Prêmios para gatos e seus benefícios

· junho 16, 2018

Os prêmios para gatos consistem em uma excelente opção de reforço positivo para a educação de seu companheiro felino. Portanto, convidamos você a conhecer os melhores presentes para eles e quais são seus benefícios na educação dos gatos.

Reforços positivos: o que são e como funcionam

Basicamente, os reforços positivos são estímulos à aprendizagem de diversas habilidades, atividades e truques. Seu fundamento está em responder positivamente a comportamentos ou ações desejadas a fim de facilitar sua assimilação e incentivar sua repetição.

Quando se trata de educar um animal de estimação, o dono deve elogiar e premiar o animal por suas atitudes adequadas. Dessa forma, o animal desenvolverá condutas apropriadas com mais facilidade, ao mesmo tempo que melhorará sua capacidade de aprendizagem e socialização.

Estabelecer critérios para a aplicação do reforço positivo em cães e gatos é essencial. É preciso evitar que nosso amigo pense que vai ganhar uma recompensa por qualquer conduta.

Gato recebendo carinho

Também é importante oferecer um prêmio a curto prazo. Ou seja, o animal não deve esperar muito para receber sua recompensa, pois pode deixar de assimilá-la a uma conduta específica. Recomenda-se oferecer o reforço positivo imediatamente após a ação como resposta a um comportamento desejado.

Prêmios para gatos: por que o reforço positivo é preferível na educação felina?

A velha educação corretiva (ou negativa) baseia-se em provocar medo e/ou angústia para obter as condutas desejadas. A obediência, nesses casos, é resultado de um processo de desgaste emocional e físico, que faz mal à saúde do animal.

Utilizar o reforço positivo significa excluir todo e qualquer ato ou conduta violenta. Entre os muitos benefícios, o maior deles é evitar uma dose desnecessária de estresse e sofrimento a um ser que nos faz tão bem. Além disso, o reforço positivo ajuda a fortalecer os laços de amizade entre o dono e o animal de estimação.

Preservar a integridade física e emocional de nossos melhores amigos é indispensável para uma convivência e uma educação saudáveis. Por isso, o reforço positivo é recomendado e superior a qualquer outra forma de “educação negativa”.

Os 3 melhores prêmios para gatos de todas as idades

Os prêmios para gatos não são necessariamente bens materiais, como brinquedos, acessórios ou comida. Há muitas maneiras de recompensá-lo e a seguir resumimos 3 reforços positivos eficientes para o seu melhor amigo.

1- Afeto

Os gatos são independentes demais para receber e demonstrar afeto?

Na verdade, demonstrações de afeto e reconhecimento por meio de carícias são ótimos prêmios para gatos de todas as idades. Além disso, o afeto ajuda a reafirmar o amor e a dedicação entre o dono e o animal de estimação.

Para agradá-los ainda mais, é possível mostrar afeto na língua felina. Basta olhar para o seu melhor amigo expressando todo o seu carinho.

2- Jogos e brinquedos

Os gatos são muito inteligentes e adoram brincar com seus donos. Portanto, incentivar a prática de atividades divertidas é uma excelente opção de reforço positivo. Além de ensiná-los, as brincadeiras ajudam a combater o sobrepeso e doenças associadas.

Eventualmente, é recomendável agradar seu amigo com uma brincadeira nova da qual ele possivelmente vai gostar.

3- Guloseimas

É verdade que os gatos tendem a ter um paladar muito exigente, mas as guloseimas são os melhores prêmios para eles.

É importante ter cuidado para não exagerar na quantidade ou na frequência dessas guloseimas. A ingestão excessiva de doces pode levar a doenças como obesidade e prejudicar a saúde dental do seu gato.

Método básico para oferecer corretamente petiscos para gatos

A educação felina exige perseverança e inteligência para otimizar o reforço positivo. É necessário saber como e quando oferecer os prêmios para gatos, incentivando sua aprendizagem e evitando comportamentos indesejados.

Gatinho com bolinha e travesseiro

– Recompensas regulares:

Esses petiscos devem ser dados como incentivo constante à aprendizagem e à manutenção de condutas positivas. Eles podem ser oferecidos regularmente, mas com atenção para não danificar a dieta equilibrada que o animal deve ter.

Existem várias opções disponíveis no mercado. Destacamos as guloseimas de fígado seco e biscoitos crocantes com baixo teor de gordura.

– Recompensas “extraordinárias”:

Essas guloseimas devem ser oferecidas em horários especiais, por isso são extraordinárias. Servem para reforçar uma conduta ou um ato difícil e muito valorizado, que merece um reconhecimento superior ao habitual.

Certamente, cada dono saberá qual guloseima agrada mais seu gato para ser considerada “extraordinária”.

– Petiscos saudáveis:

As guloseimas saudáveis representam uma crescente demanda no mercado de prêmios para gatos. São opções perfeitas não só para gatos que sofrem de obesidade, mas também como método de prevenção dessa doença.

Os prêmios para gatos cumprem uma importante função educativa. Saber como utilizá-los pode melhorar a convivência com seu amigo felino e incentivar sua socialização.