Informações sobre os olhos dos gatos

fevereiro 9, 2019

Os olhos dos gatos são capazes de capturar movimentos extremamente rápidos. Além disso, conseguem enxergar em situações de pouca luz entre seis e oito vezes melhor que os humanos.

Lindos e enigmáticos, os olhos dos gatos têm alguns pontos em comum com os dos humanos.

São ferramentas importantes tanto para a linguagem corporal quanto para o sucesso destes caçadores noturnos.

Visão noturna do gatinho

Dizer que o bichano vê no escuro é muito comum, mas incorreto. Na verdade, sua visão é entre seis e oito vezes melhor que a visão humana em situações em que a luminosidade é escassa.

Essa capacidade foi desenvolvida devido à necessidade de os felinos caçarem também à noite.

Pessoas e gatos têm o mesmo tipo de células visuais. No entanto, os bastonetes e cones de ambos são distribuídos de forma diferente.

Assim, no felis catus, predominam os cones, que captam muito mais luz, o que faz com que saturem em situações de grande luminosidade.

Esta condição, ainda que faça com que os gatinhos possuam uma grande capacidade de ver na penumbra, faz com que, durante o dia, vejam as coisas com menos clareza, como através de um filme borrado.

Por outro lado, os felinos têm o tapetum lucidum. Isto é, um tecido localizado na parte de trás da retina que lhes permite absorver e refletir uma grande quantidade de luz. Dessa forma, além de ter boa visão noturna, seus olhos brilham no escuro.

informações sobre os olhos dos gatos

Os olhos dos gatos, além de seu magnetismo e beleza, destacam-se por ter uma grande capacidade de visão em situações de pouca luminosidade.

Movimento e cor pela visão felina

A supremacia dos bastonetes sobre os cones também faz com que os olhos dos gatos capturem de forma mais precisa os movimentos rápidos. Dessa forma, aos seus olhos, tudo parece se mover mais lentamente do que realmente se move.

Por outro lado, eles têm dificuldade em perceber o movimento lento, de modo que muitos pensam que estão em frente a objetos imóveis.

Além disso, por ter menos cones que os seres humanos, os gatos não percebem ambas as cores, ainda menos se a luz for muito intensa.

Eles só distinguem os tons azul-violeta e amarelo-esverdeado. Dessa forma, há uma ausência de tons vermelhos em sua visão.

Dados sobre pupilas, tamanho e foco

Em relação ao tamanho da cabeça, os olhos dos gatos são maiores que, por exemplo, os dos humanos. Esta característica é compartilhada com outros caçadores noturnos.

informações sobre os olhos dos gatos

Além disso, o cristalino é separado da frente do olho. Assim, também alcança mais abertura e tem maior capacidade de capturar a luz.

Quando a luminosidade é baixa, a pupila dos felinos aumenta, o que também acontece quando estão com medo. Em uma situação oposta, reduz-se a quase uma linha vertical.

Outra questão é que não conseguem focar em coisas a menos de 30 centímetros de distância. Mas, como a natureza é sábia, entram em cena os bigodes, que os ajudam a detectar tudo o que está próximo.

Mais detalhes sobre os olhos dos gatos

O campo de visão dos gatinhos é de 200 graus. E sua visão periférica é de 30 graus de cada lado. Para você comparar, os graus humanos são 180 e 20, respectivamente, para as mesmas questões.

Eles também têm uma pálpebra extra, chamada membrana nictitante ou terceira pálpebra, que, além de proteger os olhos, os mantém lubrificados. No entanto, ainda assim, precisam piscar.

E, se você observar bem, verá que fazem isso muito lentamente, se eles se sentirem à vontade. Então, se seu gatinho piscar, recompense-o piscando lentamente também e mostre a ele o quanto você o ama.