Boiadeiro das Ardenas, um cão rústico, mas muito dócil
O Boiadeiro das Ardenas é um cão que, às vezes, é confundido com o Boiadeiro de Flandres. Porém, são duas raças diferentes. Este é um cão rústico e robusto, com uma aparência mal-humorada e de pelos semi-longos.
Apesar de seu aspecto, é provável que sua personalidade e comportamento surpreendam você. Fique conosco para saber mais.
Você irá gostar de conhecer mais a fundo o cão Boiadeiro das Ardenas. Este é um cão muito peculiar e que não passa desapercebido em lugar nenhum.
Tudo o que você precisa saber sobre o Boiadeiro das Ardenas
Origem
Esta raça de cães é originária da Bélgica e foi usada como pastor, para cuidar e reunir o rebanho. Daí precisamente vem seu nome. Antigamente, os cães que eram utilizados para esse fim eram conhecidos como “bouvier” (boiadeiros).
Porém, quando a motorização chegou ao setor agropecuário, eles começaram a desaparecer.
Fonte: Томасина
Eles também foram utilizados para outros trabalhos, como puxar pequenas carroças que transportavam leite, ou como cão de caça, ocasionalmente. Ainda assim, na época da Primeira Guerra Mundial, a raça desapareceu quase que por completo.
Em 1985, foi feita uma coleta de colostro dos rebanhos leiteiros e alguns cinófilos descobriram que ainda existiam alguns sobreviventes da raça. Desde então, tenta-se preservar a raça pura, mediante sua criação, algo em que os pastores (humanos) estão muito envolvidos.
Ainda que tivessem se passado muitos anos desde que estes animais pararam de ser usados para o pastoreio, muitos pastores (humanos) reconheceram suas boas aptidões em outras áreas. Por isso se dedicaram à criação e a preservação da raça. Ainda bem…
Características
Esta raça pode medir até 62 cm em cruz e pesar entre 22 e 35 quilos. Pode ser encontrada em quase qualquer cor, menos em branco puro. Um Boiadeiro das Ardenas nesta cor não é aceito como de raça pura.
Suas orelhas são curtas, eretas e seu olhar é muito perspicaz. Seus pelos são semilongos, muito grossos e encaracolados, algo que facilita a formação de nós, se não for penteado com frequência.
Geralmente, se corta a cauda, ainda que esta seja curta e grossa. Tem múltiplas similaridades com o pastor de Picardia, o Boiadeiro de Flandres, e outros cães pastores das regiões belga e francesa.
Conheça a personalidade do Boiadeiro das Ardenas
Dizem que as aparências enganam, e nada mais verdadeiro que isto. Apesar da aparência rude e robusta desta raça, sua personalidade é doce e tranquila.
Fonte: User Rebo
Como foi educado para ser um cão guardião, continua tendo esse instinto. Portanto, é o cão ideal para proteger o seu lar. Ele adora estar ao ar livre, o que o torna perfeito para os meios rurais e sítios.
Sempre está alerta e é tenaz, intrépido e valente. Certamente arriscará sua vida para salvar a sua e a dos seus, se for necessário. É muito carinhoso e alegre, um cão para viver em família. Além disso, também é ideal para crianças, pois seu instinto protetor se amplia com elas. Mas você terá que educar os pequenos no que diz respeito a como tratar o cão.
Geralmente, ele não gosta de estar com outros cães, de modo que, apesar de sua docilidade, é necessário que ele seja socializado desde filhote, para que possam conviver em família e com outros animais de estimação, se for o caso.
Cuidados com o Boiadeiro das Ardenas
Seus pelos são um de seus maiores problemas. Para evitar a formação de nós e ter que cortá-los sempre, você deverá escová-lo diariamente. Inclusive, é importante utilizar condicionador em sua pelagem, para facilitar a escovação.
Eles precisam de exercícios diários, já que se entediam com facilidade, e isto pode deixá-los nervosos e, até mesmo, destrutivos, compulsivos e ladradores. Precisam de atividades intensas para evitar estes problemas e, é claro, outros que poderiam surgir em sua saúde.
Um cão rude e de aspecto mal-humorado, mas ideal para conviver em família e estar com crianças. As aparências enganam ou não? O Boiadeiro das Ardenas nos prova que sim.
Fonte das imagens: Andreagenial, Томасина e User Rebo.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.