Cães treinados para a busca de pessoas

· fevereiro 23, 2018

Os cães sempre fizeram parte de nossas vidas. E não apenas como animais de estimação, mas também como seres que são capazes de desenvolver tarefas que só eles conseguem executar de forma esplêndida. Esse é o caso dos cães treinados para a busca de pessoas.

Apesar dos avanços tecnológicos, os cães sempre foram um dos melhores aliados para se conseguir bons resultados na busca e no resgate de pessoas.

Os cães treinados para a busca de pessoas recebem um treinamento profissional exaustivo e muito duro, mas que se traduz em ótimos resultados. Gostaria de saber quais são os tipos de cães treinados e como fazem isso? Contaremos tudo a respeito!

É um trabalho forçado para eles?

Há muitas pessoas que acham que utilizar os animais para trabalhos não é algo benéfico para eles. Porém, os cães treinados para a busca de pessoas são bem cuidados. Além disso, o trabalho que esses peludos fazem, para eles é mais uma brincadeira.

Cachorro no parque indo buscar uma bola jogada pelo dono

Devemos levar em conta que os animais não pensam e que há muitas situações que fogem do controle deles. É claro, quando encontram uma pessoa, esses cães sabem que ela está sofrendo, mas o conjunto da operação em si, é uma brincadeira para eles.

Eles lutam por encontrar algo ou alguém, mas não sabem o porquê. Isto é, só se deixam guiar pelo instinto e por seus desenvolvidos sentidos. Fazem seu maior esforço pensando principalmente no prêmio que virá depois. Obviamente, quando se dão conta de que é uma pessoa que eles ajudaram, se sentem bem com isso.

Estes cães fazem um trabalho esplêndido. Por isso, devem se aposentar antes de tempo, já que andar por terrenos inóspitos é um desgaste extra.

De fato,  casos de cães que tiveram problemas emocionais devido ao atentado ocorrido em 2001, em Nova York. Muitos deles sentiram a tristeza de seus colegas e das demais pessoas, além do estresse por não encontrarem sobreviventes.

Quais as características devem ter os cães treinados para a busca de pessoas?

Ainda que não exista uma determinada raça para este tipo de trabalho, é verdade que há várias características comuns que todos os cães treinados para a busca devem ter. Por exemplo, seus sentidos de olfato e de audição devem estar muito bem desenvolvidos. Mas há mais:

  • Devem ser resistentes e ágeis ao mesmo tempo. Isto permite que possam suportar os caminhos e os terrenos complicados e, ao mesmo tempo, poder entrar em lugares de difícil acesso. É por isso que os animais pequenos não costumam ser utilizados para este trabalho.
  • Porém, também não podem ser utilizados cães muito grandes, já que o tamanho deles pode impedir que tal função seja realizada. Um cão muito grande ou um pouco obeso poderia causar problemas na hora de deslizar por certos locais ou para serem transportados em botes ou helicópteros. É por isso que raças como a São Bernardo e a Dogue alemão não são admitidas para estes trabalhos.
Cães sendo treinados

Autor: Brian George

  • Devem ter uma grande motivação. Um cão que se dedique à busca deverá se sentir motivado a continuar em sua tarefa por horas prolongadas, ainda que em condições muito desfavoráveis. Cães de caça que são obcecados por sua recompensa e para encontrar a vítima são os ideais.
  • Devem ser bem socializados. Tanto com pessoas como com outros animais, já que o cão sempre fará parte de uma equipe de pessoas e, possivelmente, de outros peludos. É claro, ele deverá estar acostumado a manter a calma ante situações estressantes para que, assim, não dificulte a busca.

Um trabalho muito especial

São diferentes tipos de trabalho que os cães treinados para a busca realizam. É caso do rastreamento, da busca de cadáveres, da busca na água ou em desastres naturais…

Estes cães fazem um trabalho excepcional, tanto em terra como em água. São muitas as vidas salvas graças a eles e todos nós devemos lhes dizer MUITO OBRIGADO!

Fonte da imagem principal: North Carolina National Guard