Raças de gatos de pelo longo

· janeiro 22, 2018

Os gatos são animais muito elegantes e sofisticados, não só pelo seu jeito delicado de andar ou por sua personalidade, mas também por sua fisionomia. Neste artigo, vamos abordar algumas das raças de gato de pelo longo que, sem dúvida, são as mais bonitas. Isso sim; exigem muita atenção quanto à escovação. Mesmo assim, são tão lindas que você vai se apaixonar por elas!

Quantas raças de gato de pelo longo existem?

Para evitar a formação de bolas de pelo, é muito importante que os donos escovem os gatos de pelo longo com frequência. A fim de evitar que ele se irrite ou se esconda, recomendamos que você comece o mais rápido possível (se ainda for filhote, melhor). Se você está pensando em adotar um felino e gosta de raças imponentes, estas são as que têm a pelagem mais bonita:

1. Gato Angorá Turco

Trata-se de uma das raças de gato mais antigas que existem, e surgiu na região de Ancara, na Turquia central. É comum que qualquer felino com pelo longo seja chamado de Angorá, contudo, isso é um erro. A pelagem pode apresentar várias cores: azul, vermelha, marrom, prateada, creme e até atigrada.

angora com olhos de cores diferentes

Quanto ao seu temperamento, o gato Angorá turco é um gato inteligente, ativo, ágil, e que mia muito. Ele costuma ser leal ao dono e segui-lo por toda a casa. Além disso, ele é educado, afetuoso, brincalhão e carinhoso, e precisa de pouco espaço para se divertir.

2. Gato Maine Coon

Maine Coon

Outro gato de pelo longo com muita história, além de descender dos gatos Angorá. Os historiadores afirmam que, no momento em que Maria Antonieta queria escapar da França, ela embarcou para os Estados Unidos, acompanhada dos seus seis gatos dessa raça. No entanto, a rainha francesa não conseguiu completar a travessia, mas seus bichos de estimação conseguiram sim. Eles desceram no Porto de Wiscasset, no estado americano do Maine. Em seguida, um grumete (marinheiro iniciante na armada) chamado Tom Coon os adotou, e foi a partir daí que surgiu a raça como conhecemos hoje.

A pelagem pode ser de qualquer cor, e embora tenha pelo curto na cabeça, ele vai aumentando seu tamanho até chegar à cauda. É um animal preguiçoso, amoroso, e que gosta de atividades ao ar livre (sobretudo, capturar presas). Ele é capaz de miar em diferentes tons.

3. Gato persa

Com rosto largo e achatado é considerado como “da aristocracia”, e os primeiros espécimes nasceram na Pérsia, atual Irã. Posteriormente, alguns foram levados para a Itália e Inglaterra.

O pelo dessa raça é abundante, longo, espesso e sedoso. A cauda é arredondada e peluda. Ele é um animal muito “denso” e robusto, e as cores da pelagem são variadas. Contudo, tem tendência à obesidade.

De natureza afável, é um bicho de estimação de verdade, e nunca apresentou instintos selvagens. É possível ele ficar muitas horas dormindo, é um pouco presunçoso e gosta de exibir a sua beleza.

ragdoll

4. Gato Ragdoll

Outra raça de gato de pelo longo. Uma de suas principais características é ser capaz de relaxar seus músculos e parecer um boneco de trapo (daí o nome). O Ragdoll surgiu do cruzamento entre um gato siamês, um persa e um birmanês. Ele não tem instinto de caça, de defesa ou alerta, além de quase não reagir ao perigo.

Não costuma miar em excesso, é dócil e sua pelagem pode ser de coloração marrom, cinzenta, lilás e chocolate. Em especial, a sua pelagem precisa receber cuidados para não ficar com os pelos emaranhados.

5. Gato balinês

gato balinês

Ele é descendente do siamês e de outras raças de pelo longo, das quais herdou essa característica. Sua pelagem é abundante e sedosa de colorações variadas (azul, lilás, abóbora, chocolate, creme, vermelho, etc). O gato balinês surgiu em 1940, nos Estados Unidos. Além disso, ele é esbelto, elegante, musculoso e de médio porte. A cabeça é cuneiforme, tem orelhas grandes pontiagudas, pescoço longo, cauda fina e patas largas.

Trata-se de um gato leal ao seu dono, mas indiferente aos demais membros da família (costuma escolher só uma pessoa que com certeza é quem lhe dá de comer). Ele vai procurar chamar a sua atenção fazendo travessuras; tem voz suave e melodiosa. Além disso, se dá bem com as crianças.

Outras raças de gatos de pelo longo são: Himalaio, Norueguês da floresta, Sagrado da Birmânia, Somali e o Curl americano.

Fonte da imagem principal: Takashi Hososhima