Raças de cães com orelhas grandes

novembro 18, 2017

Não sabemos muito bem por que, mas nos atraem mais as raças de cães com orelhas grandes e longas. Talvez porque possuam um ar melancólico e triste, e queremos abraçá-los imediatamente, ou talvez porque suas orelhinhas caídas nos fazem recordar os bichinhos de pelúcia da nossa infância. Neste artigo, contaremos a você quais são as raças que compartilham esta característica.

Quais raças de cães com orelhas grandes existem?

São todos muito bonitos e têm algo em comum: suas enormes orelhas! Algumas são peludas e outras não, são “caídas” e balançam, e elas se movem ao compasso dos movimentos do animal. Estas são as raças de cães com orelhas grandes que existem:

  1. Basset Hound

Faz parte do grupo dos Sabujos e, além de suas patas curtas e seu corpo alongado, uma de suas características principais são suas orelhas longas. Basset Hound tem um olfato bem mais desenvolvido que outras raças, e são utilizados desde o século 19 para caçar lebres, faisões, raposas e veados. Surgiu do cruzamento de um Bloodhound com um cão inglês.

As longas orelhas do Basset Hound são muito propensas a infecções e a mau cheiro, já que praticamente ele as arrasta pelo chão. Elas devem ser limpas frequentemente com um pano úmido ou com um algodão com álcool.

  1. Cocker Spaniel

O americano tem as orelhas mais longas que o inglês. Este último é originário de Gales e a finalidade ao criá-lo foi a de perseguir galinhas d’água entre os arbustos. Trata-se de um cão forte, equilibrado, atlético, com cabeça larga e nariz grande. As orelhas são longase chegam até o nariz, no mínimo. A otite é uma das doenças comuns no Cocker Spaniel.

Cão da raça Cocker Spaniel

No caso do Americano (que surgiu a partir do inglês), tem também as orelhas caídas, longas e lanosas. Recomenda-se cortar os pelos aos lados dos ouvidos para evitar infecções causadas por bactérias, parasitas ou feridas.

  1. Beagle

Outra das raças de cães com orelhas grandes que destacamos. Trata-se de um animal de estimação de tamanho médio, com patas curtas e criado para a caça e para o rastreio de lebres e coelhos. É de origem inglesa e tornaram-se muito populares durante a época isabelina (já que eram os preferidos da Rainha). O Beagle mais famoso do mundo, sem dúvida, é o Snoopy.

Suas orelhas são amplas e longas, com pontas arredondadas. Chegam até a ponta do nariz e partem das maçãs do rosto. Esta condição traduz-se em um canal auditivo sem suficiente ar e, portanto, as infecções são muito recorrentes, por causa da umidade.

  1. Bloodhound

Também conhecido como Cão de Santo Humberto, pertence ao grupo de sabujos, e é uma das raças com o olfato mais bem desenvolvido de todas. Podem seguir um rastro de até quinze dias, por isso são utilizados para rastrear pessoas desaparecidas, por exemplo, no campo ou na montanha. As orelhas são bem longas, de textura suave, e sempre caídas, ao lado da cabeça.

Cães da raça Bloodhound

Fonte: Mark Robinson

  1. Basset Artesiano da Normandia

É outro dos cães com orelhas grandes e caídas e com aspecto “triste” que nos chamam muito a atenção. Com corpo alongado e as patas curtas, o Basset é originário da França (o primeiro exemplar da raça que se tem notícia data de 1870). As orelhas são longas e têm forma de saca-rolhas, penduradas nas laterais da cabeça. É fundamental limpar com regularidade para evitar infecções e o acúmulo de sujeira.

  1. Dogue Alemão

Trata-se de um dos maiores cães e dos mais elegantes que existe. Ainda que ele possa causar um pouco de medo por seu tamanho, é bom e amistoso. É conhecido como o “Apolo” dos cães. De origem alemã, o Dogue Alemão é muito carinhoso, fiel e dócil. Suas orelhas são de inserção alta e caídas. Antigamente costumavam cortá-la, para dar a estes animais mais “elegância”, mas, por sorte, essa prática ficou no passado.

  1. Dachshund

O tão famoso “Cão salsicha” com suas patinhas super curtas e seu corpo muito alongado é outra das raças com orelhas longas. O primeiro exemplar apareceu na Alemanha, em 1888, e sua finalidade era a de detectar tocas. É um rastreador muito valente. Pode ter pelos longos, duros ou curtos.

Fonte da imagem principal: Basset Hound