Uma caminha original para o seu gato: reciclando um monitor

Uma caminha original para o seu gato: reciclando um monitor

Última atualização: 11 Julho, 2021

Você está procurando uma ideia ecológica e única para mimar o seu melhor amigo? Descubra como reciclar um monitor antigo de computador transformando-o em uma caminha original para o seu gato. Seguindo alguns passos simples, você poderá criar um lugar especial e único para o seu felino.

Como fazer uma caminha original para o seu gato?

A primeira coisa que você deve fazer é encontrar um monitor antigo de computador, algo relativamente simples porque com os avanços tecnológicos dos últimos anos quase todos nós substituímos nossos monitores antigos por telas planas de melhor resolução.

Se você jogou o seu fora, não se preocupe, com certeza pode encontrar no Facebook alguém que queira doar um monitor antigo para você. A pessoa vai poder se livrar de algo que não usa mais e ocupa muito espaço ao mesmo tempo que vocês ajudarão o meio ambiente ao reciclar.

O ideal é que o monitor tenha 15 e 19 polegadas, para o seu gatinho se sinta confortável dentro dele. Quando estiver com o monitor em mãos, você deve começar a trabalhar, que será a parte mais divertida.

A primeira etapa é desmontar o monitor. Tenha muito cuidado ao fazer isso. Você pode pedir ajuda a um técnico para desmontá-lo, já que monitores, assim como televisores, tendem a armazenar uma leve carga em seus capacitores por alguns meses. Porém, se você quiser fazer sozinho, não tem problema, só tome cuidado porque você pode sofrer um acidente.

Para desmontá-lo, vire o monitor de cabeça para baixo. Todos esses monitores antigos se separam de uma maneira muito semelhante. Você precisará de uma chave de fenda plana, uma chave de fenda Philips, um alicate pontudo e cortante, e luvas.

Retire a base. É importante fazer isso, além de desmontar do monitor, para que a cama do seu amigo fique estável e apoiada na horizontal. Geralmente, há uma pequena trava de plástico que a prende ao monitor. Encontre onde está a trava, pressione-a e deslize-a para que saia com facilidade.

Localize todos os parafusos e solte-os. Guarde-os para quando for fechar novamente. É provável que, além dos parafusos, você encontre mais travas de plástico como a da base. Quase sempre elas estão localizadas perto de onde se conecta o cabo de alimentação. Uma vez feito isso, remova o chassi.

Você notará que há uma tampa de metal. Encontre os parafusos que a prendem e solte-os.

Retire o monitor. É nesse passo que você precisa ter cuidado com a eletricidade. Recomendamos também que você procure um profissional para saber como retirá-lo completamente, liberando-o da moldura do chassi, tomando cuidado para não tocar na parte do capacitor, que é onde seu cone se fecha. Infelizmente, essa parte não pode ser reciclada.

Você notará que a base está segurando a placa de circuito. Separe todos e coloque-os em uma caixa. Se você teve ajuda de um profissional para desmontar o monitor, pode doar essas partes a ele, com certeza alguns dos componentes eletrônicos terão algum uso. Você vai perceber que terá parafusos por toda parte. Algumas dessas peças geralmente ficam presas de tal forma que terão que ser deslizadas para fora da base para serem liberadas.

Depois de ter o chassi, o quadro do monitor e a base livres de outros elementos, monte-os novamente com os parafusos que você guardou.

Passos finais

Gato com frio.

Limpe perfeitamente todo o monitor, tanto por fora como por dentro, usando um solvente para poder pintá-lo como quiser.

Quando estiver limpo, aplique duas demãos de solvente para plástico, para não ter problema quando for aplicar a cor por cima. Escolha uma cor que combine com os olhos do seu gato ou que contraste com sua pelagem como base.

Use sua criatividade. Para decorar o monitor, você pode usar adesivos de pegadas de gato, desenhar algumas silhuetas felinas na lateral ou até usar as teclas de um teclado que você não usa mais para formar o nome do seu amigo: a sua imaginação é o seu único limite.

Por fim, tire as medidas do interior e procure uma almofada de base. Lembre-se de que quanto mais acolchoado for, mais quentinho será a nova cama. Se o seu gato já tiver um pano preferido, coloque-o dentro para que ele se acostume.

Sem pressão! Seu gato ficará curioso o suficiente para se aproximar sozinho do seu novo abrigo. Quando ele perceber como sua nova cama é aconchegante, provavelmente você não vai mais conseguir tirá-lo de lá.

Pode interessar a você...
Como fazer uma cama para cães ou gatos com um casaco
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Como fazer uma cama para cães ou gatos com um casaco

Neste artigo, vamos mostrar como fazer uma cama para seu cachorro ou gato, reciclando um casaco. Então, vamos lá, mãos à obra!