É possível ter um ouriço como animal de estimação?

· maio 23, 2018
Sua personalidade serena, seu pequeno tamanho e sua independência são grandes qualidades desse bichinho, embora seja verdade que em caso de problemas de saúde não exista tantos veterinários especializados nestes animais exóticos.

Diferentes tipos de animais estão sendo escolhidos como animais de estimação. Acabou a era onde apenas cães e gatos tinham um lugar nos lares e, atualmente, vemos muitas pessoas que têm animais de estimação como furões, cobras e outros. Há muitas pessoas que se perguntam, por exemplo, se é possível ter um ouriço como animal de estimação. Você já pensou em adotar um?

É possível ter um ouriço como animal de estimação?

Certamente, mais de uma vez você viu um pequeno ouriço enrolado como uma bola e achou isso adorável. Sim, eles realmente são adoráveis e, além disso, a personalidade deles faz com que eles sejam excelentes animais de estimação.

Embora, claro, como todos os animais de estimação, também há prós e contras. Nós contaremos tudo isso a você, para que você possa decidir se um ouriço é o animal de estimação ideal para você.

Ouriço como pet

Vantagens de ter um ouriço como animal de estimação

  • Personalidade calma. Seu comportamento dócil é uma das grandes vantagens de tê-lo como animal de estimação. Eles não são barulhentos e não gostam de correr, pular ou de qualquer outra ação que implique em movimentos desenfreados, como poderia ser o caso dos hamstersÀs vezes emitem um leve ronronar, como o de um gato, para expressar que estão bem.
  • Eles não precisam de muita interação. Embora eles gostem de estar com você e com sua família, não exigem muita atenção, mas preferem a solidão. Isso faz com que seja um animal ideal se você passa muito tempo fora e ele tenha que ficar sozinho.
  • Eles não têm que andar. Uma gaiola de pequenas dimensões será suficiente para atender às suas necessidades. Ele não terá que fazer exercícios físicos, pois, devido ao seu pequeno tamanho, o espaço de sua gaiola é suficiente para ele.
  • Eles não têm cheiroQuando os furões começaram a ser adotados como animais de estimação, aqueles que os criaram logo perceberam algo desagradável: o cheiro. Isso não é algo que acontece com os ouriços, que com uma boa higiene, tanto ele quanto sua gaiola não exalam nenhum odor.

Embora muitos temam os espinhos do ouriço, eles não são nada mais do que pelos revestidos de queratina, que se eriçam na ameaça de um ataque. É improvável que ele use isso contra você, se você o tratar com cuidado.

ouriço como animal de estimação

Desvantagens de ter um ouriço como animal de estimação

Além dos prós, também apresentaremos os contras:

  • Eles não podem ficar juntos. É possível que, se você decidir ter um ouriço como animal de estimação, prefira ter dois para fazer companhia. Bem, este não é o caso deste animal. É impossível que dois ouriços morem juntos e ambos sobrevivam. Não se sabe exatamente de onde vem esse espírito de competição, mas, se eles se unirem, lutarão até a morte.
  • Eles não devem ficar apenas na gaiola. Embora seja seu habitat principal, eles precisarão que você os tire de vez em quando para passear pela casa. Isso pode significar fezes e urina pela casa, embora, pelo seu tamanho, isso não seja algo muito chato ou sério.
  • Eles não são bons para as crianças. Como dissemos antes, sua personalidade é calma, mas eles também não suportam o estresse. As crianças vão adorar pegá-lo para brincar, mas o ouriço pode ter uma reação adversa, como ativar sua defesa pontiaguda.
  • Ele precisará de um veterinário especializado. Nem todos os veterinários têm conhecimento de todos os animais. No caso do ouriço, que é considerado um animal exótico, exigirá um veterinário especializado neste tipo de animal para tratar sua saúde, que acaba por ser delicada.

Com base nas informações que fornecemos, apenas você poderá decidir se deseja e pode ter um ouriço como animal de estimação. Se você decidir adotar um, saiba que você terá momentos muito ternos com ele. Aprecie-os!