Broholmer: um molosso amigável

· fevereiro 4, 2018

A raça broholmer é originária da Dinamarca e geralmente não é conhecida além do seu território. Durante o século 20, ela estava prestes a se extinguir, mas um grupo de admiradores da raça queria muito recuperá-la e, hoje, apesar de não ser a raça mais popular do mundo, continua a existir. Agora, vamos contar tudo que você precisa saber sobre os cães broholmer.

Origens do cão broholmer

Há documentos que nos permitem saber que essa raça é muito antiga. Sua origem remonta aos registros da Idade Média, mas teve sua grande expansão durante o século 18, graças ao Conde de Broholm, daí vem o nome dessa raça. Inicialmente, esses cães se especializaram em caçar cervos, mas acabaram se tornando guardiães e protetores de casas e fazendas.

Durante a Segunda Guerra Mundial, estava à beira da extinção, mas alguns fãs retomaram a criação da raça na década de 1970. Eles criaram um padrão para registrar novos cães e, agora, a raça está saudável e com boa população.

O cão broholmer

A FCI classificou os cães Broholmer no segundo grupo: molossoides do tipo dogue. Atualmente, eles vivem como animais de estimação, mas são também grandes guardiões.

Características físicas do broholmer

Os cachorros da raça broholmer são cães de tamanho grande. Essa raça pode medir entre 55 e 70 cm até a cernelha e os adultos têm um peso que varia entre 45 e 60 kg, sendo os machos ligeiramente maiores do que as fêmeas.

Eles têm uma aparência de tipo dogue. A cabeça é larga e quadrada e o nariz costuma ter o mesmo comprimento que o crânio, enquanto o pescoço é longo e pode ter parte da pele solta. Os lábios também costumam ser um pouco caídos. Além disso, eles têm orelhas triangulares e caídas de um tamanho médio. Possuem uma constituição forte e robusta que destaca os grandes músculos das patas traseiras. O peito é largo e forte, e têm uma longa cauda que costuma cair na forma de uma espada quanto estão em repouso.

Por outro lado, seu pelo é caracterizado por ser curto e duro, de cor amarela com máscara – face e focinho – preta e um ruivo de tom dourado. Além disso, manchas brancas podem aparecer no peito, nos pés e na ponta da cauda.

Personalidade do Broholmer

Essa raça tende a ser calma e muito autoconfiante.  No entanto, é um cachorro poderoso que necessita de exercícios físicos e mentais. Ele geralmente é amável, embora não seja entusiasmado, mas, como bom cão de guarda, pode suspeitar de estranhos. Pode se tornar territorial com estranhos ou com outros cães, mas sempre será amigável e acolhedor com sua família humana.

O cão broholmer

Como quase todos os cães de grande porte, ele gosta da tranquilidade e tende a ficar bastante relaxado. Ele tem uma personalidade indicada para viver dentro de casas ou em apartamentos, desde que fora da casa haja a oportunidade de fazer exercícios físicos suficientes. Ou seja, é um cão que pode viver em uma casa se puder desfrutar de uma caminhada de qualidade três vezes por dia.

Deve-se notar que é uma raça que pode representar um desafio no momento do treinamento. Não é um cão que carece de inteligência, mas precisa de uma educação baseada em reforço positivo e paciência. Você pode obter resultados incríveis se o treinamento for feito por uma pessoa paciente que tenha experiência com cachorros grandes.

Cuidados e saúde do broholmer

Não há estudos que relacionem essa raça com maiores probabilidades de sofrer certas doenças. No entanto, sendo um cão tão grande, podemos tomar como referência vários problemas de saúde típicos de cães com mais de 35 kg.

Nas consultas veterinárias, é preciso verificar a saúde de suas articulações, pois tende a estar propenso a displasias do quadril e do cotovelo. Seria benéfico começar desde pequeno com uma dieta específica para cães com tendência a terem problemas ósseos. Fique ciente de que os problemas cardíacos também podem aparecer. Como outros cachorros de tamanho grande, ele deve fazer avaliações periódicas no veterinário.

No que diz respeito aos cuidado com seu pelo, deve-se notar que essa espécie tem um pelo curto e que está mudando constantemente. Ele precisa de escovação regular que deve ser intensificada na estação de muda (primavera e outono).

Por fim, devemos lembrar que o Broholmer é um cão molosso que tem um ar de dogue e, embora seja muito amigável e silencioso para viver em um apartamento, apesar de seu tamanho grande, você deve garantir que ele vai ter espaço suficiente em sua casa. Você também não pode esquecer que ele precisará de algumas caminhadas por dia, então, se você tiver tempo e um lugar adequado para o animal, ele será, além de um companheiro silencioso, um cão de guarda para você e sua família.

Fonte das imagens: Ivarr e Pleple2000