taxonômica as coloca na família Erinaceidae, um grupo de insetívoros de aparência diversificada e tamanho pequeno.

Os ouriços são animais selvagens, solitários e noturnos encontrados na Europa, África e Ásia. Esse pequeno mamífero – coberto de espinhos na maior parte do corpo – não é um animal de estimação frequente. Porém, hoje em dia, muitas pessoas têm um ouriço de estimação.

Como são os bebês ouriços quando nascem?

Ouriço recém-nascido.
Os primeiros espinhos que aparecem nos filhotes de ouriços são brancos. Crédito: Carmelka/iStockphoto.

Especialistas da Fundação AAP destacam que os bebês ouriços possuem características muito particulares. Conhecê-las permitirá que você lidar melhor com esses animais de estimação nos primeiros estágios de suas vidas.

Esses pequeninos frágeis são conhecidos como altriciais. Eles vêm ao mundo com peso médio de 10 gramas e são cinza, exceto pelo rosto e barriga, que são rosados.

Quando se trata de seus sentidos, os bebês ouriços são cegos ao nascer. Eles começam a abrir os olhos na segunda semana de idade. Nessa fase, eles já são capazes de se enrolar em uma bola.

Os espinhos que os caracterizam não são visíveis quando são recém-nascidos, pois ficam sob a pele, protegidos por uma camada de líquido. Começam a aparecer 24 horas após o nascimento, quando o líquido é absorvido e permite que subam à superfície. Esses primeiros espinhos são brancos. Depois, às 36 horas de idade, brotam, entre os primeiros, outros de cor marrom.

Quando o ouriço tem duas semanas, os brancos raramente são vistos.

Quais cuidados os altriciais exigem?

Se você tem uma fêmea de ouriço que já atingiu a maturidade sexual e percebeu que ela aumentou mais de 50% do seu peso – depois de ficar por perto de um macho -, esteja preparado para receber uma ninhada de altriciais, composta por entre 4 e 5 bebês, em média. A gestação dura entre 34 e 37 dias. Durante esse período e durante a amamentação, as suas necessidades nutricionais aumentam.

Nas primeiras semanas, os bebês ouriços devem permanecer com a mãe, para que sejam alimentados e recebam imunidade materna. É aconselhável não tocar nos altriciais, pois a mãe pode rejeitá-los.

O Manual Veterinário MSD afirma que deve ser garantida à fêmea “estrita privacidade de outros ouriços e humanos, desde uma semana antes do nascimento e por 1 ou 2 semanas após o nascimento”. Dessa forma, o risco de infanticídio e canibalismo em filhotes é reduzido. Portanto, somente após 10 dias de vida os altriciais podem ser manipulados.

Embora seja necessário dar espaço à mãe e aos filhos, é preciso estar atento para que os pequenos emitam sons. O monitoramento é necessário porque os pais podem comer ou, como mencionado nas linhas anteriores, rejeitar os filhotes. Caso ocorra a segunda situação, os altriciais deverão ser criados por outra mãe caso ela os aceite ou por humanos.

Na hora de amamentar, os pequenos devem competir pela sua vez. Se não tiverem sucesso, suas vidas são colocadas em risco, porque podem morrer de desnutrição.

O processo de desmame ocorre entre 4 e 6 semanas de idade. Quando isso ocorre, os filhotes devem receber outros alimentos. Nesse caso, pode ser oferecida ração úmida para gatos, bem como sua variante seca, mas hidratada com água. Além disso, na oitava semana, os altriciais podem ser transferidos para gaiolas separadas, de acordo com o já mencionado Manual Veterinário MSD.

Como cuidar dos bebês sem a mãe?

Bebê ouriço enrolado.
Na ausência da mãe, os altriciais podem ser alimentados com leite de cabra. Crédito: Carmelka/iStockphoto.

Se a mãe rejeitar seus filhotes, os bebês poderão ser expulsos da área de cuidados e não amamentados. Se você se deparar com essa situação, tente aproximar novamente os pequenos, mas sem tocá-los para que não fiquem impregnados com o seu cheiro.

Se essa ação não der certo, você pode tentar colocar os altriciais com outra mãe que tenha uma ninhada. Se essa possibilidade não estiver ao seu alcance, você deve assumir o controle. Lembre-se de que os ouriços comem entre 2 e 4 horas, nas primeiras 2 semanas. Após esse período, eles podem se alimentar a cada 4 horas.

De acordo com a revista Veterinary Clincs of North Amerida: Exotic Animal Practice, quando a alimentação suplementar é necessária, pode-se oferecer aos filhotes leite de cabra ou Esbilac (um substituto do leite em pó para filhotes).

O leite deve estar aquecido para ser adiministrado. Além disso, recomenda-se o uso de seringa sem agulha ou mamadeira especial para pequenos animais.

Depois de dar comida, você deve estimular a micção e a evacuação dos filhotes. Para fazer isso, use uma pequena toalha úmida e esfregue a região da virilha.

Os recém-nascidos precisam estar em um local aquecido. Você pode colocá-los em uma pequena caixa de papelão e forrá-la com uma toalha. Nela, coloque uma garrafa de água quente, enrolada em uma toalha no fundo para que fiquem aquecidos. Deve ser trocada após algumas horas para preservar a temperatura.

De acordo com o manual Caring for Hoglets, publicado pela British Hedgehog Preservation Society, é importante pesar e medir os altriciais todos os dias. Para não confundi-los, essa organização recomenda marcar seus espinhos com esmalte. Se o registo mostrar que não ganharam peso, podem ser feitos ajustes nas suas porções alimentares. Os seguintes intervalos podem servir como guia:

  • Até 2 semanas de idade: pesam entre 30 e 85 gramas. São alimentados, conforme previamente indicado, a cada 2 a 4 horas ou, na falta de regularidade, à demanda.
  • 3 a 4 semanas: atingem entre 110 e 170 gramas. A alimentação é oferecida a cada 4 horas e podem ser adicionadas pequenas quantidades de proteína.
  • 5 a 6 semanas: os altriciais devem marcar entre 200 e 260 gramas ao passar pela balança. A partir da semana 6, o substituto do leite pode ser eliminado. Além disso, nessa fase, seus hábitos noturnos começam a ficar evidentes, e isso fará com que eles exijam comida à noite.
  • 8 semanas: atingem 500 a 600 gramas.

Como dar banho neles?

Se a progenitora estiver ausente para lambê-los, cabe a você limpá-los. Para isso, após a refeição, umedeça um algodão em água morna ou uma gota de óleo de bebê (pode até ser azeite), conforme recomendações da British Hedgehog Preservation Society. Esse processo não só os manterá bem cuidados, mas também permitirá que mantenham a pele úmida.

Cuidando de bebês ouriços: atenção e dedicação

Cuidar de filhotes de ouriço exige muita dedicação. Você não deve apenas prestar cuidados aos altriciais, mas também à mãe, para garantir que a gravidez e a amamentação decorrem num ambiente calmo, acolhedor e sem estresse. Dessa forma, procuramos evitar o risco de os filhotes serem comidos ou rejeitados.

Caso tenha alguma dúvida, é importante entrar em contato com um médico veterinário especializado em animais de estimação exóticos, que poderá orientá-lo na exigente e gratificante tarefa de criar ouriços recém-nascidos.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.