Cães do grupo 2: classificação de raças segundo a FCI

Cães do grupo 2: classificação de raças segundo a FCI

Última atualização: 19 dezembro, 2017

A Federação Cinológica é a responsável por determinar os padrões de cada raça canina e as classifica de acordo com as características do animal. Neste artigo, diremos quais são os cães do grupo 2, que incluem o Pinscher, o Schnauzer, os Molossoides, os cães das montanhas e os Grandes Boiadeiros Suíços.

Cães do grupo 2: Pinscher e Schnauzer

Nessa seção de cães do grupo 2, podemos encontrar 5 raças de Pinscher e 3 tipos de Schnauzer:

1. Doberman

Ele é o mais famoso dos Pinscher e a sua origem é alemã. Foi criado no final do século 19 e é considerado perigoso. Além disso, o Doberman tem o corpo quadrado, focinho alongado, olhos escuros, orelhas pontiagudas, pelo curto e denso, e pode ter a cor preta ou marrom e avermelhada. Ele também pode alcançar 35 quilos na idade adulta e é um grande vigilante noturno.

doberman

2. Pinscher Miniatura

Ele é uma versão do Pinscher Alemão e é bastante popular no país germânico. Não passa dos 30 cm de altura e dos 6 quilos de peso. Essa raça é outra que também apresenta o pelo curto e liso, nas cores preta ou marrom. Trata-se de um cão cheio de energia e com um grande instinto de guardião, apesar do seu tamanho. Ele, com certeza, não terá medo de cães maiores.

3. Schnauzer

Também tem origem alemã (mais precisamente de Wurtemberg), mas é um pouco mais antigo que os anteriores, já que os primeiros exemplares datam o século 15. Uma de suas principais características é que possui uma barba e bigode muito espessos. Além disso, o Schnauzer é um cão muito carinhoso e amigável. Ele gosta de estar rodeado pela família e é muito protetor com as crianças. Essa raça está sempre em alerta e vigiante.

Cães do grupo 2: Molossoides

Os cães “molossos” têm como principal característica o seu corpo musculoso. Além disso, apresentam a cabeça pequena, o focinho curto e são ótimos guardiões. Alguns exemplos de cães desse grupo são: Mastim e Dogo. Das 40 raças de cães que se encontram nesta seção (que são divididas entre Dogos, Montanheses e de pequeno porte), destacamos:

1. Buldogue

Essa raça é originária do Reino Unido, no século 17. Os Buldogues possuem ombros largos, cabeça grande, corpo com dobrinhas ou enrugados e lábios pendurados. O Buldogue pode pesar até 22 quilos. Quanto à sua pelagem, pode variar entre as cores branca, bege, tigrada ou malhada. Ele é vulnerável às ondas de calor e costuma ter problemas respiratórios devido ao seu tipo de focinho.

2. São Bernardo

É um dos molossos mais característicos. Essa raça surgiu nos Alpes Suíços a quase 2,5 mil metros acima do nível do mar. Ele leva esse nome devido à montanha que presenciou o seu nascimento. O São Bernardo é um cão tranquilo, se dá muito bem com as crianças e é muito utilizado para acompanhar viajantes e em tarefas de resgates. De grande porte, é forte e tem um aspecto bondoso.

3. Boston Terrier

De origem norte-americana, é um animal perfeito para uma casa. Ele possui uma personalidade alegre; pelo curto, sendo fácil de cuidar; e tamanho pequeno. Essa raça é ideal para morar em um apartamento na cidade. Tem o focinho achatado, orelhas erguidas, rabo curto e pelo nas cores preta e branca ou tigrada.

boston terrier

Cães do grupo 2: Montanhosos e Boiadeiros Suíços

Essa seção inclui 6 raças, entre as quais se encontram:

1. Boiadeiro de Berna

Originário da Suíça, essa raça pode pesar até 51 quilos (os machos). O seu trabalho “oficial” é pastorear grandes quantidades de gado e proteger a propriedade. Ele é um cão muito inteligente e, por isso, é muito utilizado como cão de salvamento. Além disso, possui um tamanho grande, é carinhoso e possui o pelo preto com a barriga branca e manchas marrons no rosto e nas patas.

2. Grande Boiadeiro Suíço

Essa raça é conterrânea da anteriormente citada, já que também nasceu na região dos Alpes Suíços. O Grande Boiadeiro Suíço possui um tamanho grande (pode pesar até 70 quilos) e tanto o pelo, quanto o rabo, as patas e as orelhas são pretos. O resto do seu corpo pode ser branco ou marrom. Além disso, ele é um cão muito ativo e precisa de uma boa dose de atividade física e de treinamento para ser um animal de estimação ideal para você.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.