Cães do grupo 6: classificação de raças segundo a FCI

maio 20, 2018

A Federação Cinológica Internacional encarrega-se de determinar os padrões regulares de cada raça canina e as classifica segundo suas características. Por isso, neste artigo, contaremos a você quais são os cães do grupo 6, que inclui os cães do tipo sabujos e de rastreamento.

Cães do grupo 6: tipo sabujos

Poderíamos dizer que esta é uma das seções que mais raças inclui (ao todo, 63). Entre elas podemos destacar:

Cães do grupo 6

  1. Foxhound Inglês

Esta raça descende do cão de Santo Humberto e do extinto Talbot. Foi criada para acompanhar os homens montados a cavalo quando iam a caça. Esses cães não têm problemas para trabalhar sem descanso por várias horas e se adaptam a todos os tipos de terrenos. Não é um animal de companhia, vivem em matilha. Quanto a aparência, ela é similar a do Beagle, mas de tamanho maior. A pelagem é curta e pode ser preta, branca ou tostada. Tem orelhas baixas e caídas, cauda de porte alegre.

  1. Sabujo espanhol

Surgiu no Norte da Península Ibérica, para caçar todos os tipos de animais, incluindo raposas, cervos, lobos e ursos. Foi descrito pela primeira vez em meados do século XIV, em um livro de “Caça-grossa” (caça de animais de grande porte) do Rei Alfonso XI. É de média estatura, tem orelhas longas e pendentes, olhar doce e pelo fino, colado e liso. O Sabujo Espanhol é carinhoso, manso, forte e nobre.

  1. Basset Hound

De baixa estatura, apresenta um problema genético chamado Bassetismo (patas curtas) e seu corpo é alongado. É similar ao Teckel e surgiu do cruzamento de um Blood Hound com outro cão inglês. Os primeiros exemplares nasceram na França, para serem utilizados como rastreadores.

O manto costuma ser de três cores (branco, marrom e preto), tem orelhas muito longas que, às vezes, tocam o solo. Têm movimentos lentos, mas não torpes. É um cão muito tranquilo, amigável, leal, carinhoso e um pouco obstinado.

  1. Griffon azul da Gasconha

Originário da Françaeste cão de caça é muito versátil, porque atua tanto de forma individual como em matilha. Sua pelagem é espessa e moteada, tem um corpo médio, cauda para cima, ligeiramente curvada, e manchas pretas nas laterais da cabeça.

  1. Beagle

É um dos cães mais populares do mundo e surgiu no Reino Unido. Este sabujo está capacitado para rastrear lebres e coelhos, tem uma grande capacidade olfativa e, por isso, é utilizado para detecção de todos os tipos de substâncias.

Eles ficaram famosos na Época Isabelina, bem como, também, devido ao cinema e a televisão. De persoanalidade amigável, alegre, afetuoso, inteligente, decidido e resolvido, o Beagle pode se distrair com facilidade quando detecta algum cheiro estranho.

Cães do grupo 6: de rastreamento

Esta seção está composta por três raças:

  • Rastreador de Hannover (Alemanha)
  • Dachsbracke dos Alpes (Áustria)
  • Rastreador montanhês da Baviera (Alemanha)

Cães do grupo 6: semelhantes

As duas raças que compõem esta seção são:

Cães do grupo 6

  1. Dálmata

Todos reconhecem um Dálmata quando o veem, devido ao seu corpo branco repleto de manchas pretas (cujo padrão não se repete em nenhum outro animal da mesma raça). Ele deve seu nome ao seu local de origem, Dalmácia, na Croácia. Quando nascem, não têm manchas, mas depois, elas vão aparecendo.

É uma raça propensa a surdez (nesse caso apresentam olhos claros). Precisa de muita atividade e de exercícios diários, é cheio de energia, brincalhão, se dá bem com as crianças, é bastante inteligente e costuma ser reservado e independente.

  1. Cão leão da Rodésia

Esta raça de origem sul-africana é de grande porte, musculosa e veloz (pode correr até 65 km por hora). É utilizado para a guarda, a caça e a companhia. Sua pelagem é curta e densa. Este cão apresenta uma espécie de “crista” sobre a espinha dorsal, formada por pelos que crescem em sentido contrário ao restante (daí seu nome).

Além disso, o cão leão da Rodésia, como o conhecemos hoje, é uma combinação com outras raças de cães europeus como o Buldogue, o Collie, o Pointer e o Dogue alemão. Também é muito leal, inteligente, distante com os estranhos, de temperamento estável, protetor e paciente com as crianças.