Cão d’água frisão (wetterhoun): principais características

novembro 14, 2019
O cão d'água frisão ou wetterhoun é uma raça nativa da Holanda que era tradicionalmente criada como cão de caça, embora também pudesse servir como cão de guarda.

O nome original da raça, West Frisian Wetterhûn, significa ‘cachorro de água’ ou cão d’água frisão. Sua missão era ajudar na caça de pequenos mamíferos e aves aquáticas. Como cão de caça, é excelente na recuperação tanto em terra quanto na água. Eles também foram usados ​​como cães de guarda.

O primitivo wetterhoun foi desenvolvido há pelo menos quatro séculos na província holandesa de Fryslan. Supõe-se que a sua origem provenha de cães ciganos cruzados com um cachorro frísio indígena.

Embora o cão d’água frisão quase tenha desaparecido durante a Segunda Guerra Mundial, hoje a criação dessa raça está ganhando popularidade.

Trata-se de um cão robusto de tamanho médio, de forma quadrada, com um peito largo e com as patas dianteiras afastadas. É uma raça forte e robusta, com excelente resistência. Quando alerta, seu rabo se enrola firmemente sobre as costas em forma de anel.

O cão d’água frisão tem pés grandes, arredondados e com almofadas muito grossas. Seu pelo é grosso e encaracolado, enquanto o das pernas, cabeça e orelhas é mais fino e liso. Além disso, o seu manto repele a água, o que resulta em algo que pode parecer oleoso ao toque.

A cabeça é mais larga do que longa, e suas orelhas são baixas e caem próximas à cabeça. Seus olhos são inclinados, e é por isso que ele parece tão sério.

A situação ideal para o cão d’água frisão é ter uma grande porção de terra na qual possa correr livremente. Ele também vai proteger vigorosamente a área.

Cão d'água frisão

Temperamento do cão d’água frisão ou wetterhoun

O cão d’água frisão ou wetterhoun pode ser um cão de mente independente, mas também é bastante sensível. Esta raça é popular por sua inteligência e habilidade, e por ser confiável e trabalhadora. Além disso, não é uma raça particularmente teimosa ou exigente.

O cão d’água frisão é vigilante, o que faz dele um bom cão de guarda. Ele também é um cão corajoso, dedicado e leal, que age para defender seus donos.

Além disso, deve-se notar que o wetterhoun é um cão afetuoso, amigável, de boa índole e acolhedor, que forma laços estreitos com seus donos. Pelo contrário, com estranhos ele é reservado e cauteloso, embora geralmente não seja agressivo.

Por outro lado, o cão d’água frisão tem muita perseverança, então ele sempre quer terminar qualquer tarefa que tenha iniciado. Ele é um excelente cão e companheiro de família, além de ser um bom cão de caça e trabalho.

Deve-se notar que o wetterhoun é bom para crianças, desde que a família mostre a liderança adequada e que os pequenos não o perturbem.

Temperamento do cão d'água frisão

Treinamento 

A dificuldade de treinar o cão d’água frisão é moderada, pois é um cão sensível e pode ser independente, além de ter um temperamento forte. De qualquer forma, não é o cão mais adequado para pessoas que não têm experiência anterior e/ou não têm paciência e compreensão suficientes.

O dono ou adestrador deve ser persistente porque, embora ele aprenda rapidamente, ele só o faz quando quer. A motivação positiva para completar os comandos é muito importante, portanto, o cão deve sempre ser recompensado com elogios e guloseimas.

Esta raça canina gosta de ter um trabalho a fazer. De fato, sua forte mentalidade decorre em parte de querer terminar uma tarefa antes de continuar.

Lembre-se de que o cão d’água frisão é um cão ativo e precisa de donos que também sejam ativos. Ele precisará de duas longas caminhadas por dia e de tempo para brincadeiras.

Além disso, ele sentirá prazer em correr, nadar e fazer qualquer outra atividade física. Também é necessário oferecer um nível de estímulo mental suficiente para o animal.

No que diz respeito à socializaçãosocializar o cão d’água frisão ou wetterhoun pode ser um verdadeiro desafio se você não começar desde o início, quando ele ainda for um filhote.

Isso facilita a socialização com as pessoas, para que ele aprenda logo a distinguir quem pode ser uma ameaça. No entanto, embora ele possa socializar bem com outros cães, é importante ficar de olho, pois podem surgir problemas.