Cães mestiços e de raça, diferenças de personalidade

· junho 3, 2018
É melhor ter um cão mestiço ou de raça? Essa é uma das primeiras perguntas que muitas pessoas fazem na hora de adotar um cachorro.

É melhor ter um cão mestiço ou de raça? Essa é uma das primeiras perguntas que muitas pessoas fazem na hora de adotar um cachorro. O certo é que existem muitas diferenças importantes entre os cães mestiços e de raça. A decisão final dependerá das necessidades e objetivos do futuro dono.

Definição de cães mestiços e de raça

Antes de ver as principais diferenças entre estes tipos caninos, é muito importante defini-los. Neste sentido, os cães de raça possuem características físicas e de comportamento exatamente iguais aos seus antepassados. O fato de sua genética não ter sido alterada ocorre por serem cruzados apenas com cachorros de sua mesma raça.

Por sua vez, os cães mestiços são aqueles que nascem do cruzamento entre diferentes raças de cães. Ou seja, o ser humano normalmente não está envolvido no processo de seleção do acasalamento do animal. Por essa razão, é um pouco mais complicado saber exatamente quais são as raças que deram origem a esses caninos.

Cães mestiços e de raça, qual é melhor?

Quando uma pessoa decide adotar um cão, começa o processo de busca do animal ideal. Na prática, essa decisão pode ser muito mais difícil do que parece em um primeiro momento. Principalmente, se existem limitações de espaço ou outras condições que reduzam as opções de escolha.

Muitas pessoas possuem um certo preconceito em relação aos cães mestiços. De maneira equivocada, acabam associando esses animais com as ruas ou com a sujeira. Não poderiam estar mais enganadas. Embora seja verdade que existam diferenças entre os cães mestiços e de raça, nenhuma delas é capaz de causar problemas no lar adotivo.

cães mestiços e de raça

Então, qual é melhor? Tanto os cães mestiços como os de raça podem ser uma excelente companhia. Quando bem educados, não causarão nenhum problema e ambos serão capazes de brincar e levar alegria para o seu novo lar. Porém, é importante conhecer as principais diferenças entre esses tipos de cães e, com base nisso, escolher o mais adequado.

As principais diferenças entre cães mestiços e de raça

Características físicas

Sem dúvida alguma, uma das principais vantagens dos cães de raça é poder definir com relativa exatidão as características físicas do animal. Nesses casos, é possível saber quanto vai crescer, o tipo de pelo que terá, o cuidado que requer, possíveis doenças que pode desenvolver, entre outras.

Por outro lado, com um cão mestiço, não é possível determinar esses aspectos, já que desconhecemos seus antepassados. Por isso, se recomenda ter um cão de raça se a sua casa possui espaço limitado.

Cães únicos

Agora, se o que você busca é um cão único, tanto fisicamente quanto em relação à personalidade, sem dúvida alguma um cão mestiço é a melhor opção.

Os cães mestiços são únicos. Isso significa que não existe outro animal com as mesmas características que ele. Embora possam compartilhar determinados comportamentos com seus antepassados, geralmente possuem uma personalidade completamente diferente.

cães mestiços e de raça

Doenças hereditárias

Os cães mestiços são menos propensos a desenvolver doenças hereditárias que os de raça. Isso acontece porque os primeiros não seguem um padrão genético específico.

Por sua vez, os cães de raça não apenas mantém a pureza dos seus genes, mas também transmitem e aperfeiçoam problemas genéticos. Outro dado curioso é que os mestiços costumam ser mais fortes, resistentes e viver mais que os animais de raça.

Personalidade

Os cães mestiços costumam ser extremamente carinhosos e fáceis de educar. Os cães de raça também, apesar de os primeiros serem mais dóceis. A verdade é que, nesse ponto, a personalidade e o comportamento do canino dependerão, em grande parte, da educação e do afeto recebido dos cuidadores.

Força

Os cães mestiços herdam os melhores e mais fortes genes de cada pai. Assim, geralmente são mais resistentes que os cachorros de raça. Fisicamente, costumam ser mais fortes e apresentam menos problemas médicos que os outros.

Tanto os cães mestiços como os de raça são seres seres extraordinários, carinhosos e afetuosos. Seu comportamento dependerá tanto da educação como do afeto recebido. No entanto, decidir qual dos dois é melhor pode ser bastante complicado.

Embora os mestiços tenham muitas vantagens em relação à saúde, a decisão final dependerá do tipo de animal de estimação que a pessoa está buscando.