Os cães podem comer vegetais?

Os cães são carnívoros facultativos que podem incorporar vegetais em sua dieta para obter os antioxidantes e fibras necessários.
Os cães podem comer vegetais?

Última atualização: 17 Dezembro, 2020

A questão sobre se os cães são carnívoros ou onívoros tem sido motivo de debate. Dependendo das fontes consultadas, você pode ter uma opinião ou outra. Portanto, surge a pergunta: os cães podem ou não comer vegetais.

Os cães são carnívoros ou onívoros?

Os cães são mamíferos que pertencem à família Canidae. Dentro dessa família, podem ser encontrados diferentes tipos de animais, como o lobo (Canis lupus), o chacal (Canis aureus), o coiote (Canis latrans) ou o dingo (Canis lupus dingo), entre outros.

Membros da família Canidae compartilham uma série de características:

  • São digitígrados, andam sobre os dedos dos pés.
  • Têm dentes poderosos.
  • Suas garras não são retráteis ou afiadas e eles não as usam na caça.
  • Têm uma pelagem forte.
  • Existe uma hierarquia social entre aqueles que vivem em grupo.

De todos eles, os únicos que passaram por um processo de domesticação foram os cães. Portanto, os cães são mamíferos domésticos envolvidos em tarefas de caça, pastoreio ou proteção. Atualmente, existem mais de 500 raças diferentes de cães.

Embora tenha sido originalmente um animal carnívoro, alguns atualmente o consideram um animal onívoro. No entanto, o cão é um carnívoro facultativo. Isso significa que eles possuem características de carnívoros, embora sejam capazes de assimilar nutrientes como os carboidratos.

Entre essas características estão os dentes afiados, como pré-molares, presas e molares. Também há outras características, tais como o comprimento do intestino ou o tipo de flora intestinal, o que favorece a fermentação dos nutrientes.

Além disso, cada raça de cachorro tem suas peculiaridades. Por isso, é conveniente lembrar que, devido à flora intestinal, algumas raças toleram melhor os nutrientes do que outras.

Os cães podem comer vegetais?

Devido à sua domesticação, os cães são conhecidos por serem capazes de assimilar muitos nutrientes de origem vegetal. Por esse motivo, eles são capazes de comer e digerir vegetais.

Em seu habitat natural, os cães se alimentariam exclusivamente de carne, ela pedaços de carne, vísceras, músculos ou ossos. No entanto, os cães domésticos podem ter uma dieta mais variada.

A ração para cães contém uma alta porcentagem de carboidratos, o que diminui seu custo. Assim, mais pessoas podem alimentar seus cães.

Isso significa uma diminuição na qualidade nutricional da dieta do cão. Por esse motivo, são propostas dietas alternativas à ração, como a dieta BARF.

Os cães são carnívoros ou onívoros?

A dieta BARF propõe o seguinte: alimentar cães ou outros animais domésticos com produtos totalmente crus. Assim, dependendo do animal, serão incluídos produtos que fornecem os nutrientes mais adequados para o seu desenvolvimento.

Em cães, isso consistiria na contribuição de produtos proteicos e gordurosos. E, em menor medida, na administração de produtos que fornecem ácidos graxos, minerais e vitaminas.

Portanto, os cães podem comer vegetais e frutas, embora não se saiba se eles são capazes de assimilá-los completamente. Além disso, não foram encontrados estudos que reflitam a assimilação completa dos nutrientes.

Acredita-se que, no passado, os cães adquiriam a contribuição de frutas e vegetais do estômago das suas presas. Esses alimentos já tinham sido parcialmente digeridos e, assim, os cães conseguiam assimilar seus nutrientes.

Benefícios dos vegetais

Os vegetais são positivos para a saúde, pois fornecem antioxidantes que eliminam os radicais livres. Em humanos, evita o envelhecimento prematuro, mas o mesmo não ocorre em animais. Neles, a oxidação celular causará o enfraquecimento do sistema imunológico, o que favorece o aparecimento de doenças.

Além disso, os vegetais fornecem fibras, o que favorece o trânsito digestivo de humanos e animais, combatendo a prisão de ventre. No entanto, não exagere! Uma ingestão de 3,5% de fibra é sugerida na dieta do cão.

Benefícios dos vegetais

Dessa forma, a dieta do cão pode ser variada apenas com a ração, fornecendo todos os nutrientes necessários. Para isso, é aconselhável incluir frutas e vegetais na dieta alimentar.

Os cães podem comer vegetais, mas quais?

Dentre todos os alimentos que compõem a lista de vegetais, os cães podem comer alguns deles. Especificamente, são os seguintes:

Alface e espinafre

A alface é um alimento rico em ferro e antioxidantes, que fornece vitaminas A, C, E, B e F. Por sua vez, o espinafre possui alto teor de vitaminas A, C, E e K. Ambos devem ser lavados e cortados em pedaços, para evitar uma possível asfixia.

Salsão

Esse alimento é indicado para cães com artrite, pois possui propriedades anti-inflamatórias e favorece a digestão. Assim, a dor causada por essa doença nos cães diminui.

Abóbora e cenoura

Ambas têm propriedades antioxidantes, mas a abóbora é costuma ser aplicada principalmente em condições de prisão de ventre, enquanto a cenoura fortalece os dentes.

Os cães são animais domésticos que adaptaram sua dieta ao longo da história. Por isso, é aconselhável incluir vegetais em sua dieta, cerca de 15%, desde que a ração não contenha a quantidade adequada. 

Pode interessar a você...
Frutas e verduras são geniais para seu animal de estimação
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Frutas e verduras são geniais para seu animal de estimação

Os cães não podem se alimentar da mesma comida que nós, mas há alguns alimentos que são benéficos a eles, incluindo as frutas e verduras.