Logo image
Logo image

Braco de Auvérnia

2 minutos
Braco de Auvérnia
Última atualização: 09 março, 2022

O Braco de Auvérnia é uma raça originária da França, mais especificamente da região histórica de Auvergne, no centro do país.

Origem e procedência do Braco de Auvérnia

O Braco de Auvérnia é um cão apontador de origem francesa, da região de Cantal, e existe há mais de duzentos anos. Descende da mesma origem de todos os Bracos, escolhido por e para os caçadores, por possuir uma identidade forte.

Aspecto físico do Braco de Auvérnia

Trata-se de um cão de aspecto robusto e com boas proporções, com passada harmônica e elegante, característica dos cães apontadores.

 

Some figure

Fuente: Pleple2000

O comprimento e altura na cernelha são parecidos, o que lhe dá um aspecto esbelto e retilíneo. A altura na cernelha nos machos varia entre os 57 e 63 centímetros de altura, e nas fêmeas entre 53 e 59 centímetros.

Sua cabeça tem um focinho grande, quase igual em comprimento ao resto do crânio, com orelhas compridas e lábios caídos.

Sobre seu pelo, é curto e brilhante, e o manto é uma capa branca com manchas pretas azuladas.

Caráter

Em geral, trata-se de um cão dócil, muito carinhoso e inteligente.

Dos quatro grupos de caninos apontados por Richard e Aline Feinnes em The Natural History of Dogs, o Braco de Auvérnia herdou muitas características dos Whippet.

Os membros deste grupos se caracterizam por serem grandes caçadores, graças a sua visão e velocidade. Por isso, são muito valorizados entre os caçadores, e correm o perigo de serem abandonados se não servem para a caça.

Apesar do vínculo com o mundo da caça, o Braco de Auvérnia é um cão que se adapta muito bem à vida em família, pois é caseiro e tranquilo. Na verdade, se dá muito bem com as crianças, ainda mais se são criados juntos.

Cuidados e saúde

Quando falamos de saúde e cuidados, devemos levar em conta que, como qualquer cão grande, existe um risco considerável de sofrer da conhecida torção de estômago e de outros problemas articulares. Vale dizer que esta raça não apresenta qualquer risco específico maior do que outras raças do mesmo tamanho.

Além disso, é preciso levar em conta que essa raça, como bom cão de caça, precisa de muito exercício e contato com a natureza para desenvolver da melhor maneira suas excelentes qualidades visuais e olfativas.

Imagens cortesias de: Mrsthurlow e Pleple2000

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.