Cães são ciumentos?

· setembro 8, 2018
O ciúme em cães está relacionado com o instinto. Pode surgir por medo de que outro ser lhe tire o carinho de seu dono.

O cão pode sentir ciúmes com a chegada de um bebê, de outro animal de estimação, por ocasião de um casamento ou de visitas… Sim, os cães são ciumentos! Você gostaria de saber por quê? Neste artigo contaremos as razões, que estão muito relacionadas à sobrevivência e à vida em grupo.

Por que os cães são ciumentos?

Para os animais de estimação, o ciúme aparece como uma questão de instinto, para proteger o relacionamento social que eles têm com seus donos. Não tem a ver com amor, amizade ou qualquer coisa assim, mas com algo completamente natural e que não podem evitar.

Muitas pessoas consideram que o ciúme é mais uma construção social entre os seres humanos, ou que é uma emoção específica ligada a relacionamentos românticos ou sexuais.

Mas também pode aparecer nos animais um sentimento de angústia diante da possibilidade de um “usurpador” do afeto do dono.

É claro, ao contrário do que acontece com as pessoas, os cães sentem ciúme quando veem ameaçados os laços que os ligam aos outros membros da “matilha”.

Por exemplo, se um casal tiver um bebê, ele ficará com ciúmes do novo ser que apareceu, considerado-o um rival.

Os cães sentem ciúme e o experimentam de diferentes maneiras: eles podem rosnar, tentar morder o ‘intruso’ ou querer chamar a atenção do dono, trazendo-lhe um brinquedo ou pulando em seus braços.

Outros optam por se esconder depois da chegada desse oponente ou fazer o possível para “tirá-lo do caminho”, nem sempre de maneira amigável, já que cães são ciumentos.

cão ciumento com brinquedo

Como identificar ciúmes em cães?

Para saber se o seu animal está com ciúmes, você deve analisar o comportamento dele e a situação particular da sua casa. Isso não significa que todos os cães experimentem esse sentimento quando temos um filho ou adotamos outro animal, nem que eles pensem que estão sendo deslocados ou deixados de lado quando os reunimos.

Na verdade, os cães sentem ciúme quando “consideram” que estão sendo tratados injustamente. Mas, como saber se seu cão está com ciúmes? Estes são os principais sinais:

  1. Late excessivamente

Quando seu dono presta atenção a outro animal, a um bebê, a seu parceiro ou a um convidado, o cão começa a latir sem parar. Isso acontece principalmente em raças mais ‘latidoras’, como chihuahua e schnauzer.

  1. Faz suas necessidades em lugares indevidos

Se seu cão estiver com ciúmes, ele pode escolher fazer suas necessidades em qualquer lugar, para marcar seu território ou chamar sua atenção.

  1. Destruir coisas

Ele pode pegar seus brinquedos e quebrá-los, sacudir a cama com força e destruir ou “roubar” itens pessoais do proprietário (meias, sapatos…). Porém, ele também faz isso para chamar a atenção.

  1. Torna-se agressivo

Outra reação de um cão ciumento é rosnar, mostrar dentes ou tentar morder quem eles consideram o intruso. Além disso, também pode apresentar outras mudanças em seu comportamento, como chorar, lamber as pernas compulsivamente, parar de comer – ou fazê-lo excessivamente – e, também, uivar.

cães com ciúme

Dicas para tratar um cão ciumento

Você já sabe que os cães são ciumentos e que eles apresentam isso de maneiras diferentes. O próximo passo é ajudá-lo para que ele não fique triste, ansioso ou infeliz. Aqui estão algumas dicas para reduzir essa situação:

  1. Prestar mais atenção

Embora a chegada de uma criança ou de outro animal de estimação possa consumir muito tempo no seu dia a dia, recomendamos que você não deixe o seu cão de lado. Alguns minutos de atenção por dia já são suficientes para ele se sentir amado.

  1. Apresente o novo membro

É muito importante que o animal entre em contato com alguém que considere um “perigo”. Primeiro, brinque um pouco com ele e faça as apresentações correspondentes. Porém, faça isso com cuidado e preste muita atenção às reações deles.

  1. Dê presentes para ele

Cães adoram receber brinquedos e guloseimas. Quando você voltar das compras, ou tiver passado muito tempo com o ‘outro’ que está incomodando seu cão, dê algo a ele, para que ele se sinta melhor.

Para evitar que os cães sintam ciúme, o melhor que podemos fazer é socializar o animal. Seja no parque ou em casa, ele deve saber que existem outros animais e que isso não afeta o relacionamento que ele tem com seu dono.