Benefícios da castração em gatos

junho 6, 2019
São muitas as vantagens da castração em gatos, sem contar os benefícios que obteremos na convivência com nosso felino.

Além de evitar ninhadas inesperadas, há muitos outros benefícios da castração em gatos. Você gostaria de saber quais são? No artigo a seguir, falaremos sobre eles. Se você ainda não tomou a decisão de esterilizar seu animal de estimação, continue a ler.

Castração em gatos: por que fazê-la?

Muitos donos de animais chegam ao veterinário com a mesma pergunta: é bom castrar os animais? Quais são os benefícios da castração? Embora seja verdade que existem outros métodos, como o caso das pílulas anticoncepcionais para fêmeas, essa é apenas uma solução temporária.

A longo prazo, são prejudiciais à saúde e podem desencadear doenças como o câncer. Além disso, se tivermos um gato macho, eles não podem ser beneficiados por esse método.

Os benefícios da castração em gatos (fêmeas e machos) são muitos para serem ignorados. Entre eles, destacamos:

1. Evita ninhadas indesejadas

Uma gata pode ter vários cios no mesmo ano. Se toda vez que a gata engravidar ela der à luz cerca de sete gatos, isso significa que em 12 meses pode trazer cerca de 15 filhotes ao mundo. Imagine o que acontece ao longo de toda a vida de um gata (com cerca de 10 anos)… Uma superpopulação de gatos!

Na primeira vez é fácil entregá-los para adoção e encontrar um lar para os filhotes, mas depois ficamos sem amigos, familiares, vizinhos e conhecidos que queiram adotar um gato de estimação. Muitos desses animais podem acabar nas ruas.

Pense que se você tem um gato macho não castrado e este cruza com uma gata de rua, seus descendentes sofrerão o mesmo destino que a mãe.

Gata esperando filhotes

2. Reduz as ‘escapadas’ da noite

Gatos machos são propensos a fugir à noite quando detectam uma fêmea no cio, mesmo a vários quilômetros de distância. Quando isso acontece, eles são expostos a acidentes nas ruas ou brigas com outros gatos por problemas hormonais e de dominação.

Se você castrar seu gato, não terá mais que lidar com a angústia gerada por não tê-lo em casa porque ele escapou ou retornou ferido após uma disputa ou algum outro problema na rua.

E o que acontece com as fêmeas? Talvez elas não escapem, mas ficam muito nervosas, pois miam desesperadamente a noite toda com o objetivo de atrair machos. Assim, em qualquer caso, a castração dos gatos se traduz em um animal de estimação mais quieto e pacífico.

3. Melhora o comportamento do animal

Também é bom saber que a castração em gatos traz muitos benefícios em termos de comportamento. Os machos, quando identificam uma fêmea no cio, tornam-se muito agressivos, já que aumentam sua produção de hormônio testosterona.

Eles podem urinar em todos os lugares da casa para marcar território e até mesmo brigar com pessoas ou com outros animais de estimação.

As fêmeas também modificam seu comportamento quando estão no cio. Elas se tornam mais irritáveis, querem estar em nossos braços o dia todo ou podem chamar nossa atenção de mil maneiras diferentes (algumas delas fazendo brincadeiras).

Briga entre gatos

4. Aumenta a expectativa de vida

A castração é um procedimento cirúrgico que impede a ovulação nas fêmeas e a produção de espermatozoides nos machos. Se isso acontecer, também não haverá alterações hormonais ou doenças.

Portanto, uma gata não esterilizada está mais propensa a sofrer de câncer de ovário ou de mama do que aquela que foi operada. Nos machos, reduz-se acentuadamente a aparição do câncer de próstata.

Além disso, não podemos ignorar o fato de que os gatos também têm doenças sexualmente transmissíveis, assim como os seres humanos. Se o nosso animal de estimação for castrado, ele não irá acasalar com um animal de rua ou que tenha uma patologia contagiosa.

Sem dúvida, são muitos os benefícios da castração em gatos. Se você ainda não sabe como tomar essa decisão, consulte um veterinário de confiança.

Fallis, A. ., Tema, O., & Valencia, P. (2013). Guía de procedimientos para la esterilización quirúrgica en perros y gatos. Journal of Chemical Information and Modeling. https://doi.org/10.1017/CBO9781107415324.004