Como socializar um filhote para ele ter um bom comportamento

· junho 12, 2019
Durante as primeiras semanas, os filhotes passam por um período crítico de desenvolvimento. Socializar o seu cachorro é o primeiro passo para ele se comportar bem.

Socializar um filhote de cachorro é a chave para ter um cão feliz, seguro e bem adaptado. Quando um filhote de cachorro é exposto a novas pessoas, lugares e situações de forma positiva durante o período de socialização, é muito provável que ele fique calmo e aceite essas situações quando voltar a vivê-las mais tarde.

O melhor momento de aprendizado na vida de um cão começa às 7-8 semanas de vida e dura até as 16 semanas.

No entanto, com três semanas de idade os filhotes podem começar a se aproximar de uma pessoa que os observa passivamente. Este primeiro período pode durar até 4-5 meses de idade.

Durante este período, os filhotes podem ser expostos a uma grande variedade de imagens, sons, cheiros e sensações sem se assustar.

É possível que os filhotes que não tenham essas experiências nunca aprendam a se sentir confortáveis ​​com coisas desconhecidas, o que abre o caminho para a ansiedade, medo e agressividade mais tarde na vida. No entanto, você ainda pode socializar um cão quando esse período tiver passado.

O que é a socialização e por que ela é tão importante?

A socialização significa aprender a fazer parte da sociedade. Quando falamos em socializar filhotes de cachorro, significa que temos que ajudá-los a aprender a se sentirem confortáveis ​​dentro da sociedade humana; uma sociedade que inclui muitos tipos diferentes de pessoas, ambientes, construções, vistas, ruídos, cheiros, animais e outros cães.

O filhote deve conhecer e interagir com o maior número possível de pessoas, animais e ambientes. Com a socialização, ajudamos o filhote a se acostumar com todos os tipos de imagens, sons e cheiros de uma forma positiva.

A socialização adequada pode evitar, por exemplo, que um cão tenha sempre medo de crianças ou fique assustado ao andar em um carro.

Criança com cachorro

O filhote deve experimentar muitas imagens e sons e aprender que não há nada a temer. Quando ele atinge cerca de quatro meses de idade, deve ser capaz de aceitar ser acariciado por estranhos, conhecer outros cães, ser tratado por um veterinário ou ser tosado no pet shop.

Socializar o seu cachorro o ajuda a se tornar um membro feliz da famíliaFilhotes de cachorro apropriadamente socializados são menos propensos a desenvolver problemas de comportamento quando se tornam adultos.

Cães que não têm uma socialização precoce podem reagir com medo ou agressão quando são expostos a coisas novas. É muito mais fácil ensinar seu filhote a aceitar coisas novas no começo do que treiná-lo depois que os maus hábitos já se desenvolveram.

Como socializar o seu filhote

A socialização deve envolver o máximo de pessoas e situações possíveis. Para fazer isso, apresente seu filhote a todas as pessoas que puder, incluindo homens, mulheres, crianças de todas as idades, pessoas que usam todos os tipos de roupas, com aparência física diferente, etc.

Deixe seu filhote ver objetos de tamanhos diferentes, deixe-o vê-los se movendo e também como eles caem. Também é importante que você exponha seu filhote a ruídos diferentes, incluindo sons altos – como aqueles de carros e caminhões – e barulho produzido por pessoas, incluindo multidões.

Mas faça tudo isso pouco a pouco, sem chegar a extremos. Tenha paciência e recompense seu filhote com presentinhos por ele ter permanecido calmo.

Mulher brincando com filhote de cachorro

Outra questão que você precisa resolver com a socialização do seu cão é que ele deve se deixar ser tocado. Este é um aspecto importante. Seu cão deve aprender que nada de ruim acontece ao ser acariciado ou apanhado no colo: ele deve aprender a se deixar ser explorado e manipulado.

Isso é indispensável tanto pela sua higiene e limpeza quanto por sua manipulação e tratamento pelo veterinário. Se você acostumar o seu filhote a ser manuseado com cuidado, é menos provável que tenha problemas em relação a isso quando ele atingir a idade adulta.

Também é importante levar o seu cão a lugares diferentes, percorrer diferentes ambientes e levá-lo para passear de carro. Permita que o seu filhote se aproxime de coisas novas no seu próprio ritmo.

Você pode usar prêmios e elogios para incentivar seu filhote a abordar pessoas e objetos desconhecidos, mas lembre-se de que você nunca deve forçar seu filhote a fazer algo que esteja além de seu nível de conforto, muito menos se isso o assustar.

Não se esqueça de que socializar seu filhote deve ser sempre positivo.