Logo image
Logo image

Buprex para gatos: dosagem e efeitos colaterais

5 minutos
Entre os medicamentos analgésicos que podem ser administrados a felinos está o Buprex. Esse medicamento alivia a dor do animal, embora deva ser administrado somente após recomendação do veterinário.
Buprex para gatos: dosagem e efeitos colaterais
Samuel Sanchez

Revisado e aprovado por o biólogo Samuel Sanchez

Última atualização: 21 dezembro, 2022

O Buprex para gatos é um analgésico que pode ser administrado a felinos, desde que por recomendação veterinária. Esse é um detalhe que deve ser levado em consideração, pois a administração de medicamentos a animais de estimação sem indicação profissional pode acabar com a vida do animal.

Esse analgésico tem várias finalidades e é administrado com auxílio de diferentes formas nas doses corretas, mas mesmo assim pode causar efeitos colaterais no felino. Nas linhas a seguir, vamos apresentar tudo o que você precisa saber sobre o Buprex nos quadros clínicos de gatos.

O que é o Buprex para gatos?

Quando falamos sobre Buprex, estamos nos referindo ao nome comercial atribuído à buprenorfina. É um opiáceo derivado da morfina, que pode ser utilizado tanto em humanos quanto na medicina veterinária e cuja administração atua nos receptores opioides do sistema nervoso central (SNC).

Tem um tempo de resposta bastante curto, pois após 15 minutos da aplicação já começa a agir, embora demore até 30-40 minutos para que seus efeitos fiquem mais evidentes e uma hora para atingir seu pico. Depois disso, como indicam os especialistas, seu período de ação é de 4 a 8 horas (mais que a morfina). O Buprex é administrado por via intravenosa ou intramuscular.

Essas duas vias mencionadas são as mais comuns, embora seja importante destacar que não são as únicas. Em gatos, o fármaco também pode ser administrado por via transmucosa oral ou subcutânea. É claro que, de acordo com alguns estudos, concluiu-se que a administração intramuscular e intravenosa fornece melhor analgesia após as operações do que as outras duas.

 

Some figure

Usos de Buprex para gatos

Pelas características típicas dos gatos (são animais que não costumam reclamar), o manejo da dor pode ser complicado para o profissional. Além disso, deve-se considerar que esse sinal clínico varia em intensidade dependendo do felino. Em ambos os casos, Buprex pode ser uma opção de tratamento.

Existem várias situações clínicas que os gatos podem enfrentar em que a administração de Buprex é necessária. Algumas delas estão listadas abaixo:

  • Dor crônica: em caso de dor crônica do gato, o Buprex pode ser utilizado, mas como segunda linha de ação. Os medicamentos AINEs (anti-inflamatórios não esteroides) serão os primeiros a serem administrados e o Buprex servirá para potencializar sua ação.
  • Analgesia pós-operatória: sem dúvida é um dos usos mais conhecidos desse medicamento, pois reduz consideravelmente o desconforto que o gato pode sentir após uma operação.
  • Analgesia pré-operatória: outra opção é administrar Buprex ao animal antes da intervenção, preparando-o para a anestesia geral.
  • Infecções agudas: às vezes, quando alguns analgésicos são contraindicados na infecção aguda do gato devido aos seus efeitos colaterais, outros são usados. O Buprex pode ser uma opção em alguns desses casos.

Dosagem Buprex para gatos

Para saber qual é a dose correspondente de Buprex para um felino, devem ser levados em consideração quatro aspectos fundamentais:

  1. A causa que determinou seu uso.
  2. A via de administração selecionada.
  3. O estado geral de saúde do gato.
  4. O peso exato do gato no momento.

O conhecimento desses dados depende do veterinário. Portanto, apenas essa pessoa está capacitada a esclarecer qual é a dose recomendada. Além disso, a administração varia entre as faixas: por exemplo, para uma aplicação via intravenosa após uma cirurgia, é normal administrar entre 0,01 e 0,02 mililitros por quilograma do animal e repetir a dose após 2 horas.

Contraindicações do Buprex para gatos

Há casos em que a administração desse medicamento não é recomendada em gatos. Estes são os mais frequentes:

  • Problemas de fígado, devido a insuficiência renal ou hepática.
  • Problemas cardíacos ou o gato estar em estado de choque.
  • Cesariana: se a gestação da gata precisar de uma cesariana, não é aconselhável o uso de Buprex antes da intervenção, pois pode afetar a respiração correta dos fetos. Também não é apropriado usá-lo em gatas após a cesariana.
  • Problemas respiratórios: se o felino tem problemas respiratórios, esse medicamento pode afetar ainda mais a sua frequência respiratória. Por isso, deve ser feita uma avaliação minuciosa antes de sua administração.
  • Gatos que são alérgicos ao seu princípio ativo.

Outras considerações a ter em mente ao administrar Buprex a gatos

Para além do que já mencionamos, é importante considerar que a ingestão de determinados medicamentos pode entrar em conflito com o Buprex. Portanto, essa informação sempre deve considerada. Se o gato está tomando outro medicamento e, por qualquer motivo, está sendo atendido por outro profissional, é necessário avisar sobre isso em caso de se querer aplicar o Buprex.

Em felinos que tenham sofrido traumatismo cranioencefálico, sua administração deve ser avaliada com cautela, bem como em gatinhos que não tenham mais de 7 semanas de idade ou em gatas gestantes ou lactantes. Isso porque os possíveis efeitos nos casos específicos desses animais não são conhecidos ao certo.

Efeitos colaterais do buprex para gatos

Como qualquer medicamento, o buprex pode causar efeitos colaterais em felinos que tomaram esse analgésico. Normalmente, esses efeitos diminuem naturalmente dentro de 24 horas e alguns deles são os seguintes:

  • Inquietação.
  • Depressão respiratória
  • Euforia.
  • Sedação.
  • Náuseas.
  • Vômitos.
  • Dilatação da pupila.
  • Ronronar compulsivo.
  • Sonolência.
  • Esfregar-se incessantemente contra objetos, pessoas ou animais.

Por tudo isso, o animal deve ser sempre supervisionado após a administração desse ou de qualquer outro medicamento. Se algum desses sintomas aparecer de forma sustentada, não hesite em levar o animal ao veterinário imediatamente.

 

Some figure

Como você deve ter visto, o Buprex é um medicamento amplamente utilizado na clínica veterinária. É um analgésico eficaz e relativamente seguro, mas as contraindicações devem ser levadas em consideração antes de prescrevê-lo ao animal. Lembre-se: nunca medicar seu animal de estimação sem a supervisão de um veterinário.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Vías de administración preferentes de buprenorfina en gatos. Recogido el 10 de julio en https://www.portalveterinaria.com/actualidad-veterinaria/actualidad/21090/vias-de-administracion-preferentes-de-buprenorfina-en-gatos.html
  • Marino, F. D., & Rodríguez, S. I. C. (2012). Manejo del dolor en el gato. Argos: Informativo Veterinario, (143), 44-46.
  • Otero, P. E. (2004). Dolor: evaluación y tratamiento en pequeños animales (p. 167). Inter-médica.
  • Morales Vallecilla, C. A. (2016). Bases para el manejo del dolor en perros y gatos.
  • Valderrama, J. C., Martínez-Raga, J., & Sancho, A. (2000). La buprenorfina. Trastornos adictivos, 2(2), 94-98.
  • Anestesia y analgesia en el perro y el gato. Recogido el 10 de julio en http://www.colvema.org/WV_descargas/resumenanestesia-03062009230243.pdf

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.