Basset Hound, cães tranquilos e simpáticos

O famoso “cão batata” é uma das raças de cães de caça mais tranquilas e simpáticas que existem. Suas patas curtas e seu corpo alargado são inconfundíveis. Neste artigo, contaremos tudo sobre o Basset Hound, um cão anglo-francês especial.

Breve história dos Basset Hound

Seu nome tem uma palavra em francês e outra em inglês. “Basset” significa “pequeno”, na língua francesa, e “Hound” quer dizer “de caça”, em inglês britânico. Portanto, o cão é um “pequeno caçador” de casta nobre e descendente do cão de caça de San Huberto. Esse homem foi um nobre muito apaixonado pela caça e se transformou no patrono dos caçadores.

O Basset Hound foi desenvolvido graças ao cruzamento de exemplares dos cães de caça de patas curtas e dos Basset artesanais da Normandia. Por serem tão superiores ao rastrear animais, no século 19, a França foi responsável por distribuí-los por toda a nobreza da Europa.

Lord Galway levou um casal de Basset Hounds para Inglaterra em 1866. Basset e Belle pertenciam ao canil do Conde de Le Coutulex. Deles, surgiram cinco filhotes, os primeiros ingleses. Desde então, a prática continuou até que, em 1872, o Lord Onslow obteve a primeira matilha. Embora o Basset Hound tenha sua origem na França, a raça é considerada britânica.

Características do Basset Hound

Quanto a sua aparência, os aspectos distintivos dessa raça são a largura do tronco (cerca de 40 cm) e as cores (preto, branco e marrom). Também se destacam as orelhas bem largas (podem até chegar ao chão), os olhinhos caídos (parece que sempre está triste) e as patas, que são bem curtas.

Ele também nos passa a sensação de ser um cão obeso. Mas ainda que seja de movimentos lentos, não são desastrados de maneira alguma. Por serem bem largos, quando se apoiam sobre as patas traseiras podem alcançar coisas que outros cães da mesma altura não conseguem.

Além disso, seu corpo lhes permite rastrear em terrenos difíceis. Têm uma grande resistência física. Podem chegar a pesar 30 kg e viver por 12 anos.

Comportamento do Basset Hound

Trata-se de uma raça mais que versátil porque pode desempenhar vários papéis. Em essência, é um cão caçador (especialista em lebres e coelhos de cauda branca, bem como faisões e galos silvestres). Porém, é um animal de estimação perfeito para lares onde há crianças, por serem tão carinhosos.

Os Basset Hound, com seu olhar triste e orelhas penduradas, conseguem tudo o que querem. Adaptam-se bem a quase todas as casas. Também têm um nível de tolerância bastante alto (perfeito para as brincadeiras com as crianças).

Costumam se dar bem com outros cães e não têm problemas com os gatos. É um bom observador. Além disso, seu latido é sonoro e grave. Mas claro, nunca terá a capacidade de defesa de um Doberman ou um Shetland Sheepdog.

São animais muito amigáveis e tranquilos, mas também obstinados. Leais, carinhosos e brincalhões, os Basset Hound preferem um descanso e um bom jantar do que um passeio pelo parque. Por tal razão, os donos devem insistir que caminhem para evitar o sobrepeso. Lembre-se de dar apenas a quantidade certa de comida por dia.

Já que é cabeça dura e nem sempre obedece às ordens, é comum considerá-la como uma raça pouco inteligente, embora com certeza não seja bem por aí. Pode seguir rastros, tomar decisões de maneira independente e ter confiança em suas habilidades. Como é um cão nascido para a caça, seu forte instinto o levará a perseguir e cheirar tudo.

Os problemas de saúde habituais dessa raça (além da obesidade) são a conjuntivite e o glaucoma. Podem desenvolver problemas de coluna e hérnias de disco se precisam subir muitas escadas ou pular com frequência. Além disso, precisam de uma higiene adicional em suas orelhas. Devido a seu formato e tamanho, se sujam com facilidade (de igual maneira, os ouvidos podem acumular umidade e bactérias).

Não hesite em optar por uma raça tão bonita que até mereceu uma citação de William Shakespeare: “Com orelhas que limpam o orvalho da manhã, joelhos torcidos e papadas como touros de Tessália. Lento na caça mas com bocas como sinos.”

Recomendados para você