Cães provisoriamente reconhecidos pela FCI

· maio 5, 2018

A Federação Cinológica Internacional determina os padrões de raças de cães no mundo inteiro. No entanto, há alguns cães provisoriamente reconhecidos pela FCI que ainda não foram aceitos de forma definitiva. Isso significa que eles não podem participar das competições e exposições organizadas pela instituição (pelo menos, por enquanto). Descubra mais abaixo.

Quais os cães provisoriamente reconhecidos pela FCI?

No total, são 8 raças de cães reconhecidas provisoriamente pela FCI. Cada uma delas será parte de um grupo e seção diferentes levando em conta suas características físicas. Algumas delas são:

1. Thai Bangkaew

Esta raça, originária da Tailândia (mais precisamente do distrito de Bang Rakam, no centro do país), seria parte do grupo 5 e seu tamanho é médio. Sua pelagem é curta e de dupla camada, sendo grossa ao redor do pescoço. Suas cores mais comuns são branco, preto, cinza, ruivo e castanho. É uma raça inteligente, robusta, atlética e ágil. Um companheiro perfeito, leal à família, amoroso, alerta e que se dá bem com crianças.

2. Cão fazendeiro da Dinamarca e Suécia

Cão fazendeiro da Dinamarca e Suécia

Outro cão provisoriamente reconhecido pela FCI. Poderia fazer parte do grupo 2 e é muito popular em toda a Escandinávia. Essa raça antiga treinada para o trabalho agrícola, caça e guarda, tem um temperamento gentil e protege sua família a todo momento. É um animal de estimação ideal para agricultores.

É de tamanho médio e possui uma cabeça pequena. Sua pelagem curta tem cor branca com manchas de cores diferentes e sua cauda é de tamanho longo.

3. Pastor-do-sudeste-europeu

Seu nome original é Pastor de Bucovina e ele pertenceria ao grupo 2. É um cão rústico, muito guardião e com excelentes dotes agrícolas, criado há séculos nos Cárpatos (Romênia e Sérvia). Gosta de patrulhar à noite e precisa de muito espaço para correr. É um animal quieto, obediente, equilibrado, adora crianças e pode ser desconfiado com estranhos.

Pode chegar a pesar 90 kg e medir 78 cm em sua cernelha. As cores de seu pelo podem ser branco com manchas cinzas, pretas ou ruivas. Possui uma cabeça grande, nariz preto e largo, lábios grossos, olhos pequenos e cauda grossa.

4. Cão de caça da Polônia

De origem polonesa, estes cães provisoriamente reconhecidos pela FCI fariam parte do grupo 6 juntamente com outros cães de caça. Com o corpo forte e robusto, são muito resistentes ao trabalho, inclusive em regiões montanhosas. Seu tamanho é mediano e têm um temperamento estável e suave. Inteligentes, fáceis de educar, cuidadosos com estranhos e bastante saudáveis (podendo viver aproximadamente 13 anos). Seu pelo é quase todo preto, com exceção de algumas manchas marrons no focinho e nas patas.

5. Cimarron uruguayo

É um cão do tipo molosso e faria parte da seção 1 do grupo 2 (mastins). De tamanho grande, robusto e musculoso. Sua pelagem é curta e quase sempre de cor castanho escuro ou tigrado com rosto preto. De grande valor, pode ser usado para guarda, caça e prática de esportes. Muitas vezes suas orelhas são cortadas ao nascer e ele pode sofrer de displasia de quadril ou cotoveloDesenvolve-se melhor em terrenos amplos, com montanhas ou colinas.

Pastor australiano de cauda chata

6. Pastor Australiano de cauda chata

Estes cães provisoriamente reconhecidos pela FCI poderiam fazer parte do grupo 1 e foram criados para conduzir rebanhos de gado. Sua descendência vem de várias raças europeias e do Dingo Australiano. Possuem o pelo ruivo, azul ou preto manchado. Têm cauda curta, orelhas pontudas, corpo musculoso e tamanho médio (até 50 cm em sua cernelha).

Quanto ao seu temperamento, podemos dizer que eles estão sempre alertas e vigilantes, são sensíveis com seus donos e reservados com estranhos. Precisam fazer muito exercício e serem socializados desde filhotes.

7. Pequeno cão russo

De tamanho pequeno e da família do Terrier, o pequeno cão russo seria parte do grupo 9 e é semelhante ao Chihuahua. Pode ter pelos longos ou curtos e quase foi extinto duas vezes (em 1920 e 1990). Mede um máximo de 28 cm e pode pesar até 3 kg. Tem a cabeça pequena, olhos grandes e orelhas triangulares. Além disso, as cores do pelo podem ser preto, castanho, ruivo e azul. É um cão muito ativo, alegre, vigilante e apegado à família.