Os cães podem se tornar veganos?

Sabendo que os cães pertencem biologicamente à ordem Carnivora, talvez você se pergunte se os cães podem se tornar veganos. Neste artigo, vamos esclarecer esse tópico para você.
Os cães podem se tornar veganos?

Última atualização: 13 Fevereiro, 2021

Se você estiver se perguntando se os cães podem se tornar veganos, a resposta curta é que sim, eles podem. Em termos técnicos, os cães podem sobreviver com uma dieta vegana ou vegetariana.

Um argumento que se ouve com frequência é que os cães são carnívoros como seus ancestrais lobos e, portanto, devem comer carne para sobreviver, o que é incorreto.

Embora a espécie de cães Canis lupus familiaris seja um membro da ordem Carnivora, os cães são na verdade onívoros. Isso significa que o sistema digestivo canino é bastante capaz de digerir e extrair nutrientes de frutas e vegetais.

É importante observar que a ordem Carnivora também inclui o panda gigante, espécie que se alimenta quase exclusivamente de bambu.

Em caso de alergia alimentar: os cães podem se tornar veganos?

Devido ao fato de alguns cães serem alérgicos à proteína animal, às vezes veterinários e nutricionistas licenciados podem prescrever dietas sem carne.

É importante ressaltar que um plano alimentar sem gorduras e proteínas animais para cães é potencialmente perigoso. Portanto, nunca deve ser implementado sem a supervisão de um profissional.

Em caso de alergia alimentar: os cães podem se tornar veganos?

Por que um regime vegano pode ser perigoso para os cães

Elaborar uma dieta sem carne para cães envolve garantir que ela contenha todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento e a manutenção adequados. Essa tarefa pode ser extremamente difícil, mesmo para nutricionistas veterinários especializados.

Embora o sistema digestivo canino possa obter nutrientes de componentes vegetais, é muito mais fácil processar matéria animal.

Certamente, frutas e vegetais são ótimos no fornecimento de vitaminas e antioxidantes tão necessários para a saúde canina, mas carecem das quantidades necessárias de gordura e proteína.

As proteínas derivadas de produtos de origem animal, como o colágeno, a elastina e a queratina, são vitais para ter a pele, os músculos e as articulações saudáveis. São difíceis, senão impossíveis, de serem obtidas com uma dieta vegana.

O ponto principal é que, a menos que esse processo seja feito com muito cuidado e sob a orientação e supervisão de um nutricionista veterinário licenciado, tornar seu cão vegano pode levar a sérias complicações de saúde e desnutrição.

Na dieta diária canina, fornecer componentes da pele e das patas das aves é importante, pois são fontes de proteínas importantes como o colágeno, a elastina, a queratina e a melanina, entre outras.

Fornecer componentes da pele e das patas das aves é importante

Como alimentar seu cachorro se você for vegano

Então, o que as famílias veganas devem fazer? Se as suas motivações para viver um estilo de vida vegano forem puramente relacionadas à saúde, então é importante perceber que os benefícios para a saúde que você obtém ao se alimentar com uma dieta vegana não se estendem ao seu cão.

Mas as coisas podem ficar mais difíceis se você for vegano por razões éticas. Se você estiver lutando para encontrar um equilíbrio entre alimentar seu cão com uma dieta saudável e permanecer fiel aos seus princípios, aqui estão alguns tópicos que podem ajudar:

  • Converse com o veterinário sobre as suas preocupações. O profissional pode indicar alguns alimentos de qualidade para cães que usam ovos ou laticínios em vez de carne.
  • Considere se comprometer a alimentar o seu cachorro com ração à base de peixe.
  • Compare alimentos para cães de alta qualidade que usam carnes processadas de forma ética, bem como frutas e vegetais de origem ética.
  • Se você estiver absolutamente determinado a fazer com que seu cão se torne vegano, consulte um nutricionista veterinário licenciado para desenvolver uma dieta vegana nutricionalmente saudável para seu cão.

Em resumo…

A resposta curta para “os cães podem se tornar veganos?” é: tecnicamente, sim. Como você viu, a resposta mais completa é que essa dieta está longe do ideal e pode até ser perigosa em alguns casos.

Claro que é admirável se preocupar com o bem-estar de todos os animais. No entanto, quando se trata de alimentar o seu cão, é a vida e a saúde dele que devem ser colocados em primeiro lugar. Os especialistas acreditam que simplesmente não há evidências suficientes para apoiar o vegetarianismo em cães.

Pode interessar a você...
Os alimentos preferidos dos cães
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Os alimentos preferidos dos cães


  • Preylo, B. D., & Arikawa, H. (2008). Comparison of vegetarians and non-vegetarians on pet attitude and empathy. Anthrozoös, 21(4), 387-395.
  • Rothgerber, H. (2013). A meaty matter. Pet diet and the vegetarian’s dilemma. Appetite, 68, 76-82
  • Gómez, L. M. (2014). Introducción a la Nutrición de Caninos y Felinos. Journal of Agriculture and Animal Sciences, 2(2).