Cão Kangal Turco

· março 19, 2018

Se tivéssemos que listar todas as raças de cães que existem, seria complicado, porque há cada vez mais e mais denominações diferentes que nunca ouvimos falar antes. Hoje queremos falar mais sobre um deles, o cão turco Kangal.

Ele parece ser retirado de outra época, porque tem uma história antiquíssima. Se você quiser saber mais sobre sua origem, características e caráter, fique conosco. Você vai gostar muito deste artigo.

O que você precisa saber sobre o cão turco Kangal

História e origem

Como o nome sugere, o Kangal tem sua origem na Turquia e é considerado pelos turcos um tesouro nacional, um símbolo nacional. Dizem que a sua existência remonta ao Império Romano.

Apesar dessa certeza, não existem escritos dessa época, então consideram-se três teorias sobre sua existência. Ou melhor, acredita-se que eles foram misturados com três raças diferentes de cães:

Kangal turco

 

  • Os Molossos romanos que foram trazidos da Grécia.
  • O Mastim inglês, um cão que impressionou muito Júlio César e os romanos por sua robustez e elegância.
  • Os cães assírios, conhecidos como Molossos da Assíria.

Desta forma, surgiu o Kangal, que foi usado como um cão de guarda e como um companheiro dos exércitos para pastorear os rebanhos ao conquistar territórios. Esses rebanhos foram usados ​​para alimentar os soldados, porque na época em que não havia frigoríficos, a carne, neste caso de ovelhas e cabras, era transportada viva.

Depois disso, com a conquista do Império Romano, este cão foi estendido a todos os lugares.

Características do Kangal Turco

O cão kangal turco entra nas raças de cães gigantes e tem uma aparência imponente. Ele é alto, pesado e muito musculoso, com um pelo denso e um pouco enrugado nos ombros.

Sua altura varia entre 65 e 78 centímetros, embora isso varie de acordo com a federação. Há alguns que admitem até 81,5 centímetros. Seu peso pode variar dependendo do indivíduo.

Uma curiosidade é que ele tem duas camadas de pelo, uma externa que é à prova de água e uma interna que o protege do frio. Sua cor tende a tocar tons de areia e cinza, embora às vezes sejam vistas manchas brancas no rosto.

Devido ao seu tamanho, é claro que você precisará de uma boa dose de exercício diário para preservar a saúde de suas articulações.

Personalidade

Seu temperamento é calmo, confiante e muito corajoso. Ele também é poderoso, protetor e parece saber como controlar suas emoções quando se encontra em situações difíceis.

O mundo seria um lugar melhor se todos tivessem a capacidade de amar incondicionalmente como um cachorro.

-MK Clinton-

Embora sempre tenham sido criados em áreas rurais, eles são muito habituados a estar em família, sendo ideais para famílias, muito protetores de seus donos.

Filhote de Kangal turco

Ele é inteligente e sociável, e precisará de atividade social e mental que o deixe equilibrado e feliz. Para isso, o exercício físico é primordial.

Saúde e outras questões

A saúde do cão kangal turco geralmente é muito boa e eles são considerados cães que vivem muitos anos. Geralmente, entre 12 e 15 anos. No entanto, alguns tendem a ter lipomas, tumores benignos que não devem causar preocupações alarmantes.

Seu pelo não requer cuidados especiais, mas é importante escová-lo nas mudanças de estação para eliminar os pelos mortos.

Isto é tudo o que queríamos compartilhar com você sobre o Kangal, um animal fascinante e versátil que é ótimo para ter como animal de estimação. O que você acha de ter um?

Fonte das imagens: Franck Balzar, Thomas Steiner e  Dfence