Os cães são capazes de perceber uma gravidez?

Os cães são capazes de perceber uma gravidez? Eles podem prever o iminente nascimento do bebê? Venha junto com a gente descobrir as respostas para essas perguntas.
Os cães são capazes de perceber uma gravidez?

Última atualização: 03 Setembro, 2021

A inteligência canina é indiscutível, mas os cães podem perceber uma gravidez? Muitas mulheres afirmam que o comportamento de seus animais de estimação mudou durante a gravidez. Muitas até apontam que foi exatamente essa mudança que as alertou para a gravidez sem que soubessem. Será que isso é verdade?

Alguns especialistas afirmam que sim, os cães podem perceber uma gravidez. É muito curiosa a forma como percebem: eles se baseiam, principalmente, na detecção de mudanças no seu ambiente e no comportamento da gestante. Há muito mais a conhecer sobre esse assunto, então continue a leitura com a gente.

Como os cães são capazes de sentir uma gravidez?

Os cães têm uma capacidade incomum de perceber e reagir às mudanças em seu ambiente. Isso vai além de ver coisas novas ao seu redor, por exemplo, todas as mudanças envolvidas na preparação do quarto da criança. Embora possa não parecer, esses animais também podem sentir o cheiro de algumas mudanças.

Observando mudanças

Os cães observam seus tutores com muita atenção e são muito sensíveis às suas mudanças fisiológicas e emocionais. Eles sabem se alguém está triste ou feliz, pois qualquer movimento, som e atitude que emitimos perto dele são sinais que o deixam em estado de alerta.

Quando uma mulher engravida, sua rotina muda. Os horários de sono às vezes são alterados, em determinado momento o horário de trabalho muda, suas emoções mudam e chegam em casa as coisas novas do bebê, que devem ser organizadas, sem falar na mudança física obrigatória da gravidez.

O fato de a atividade diminuir, no que diz respeito ao cão, também influencia muito: estamos falando das horas de brincadeiras, do tempo para caminhadas e outras atividades. O cachorro percebe tudo isso e sabe que algo está acontecendo.

 

Os cães podem sentir os hormônios?

O olfato dos cães é muito mais desenvolvido do que o das pessoas, e eles podem detectar cheiros que os humanos não percebem. Devido ao seu poderoso sentido olfativo, os cães são capazes de distinguir as alterações hormonais decorrentes da variação das secreções que ocorrem no corpo.

Justamente por isso, existem cães treinados que podem detectar diabetes, epilepsia e outras doenças, às vezes salvando vidas. No caso da gravidez, muitos hormônios são ativados e podem influenciar o aroma da mulher: gonadotrofina coriônica humana, prolactina, progesterona, etc.

Como resultado disso – e embora não se saiba com certeza se os cães são capazes de perceber todas as alterações hormonais que ocorrem em mulheres grávidas – alguns especialistas acreditam que faz sentido considerar que eles são capazes de perceber diretamente essas alterações.

Portanto, se isso se somar à forma como os cães veem o mundo ao seu redor e à quantidade de histórias contadas por gestantes, é normal considerar que os cães são capazes de saber que algo novo está acontecendo.

No entanto, e embora muitas pessoas afirmem que os cães são capazes de perceber uma gravidez, o seguinte ponto ainda deve ser esclarecido: não se sabe cientificamente qual é a interpretação que os animais fazem dessas alterações que detectam.

Como os cães reagem à gravidez?

Se for verdade que os cães percebem uma gravidez, a próxima pergunta a se fazer é como eles reagem a essa situação. Cada cão é um mundo. Portanto, a resposta a essa mudança dependerá de dois fatores, principalmente: de um lado, temos o caráter do cão e, de outro, sua relação com a gestante.

Dentre os comportamentos mais observados nos cães quando sua tutora está esperando um bebê, alguns profissionais destacam os seguintes:

  • O cão fica mais alerta e protetor, inclusive protegendo a barriga da mulher com as patas ou latindo e rosnando para quem se aproxima dela.
  • Alguns cães ficam mais afetuosos do que o normal.
  • Outros tornam-se mais dependentes e exigem mimos constantemente.
  • Existem também aqueles que assumem um comportamento muito negativo, com condutas que não apresentavam antes. Por exemplo, urinar dentro de casa ou quebrar coisas, às vezes os novos pertences que chegaram para o bebê.
  • Outros cães podem ficar mais desconfiados e se afastar da mulher grávida.

Deve-se considerar também que, por vezes, as reações relatadas pelas tutoras grávidas são uma visão subjetiva dos acontecimentos. Assim, os humanos podem considerar uma mudança na atitude de seu animal de estimação quando na verdade não há nenhuma.

Os cães podem prever o parto?

Não se pode considerar que sim, pois não há estudos que respaldem essa afirmação. Contudo, e voltando ao que foi mencionado acima, o que se sabe é a capacidade dos cães de detectar mudanças. É claro que existem variações de cheiro e comportamento na mulher que vai dar à luz, e são muitas.

As contrações, a forma de andar, a inquietação, as alterações posturais e muitas outras mudanças podem ser notadas a olho nu. Tudo isso sugeriria que sim, os cães percebem não apenas as mudanças da gravidez, como também podem detectar que um grande evento, como o parto, está se aproximando.

Como lidar com a mudança de comportamento do cão em relação a uma gravidez?

Se a atitude do seu cão mudar paralelamente a uma gravidez, é hora de prestar atenção. O primeiro passo é garantir que o cão está com boa saúde, pois o animal pode ficar doente exatamente nesse momento. Confirmado que tudo está bem, então será necessário dedicar certa atenção ao cão, conforme indicações de especialistas.

Seu animal de estimação pode ficar nervoso com todas as mudanças, então tente distraí-lo e tranquilizá-lo. Além disso, na medida do possível, a rotina do cão não deve ser alterada. Por exemplo, se já estiver muito difícil para a gestante levá-lo para passear, o ideal é que ela tenha a ajuda de alguém para fazer isso.

Essa adaptação também ajudará o cão a se acostumar a certas ausências de sua tutora quando o bebê nascer. Por outro lado, se for sabido com certeza que haverá mudanças na rotina do animal que não podem ser evitadas, o cão terá que se acostumar com isso aos poucos.

Claro, é muito importante que, embora em certos momentos a mulher grávida tenha que se separar do cachorro, ela não o rejeite completamente. Isso pode causar dois efeitos: o cão se tornar mais dependente ou agressivo posteriormente.

A importância das aproximações antes da chegada do bebê

Além de tudo isso, é fundamental que o cão se acostume gradativamente com a presença do bebê, antes mesmo de sua chegada. Isso envolve deixá-lo entrar em seu quarto para espiar e cheirar, tudo com supervisão humana.

Também é importante mostrar a ele seus objetos e oferecer um prêmio para que associações positivas sejam criadas. Tudo isso junto fará com que, quando o bebê nasça, essa seja a única novidade para o animal e, além disso, ele não o verá como uma ameaça.

 

Uma cadela com uma mulher grávida.

Conforme esclarecemos, não é possível confirmar 100% que os cães são capazes de perceber uma gravidez, embora se saiba que eles notem as mudanças desse estado. Além disso, o que também se sabe é que uma gravidez e a chegada de um novo membro da família é uma revolução, e é claro que para os cães também representa uma mudança de paradigma.

Ajudar o animal a se adaptar ao novo integrante é uma missão que cabe aos tutores. Só assim você evitará que seu cão acabe sofrendo com ansiedade ou estresse e permitirá que ele se torne o melhor amigo do recém-nascido.

Pode interessar a você...
Apresentar o bebê ao seu animal de estimação
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Apresentar o bebê ao seu animal de estimação

O animal nunca poderá se sentir deslocado pela presença de um novo membro da família; se isso acontecer, ele tenderá a ter comportamentos destrutiv...