O bem que um animal de estimação traz para as famílias

· agosto 22, 2018
Está mais do que provado que eles têm um papel fundamental em casa. Na verdade, são excelentes companheiros de atividades físicas, diminuem a solidão e aumentam nossa felicidade.

Não é segredo para ninguém que ter um animal de estimação em casa é um símbolo de alegria constante. Afinal, ele é um membro do nosso círculo mais próximo. Por isso, cuidar bem dele é fundamental. Talvez ninguém tenha lhe contado, mas há vários benefícios para as famílias que têm um animal de estimação.

Um dos corações da casa

Por milênios, cães e gatos fazem parte da vida de humanos em diferentes áreas. Eles nos ajudaram na caça e hoje protegem nossas casas, mas há algo que nunca vai mudar: animais de estimação fazem parte de nossa família, apesar de alguns dizerem o contrário.

Graças a eles, a maioria dos nossos dias não são iguais, já podemos brincar e passear rotineiramente. É por isso que algumas pessoas veem seus animais de estimação como filhos e, em certas ocasiões, essa é a mais pura verdade. Tamanha é a influência de nossos amigos peludos em nosso bem-estar que passamos dias falando sobre esse assunto.

Mas quais são os benefícios para as famílias dos quais estamos falando? De melhorias físicas a emocionais; os animais de estimação nos trarão grandes benefícios em todas as áreas de nossas vidas.

Benefícios para as famílias que têm um animal de estimação

Parece um pouco óbvio, mas ter um animal de estimação atenua os efeitos da solidão. Em alguns casos, um animal de estimação também pode tratar a depressão das pessoas. Além de ser uma nova distração em casa, especialmente para os pequenos.

Um animal de estimação também é uma excelente fonte de exercícios, sobretudo se for um cão. Os cães precisam se exercitar constantemente, bem como se socializar com outros cães. Há casos em que você também pode passear com um gato, mas essa geralmente não é a regra geral.

cão dando a pata

Poderíamos continuar falando sobre muitas outras coisas; mas por enquanto só vamos manter os aspectos mais importantes. A seguir, apresentaremos os quatro maiores benefícios para as famílias que têm um animal de estimação.

1. Estimular companheirismo e responsabilidade

Não parece, mas a verdade é que as famílias com animais de estimação tendem a ser mais respeitosas e atentas às necessidades de todos os seus membros.

Animais de estimação de todos os tipos nos convidam a brincar de diferentes maneiras, o que aumenta a criatividade de crianças e adultos. Isso implica que, em crianças, atitudes como empatia e companheirismo com outros seres são reforçadas.

Da mesma forma, um animal de estimação ensina o que significa a verdadeira responsabilidade; é uma vida que está em nossas mãos, que depende de nós. Portanto, a família é responsável pelo bem-estar físico e emocional do animal.

2. Melhora as defesas de todos

Entre os benefícios para as famílias que têm um animal de estimação está o reforço de nosso sistema imunológico. Nossos companheiros peludos vão gerar felicidade e satisfação de maneira constante; de modo que a dopamina, um hormônio da felicidade, é secretado pelo nosso corpo.

A dopamina, além de ser o hormônio da felicidade nos seres vivos, tende a reforçar as defesas do organismo. O bom funcionamento da medula óssea depende muito desse hormônio; mas os benefícios para a família não terminam aqui.

Como são animais que têm um contato constante com elementos danosos, tanto suas defesas quanto as nossas aumentarão no mesmo ritmo. Isso é essencial se tivermos crianças em casa, que poderão crescer com maior força e resistência a doenças.

3. Melhor comunicação de todos

Ter um animal de estimação significa que uma única deverá ter total responsabilidade por cuidar deste. Então, delegar tarefas, como tempo de banho, caminhada e alimentação torna-se essencial.

Isso Também reforça a comunicação, além da verbal. Os animais não falam como os seres humanos, mas sabem transmitir suas necessidades e sentimentos através de gestos e ações. Nossa família aprenderá a conhecer melhor esses sinais, de modo que a comunicação de todos os membros será melhorada.

cão acorrentado

4. Proporciona maior segurança ao lar

Com isso, não nos referimos apenas aos casos em que um ladrão pode entrar em nossa casa. Animais de estimação são capazes de sentir coisas que os humanos não sentem. Tamanha é essa intuição, que eles podem detectar doenças antes que seus sintomas se manifestem no organismo.

Atualmente, graças à internet, podemos encontrar diferentes casos em que um animal de estimação salvou a vida de um ser humano. Um caso muito particular foi o de um gato que sentiu que o seu dono estava prestes a ter uma morte súbita; e graças aos seus miados de aviso, ele conseguiu ser tratado a tempo.