Border terrier: tudo sobre essa raça
O border terrier representa uma raça muito destacada que oferece aos seus tutores lealdade e companheirismo. Se você está procurando um cão carinhoso e cheio de energia, esse pode ser o certo para você.
Essa raça precisa de cuidados específicos (como todos os cães) e para isso é importante saber tudo sobre ela, desde a sua origem até as patologias mais comuns que apresenta. Seu comportamento e outras características lhe dirão como tratar um cão dessa raça. Não deixe de ler!
Um pouco de história
O border terrier é uma raça britânica de cães pequenos com pelo áspero. Ele se originou no século XVIII na área da fronteira anglo-escocesa e compartilha ancestrais com o dandie dinmont terrier e o bedlington terrier da mesma área.
Os especialistas comentam que essa raça foi inicialmente criada por fazendeiros ingleses para combater os problemas locais com as raposas. Para isso, era necessário um cão rápido para acompanhar os cavalos e ágil para perseguir raposas aonde quer que fossem. Também era usado para caçar roedores, lontras e texugos.
Embora a pelagem desse cão seja curta, ele resiste bem ao clima. Seu pelo também é forte, dificultando ferimentos causados pelos animais que caça (incluindo raposas). Por isso, os cães dessa variedade realizaram o seu trabalho sem muitos problemas.
Essa raça foi oficialmente reconhecida pelo The Kennel Club na Grã-Bretanha em 1920 e somente em 1930 o primeiro border terrier chegou aos Estados Unidos. Nesse mesmo ano, o cão foi reconhecido como uma variedade própria pelo American Kennel Club.
Características físicas
O border terrier é uma raça de tamanho médio, nem muito pequeno nem muito grande. O macho tem altura média de 33 a 40 centímetros e pesa entre 5,9 e 7,1 quilos. Já a fêmea mede entre 28 e 36 centímetros e pesa entre 5,1 e 6,4 quilos. A expectativa de vida para ambos os sexos é de 15 anos ou mais.
Essa raça tem focinho curto e dentes fortes. Suas orelhas em forma de V estão nas laterais da cabeça e caem em direção às bochechas. As cores comuns da pelagem são acinzentadas, vermelhas ou trigo. Possui pouquíssimos bigodes e a cauda é curta, espessa na base e pontuda. Outras características físicas que merecem destaque são as que mostramos a seguir.
Sem babas
Uma das grandes vantagens do border terrier é que ele não é um cão que baba. Na verdade, é uma das raças com menor probabilidade de apresentar esse traço fisiológico.
Aumento de peso
É importante notar que esse cão é bastante suscetível a ganhar peso muito rapidamente se não for exposto a atividades físicas suficientes. Como cão de caça, ele deve ser ativo, por isso é fundamental que faça bastante exercício.
Comportamento
Uma das características mais marcantes do border terrier é que se trata de um cão muito ativo e em forma. Isso se deve ao seu alto nível de energia, motivo pelo qual muitos tutores o utilizam para participar de competições de agilidade. Alguns de seus traços comportamentais de mais destaque são os seguintes.
Hora de perseguir
O border terrier adora correr e perseguir coisas, o que decorre de um desejo de caçar que foi instilado nele ao longo dos anos (em nível comportamental e genético). Por isso, para que esse cão se adapte a viver em locais pequenos é fundamental que passe muito tempo ao ar livre.
Vamos cavar
Um comportamento que algumas pessoas podem achar estranho no início é o amor do border terrier por cavar. Novamente, isso tem origem em seu antigo treinamento de caça. Seu tamanho o tornava excelente para perseguir pequenos animais, principalmente aqueles que precisavam ser retirados de suas tocas.
É leal
Esse cão define rapidamente seu território e seus amigos. Não gosta de latir muito, mas se se encontrar em uma situação ameaçadora ou perigosa, ele se defenderá bravamente e aos seus entes queridos também.
Bom para escapar
Essa raça adora explorar e fará de tudo para que isso aconteça. Escalará paredes, cavará sob cercas, escalará cabos e fará muitas outras atividades para se adequar à sua natureza aventureira. Isso é bom e ruim em partes iguais: prepare-se para proteger sua casa com mecanismos antifuga.
É versátil
O border terrier é adaptável a vários ambientes. Tolera tanto o calor quanto o frio, embora tenda a preferir ambientes mais frios, algo bastante incomum devido ao seu pelo curto.
Esse maravilhoso cão é uma ótima escolha como primeiro animal de estimação. Ele pode até mesmo se adaptar facilmente a um apartamento, contanto que faça uma boa quantidade de exercícios ao ar livre. Portanto, é considerado um espécime versátil e adaptável.
Não gosta de ficar sozinho
Esse cão domina seus tutores e seu território rapidamente. Na verdade, ele desenvolve sentimentos tão fortes por seus tutores que não gosta de ficar sozinho.
Saúde
Em geral, o border terrier é uma raça bastante saudável. No entanto, como é o caso da maioria dos cães, ele sofre de alguns problemas comuns de pele. O mais importante é cuidar do seu cão a nível dermatológico e nutricional para que ele não corra o risco de contrair doenças.
É importante ter em mente que esse cão tem uma tolerância muito elevada à dor. Quando ele foi criado, precisava ser capaz de lidar com qualquer ataque de outros animais, especialmente raposas selvagens. Portanto, pode ser necessário muita dor ou desconforto para que ele demonstre sua vulnerabilidade. Isso complica muito o diagnóstico em casa.
Consultas regulares irão garantir que seu cão fique saudável além do terreno sintomático.
Agora que você já sabe mais sobre essa raça, prepare-se para lidar com um cão temperamental que precisará que você seja um tutor muito dedicado para se dar bem com você. Prepare-se para cuidar de sua pelagem uma vez por semana e, finalmente, desfrutar de seu amor e energia aparentemente inesgotáveis.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Border Terriers. (2018, 7 agosto). Border Terriers: Information, Training and Resources. Border Terriers | Useful Information and Resources on Border Terriers. Recuperado 1 de diciembre de 2021, de https://borderterriers.org/
- Wikipedia contributors. (2021, 3 agosto). Border Terrier. Wikipedia. Recuperado 1 de diciembre de 2021, de https://en.wikipedia.org/wiki/Border_Terrier
- Border terrier information, American Kennel Club (AKC). Recogido a 2 de diciembre en https://www.akc.org/dog-breeds/border-terrier/
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.