Os benefícios da quiropraxia animal

abril 30, 2020
A quiropraxia como medicina alternativa para animais está começando a ganhar terreno no mercado veterinário.

Os princípios e as práticas da quiropraxia animal não se diferenciam muito das normalmente utilizadas em seres humanos. A comunidade veterinária, contudo, tem opiniões contraditórias sobre sua eficácia.

O que exatamente é a quiropraxia animal?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a quiropraxia como “profissão de saúde que lida com tratamento, diagnóstico e prevenção de distúrbios do sistema neuromúsculoesquelético e seus efeitos sobre a saúde em geral”.

A Associação Espanhola de Quiropraxia, por exemplo, acrescenta que os profissionais dessa disciplina se dedicam principalmente a corrigir possíveis disfunções articulares da coluna vertebral, também chamadas subluxações vertebrais.

Nos animais, as subluxações também podem ocorrer devido à falta de movimento em outras articulações. Essas lesões são normalmente causadas por traumatismos, falta de exercício, dificuldades no parto ou deterioração física pela idade.

Os benefícios da quiropraxia animal

A quiropraxia animal focaria, nesse sentido, na recuperação da mobilidade da coluna vertebral e do resto das articulações, o que melhora a resistência e a flexibilidade da musculatura e do esqueleto do animal.

A polêmica em torno da eficácia da quiropraxia animal

Embora existam diversas associações dedicadas a formar profissionais veterinários em quiropraxia animal, como a Associação Ibero-americana de Quiropraxia Veterinária ou a American Veterinary Quiropractic Association (AVCA), a verdade é que poucos veterinários optam por se formar nessa disciplina, apesar de continuarem oferecendo tratamentos.

Essa falta de treinamento tem muito a ver com a percepção generalizada de que a quiropraxia animal é um tipo de medicina alternativa e, como tal, não é reconhecida por grandes organizações veterinárias, como a European Board of Veterinary Specialisations (EBVS).

A Quiropraxia concentra-se na correção da postura, na manipulação da coluna vertebral e na recuperação da funcionalidade articular, mas não existem muitos relatórios oficiais que deem respaldo à eficácia de seus tratamentos.

Os benefícios da quiropraxia animal

Os poucos estudos disponíveis costumam ser financiados por instituições que oferecem cursos de formação em quiropraxia animal, por isso é difícil determinar a imparcialidade desses resultados.

Possíveis riscos para os animais

Os riscos de confiar a totalidade do tratamento de uma lesão à quiropraxia animal dependem de sua gravidade. Estamos diante de uma disciplina mais paliativa que, embora possa produzir benefícios a longo prazo, em termos de melhora de postura e flexibilidade, carece da eficácia dos tratamentos veterinários que clínicas e hospitais para animais podem oferecer.

Um tratamento conjunto entre o veterinário e o quiroprata é a melhor maneira de garantir o bem-estar do nosso animal de estimação.

As terapias veterinárias não convencionais estão começando a ganhar força entre os donos, ainda que seu sucesso se deva muitas vezes a um medo irracional da medicina convencional, incluindo a que trata as pessoas.

Os movimentos antivacina também podem chegar ao mundo dos animais de estimação, por isso é recomendável tomar as precauções necessárias para garantir a saúde de nossos bichinhos e das pessoas ao nosso redor.

  1. French SD, Green S, Forbes A. Reliability of chiropractic methods commonly used to detect manipulable lesions in patients with chronic low-back pain. J Manipulative Physiol Ther. 2000 May;23(4):231-8.