Os cães podem comer manga?

A maioria dos cães gosta de comer coisas doces como manga, mas essa fruta tem os componentes necessários para beneficiar seu corpo? Descubra abaixo!
Os cães podem comer manga?

Última atualização: 05 junho, 2023

Talvez você esteja se perguntando sobre os efeitos que as frutas têm no corpo do cachorro, tendo em mente que é importante saber se o que damos a esses animais é realmente bom ou ruim para eles. Por exemplo, se você está saboreando uma manga doce e seu cachorro se aproxima de você para pedir, seria aconselhável deixá-lo comer um pouco? Ou isso traria consequências negativas para o seu animal de estimação?

Bem, neste artigo você poderá descobrir o efeito que uma fruta como a manga pode ter no corpo dos caninos. Aqui você descobrirá se essa comida deliciosa e reconhecida fruta pode ser uma opção saudável para seu amigo ou se o mais conveniente é evitar seu consumo.

No entanto, tenha em mente que quando se trata da alimentação e dieta do seu pet, é fundamental ter a opinião de um profissional sobre o assunto. Dessa forma, você pode ter mais certeza de que o que você dá ao seu animal de estimação não será apenas um deleite que ele gostará, mas também beneficiará sua vida.

As propriedades de manga

A manga, cientificamente conhecida como Mangifera indica, é uma fruta composta de calorias, carboidratos e fibras, e tem um baixo percentual de proteína e gordura. Além disso, seu valor nutricional inclui minerais como: sódio, cálcio, ferro, fósforo e potássio. Também possui vitamina A, B1, B2, B3 e C. Essa fruta pode trazer múltiplos benefícios para as pessoas, mas será que funciona da mesma forma no organismo do cachorro?

cachorro pequeno comendo

É bom dar mangas para cachorros?

Então, para aqueles que se perguntam se os cães podem comer manga, a resposta é sim. Essa fruta suculenta e doce não representa perigo para os animais de estimação, desde que seja servida da forma correta. Em outras palavras, é preciso levar em conta certos cuidados. Acima de tudo, antes de dar algo novo ao seu animal de estimação, você deve primeiro consultar um veterinário.

É essencial que seja descartada qualquer reação alérgica ou negativa por parte do cão em relação ao seu consumo. Da mesma forma, deve ficar claro que, apesar de não ser uma fruta tóxica para o seu animal de estimação, você não deve fornecê-la constantemente. A manga pode funcionar como um complemento à dieta do seu cão ou como um lanche, mas nunca deve ser um prato principal ou uma refeição frequente para o seu cão.

Benefícios da manga para cães

Nesse sentido, dar mangas aos cães de forma moderada e correta pode contribuir para o bem-estar desses animais. Graças à sua composição antioxidante, essa fruta ajuda a proteger o seu amigo de diversas doenças, combatendo bactérias e vírus. Também fornece ácido fólico ao organismo do cão, o que favorece a produção de glóbulos vermelhos.

Por outro lado, as propriedades da manga ajudam a fortalecer o sistema imunológico, a visão e os ossos do seu animal de estimação. Da mesma forma, ajuda a mantê-lo hidratado, devido ao teor de água da referida fruta. Também regula o funcionamento do sistema digestivo graças à fibra. Por isso, é ideal se o seu cão sofre de prisão de ventre.

Os possíveis perigos das mangas para cães

No entanto, negligenciar as quantidades ou a maneira como os cães comem mangas pode ser perigoso. Portanto, deve ficar claro que, em hipótese alguma, esses animais devem ser alimentados com manga verde. Se a fruta não estiver madura o suficiente, é melhor mantê-la longe deles. Essa manga é muito ácida e pode causar dor de estômago e até diarreia em cães.

Além do que foi dito acima, é preciso ter muito cuidado com o caroço da manga, pois ela é bem grande e dura. Portanto, recomenda-se que os cães não consumam essa parte da fruta. Assim você evitará que eles se engasguem ou corram o risco de asfixia.

Como fornecer manga ao seu cão?

Se você quiser dar manga ao seu cachorro, primeiro verifique se é uma fruta madura e de qualidade. Depois, deve-se lavá-la bem, retirar a casca e também o caroço. Em seguida, você pode cortar a polpa em pedaços pequenos para o seu amigo de quatro patas. O ideal é dar ao seu cão duas ou três pedaços, se for de raça pequena; quatro, se o animal for de tamanho médio; e cinco ou seis, se for um cachorro grande.

cachorro comendo

Outras opções de frutas para cães

Por fim, fica claro que é possível incluir um pouco de manga na dieta do seu cão, mas de forma moderada. No entanto, essa não é a única opção para os cães, pois existem outras frutas que podem ser consumidas como complemento da dieta ou como um delicioso lanche. Entre elas, está a melancia, a maçã e a pera.

Embora os cães possam comer manga, quando se trata do bem-estar do seu animal de estimação, o melhor é ter orientação de um profissional. Portanto, pergunte a um veterinário sobre a dieta do cão, ele saberá o que é melhor para o seu amigo de quatro patas de acordo com sua idade, tamanho e estado de saúde.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • El mango: aspectos agroindustriales, valor nutricional/funcional y efectos en la salud. Recogido el 1 de febrero de 2022 de: http://www.aulamedica.es/nh/pdf/7701.pdf
  • Comida casera para perros: frutas y verduras que pueden comer. Recogido el 1 de febrero de 2022 de: COMIDA_CASERA_PARA_PERROS_FRUTAS_Y_VERDURAS_QUE_PUEDEN_COMER_AUGUST_30_2014_JHOSEHP_RENDON_ALIMENTACION_DEL_PERRO_11_COMMENTS

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.