Cães do grupo 4: classificação de raças segundo a FCI
A Federação Cinológica Internacional encarrega-se de determinar os padrões da cada raça canina e classifica-as segundo suas características. Neste artigo contaremos a você quais são os cães do grupo 4, que incluem a raça Teckel.
Raças de cães do grupo 4
Este grupo é formado por apenas uma seção, a dos Dachshund, Teckel, ou, mais popularmente, “cães-salsicha”, os quais se distinguem em três tipos, segundo seu serviço e seu tamanho.
Esta raça canina deve seu formato particular a uma mutação genética chamada Bassetismo (também presente no Basset Hound, por exemplo). Segundo o peso, pode ser:
- Regular (9 a 11 kg)
- Miniatura (4,5 a 6 kg)
- Kaninchen ou “para a caça de coelhos” (menos de 4,5 kg)
Outra das “divisões” entre os Teckel depende do tipo de pelo:
- Duro (de cor cinza)
- Curto (de cor preta, fogo, marrom, degradê)
- Longo (mesmas cores que as de pelo curto)
História e características do Teckel
Os cães do grupo 4 surgiram na Alemanha no final do século 19. No ano de 1888, foi redigido o primeiro documento sobre as características físicas da raça. A popularidade dos Dachshund está relacionada com a realeza, já que, por exemplo, a Rainha Victoria é uma grande entusiasta destes cães.
Ainda que se trate de um “cão de tocas”, a Federação Cinológica Internacional decidiu criar um grupo só para esta raça, porque não se assemelha a nenhuma outra, nem sequer com os Basset Hound, quanto a personalidade e a constituição.
Quanto ao aspecto do cão-salsicha, é bastante peculiar e impossível de confundir. De corpo alongado, cauda longa, focinho esticado, patas curtas, unhas negras e orelhas grandes e caídas, o Teckel foi criado para rastrear os campos à procura de coelhos e outros animais que vivem em tocas. É muito valente e não pensará duas vezes se precisar enfrentar um javali ou um cão maior.
Comportamento e educação do Teckel
O Dachshund costuma ser um cão teimoso, mas, no entanto, pode ser educado. Os cães do grupo 4 são um pouco “malcriados” por seus donos devido a seu tamanho, e por isso muitas vezes se diz que são um tanto caprichosos. Se adestrados de forma adequada, podem se tornar devotos seguidores de seu dono.
O Teckel é muito inteligente e pode aprender bastante rápido. Só é necessário um pouco de paciência e, sobretudo, constância. É um animal de estimação carinhoso, protetor e brincalhão… ideal para as casas com crianças (ainda que em algumas ocasiões possa parecer um pouco brusco com elas).
Apesar de ter um excelente olfato e habilidade para fazer tarefas de sabujos, não é um Terrier nem um Braco, também não é utilizado para a caça.
Saúde dos Teckel
Um dos principais problemas de saúde que apresenta esta raça está relacionado à coluna vertebral, que é mais longa do que o normal, e às patas, que costumam ser curtas. Os riscos de sofrer hérnias de disco ou mudanças vertebrais podem piorar se ele sofre de sobrepeso. Para evitar doenças no futuro, é recomendável que não subam e desçam escadas diariamente e que também não saltem muito.
Com uma correta atividade física, não devem apresentar problemas e podem desfrutar das atividades ao ar livre. Os cães do grupo 4 são bastante ágeis e têm reflexos excepcionais , mas não correm muito rápido, devido a suas patas curtas.
Quanto a sua higiene, a escovação regular é fundamental, utilize uma escova de farpas que permita eliminar a pelagem morta. Aconselha-se utilizar xampu para banho seco e, se optar pelo banho, é necessário secá-lo muito bem.
Devido a sua pequena estatura e ao seu bom temperamento, são apropriados para viver em apartamentos com pouco espaço ou em casas com um quintal ou jardim. Adoram a vida caseira. É bastante guardião e protetor de sua família.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.