Quais são as causas da ataxia em cães?

A ataxia é um sintoma que é definido como uma alteração na marcha normal do animal, bem como a realização de uma série de movimentos anormais.
Quais são as causas da ataxia em cães?

Última atualização: 17 Janeiro, 2021

Há uma grande variedade de sintomas no mundo canino. Alguns podem não ser muito óbvios se não prestarmos atenção a eles, como, por exemplo, as mudanças na cor da urina ou a palidez nas mucosas. Em contraste, outros sintomas são óbvios para qualquer observador, como a ataxia ou o vômito.

Talvez os grupos de sintomas mais evidentes sejam aqueles relacionados à marcha e ao aparelho locomotor, uma vez que qualquer distúrbio que altere a marcha do cachorro é muito reconhecível para o tutor. Hoje, vamos falar sobre um desses sintomas, a ataxia. Você sabe quais são as causas dessa condição em cães? Continue lendo para descobrir.

Definição de ataxia

A ataxia pode ser definida clinicamente como um sinal de disfunção sensorial que produz instabilidade ou descoordenação dos membros, cabeça ou tronco do animal.

Traduzindo para uma linguagem compreensível para todos, isso significa que o cachorro que sofre desse distúrbio anda como se tivesse bebido alguns drinques a mais, ou pelo menos esse é o comentário que os tutores costumam fazer ao descrever essa condição nos seus animais de estimação.

Conforme já adiantamos, a ataxia em si não é uma doença, mas sim um sintoma de outra patologia subjacente. Além disso, diferentes doenças geralmente compartilham o mesmo sintoma e, no caso da ataxia, não poderia ser de outra forma. Por isso, vamos explicar todas as possíveis causas desse sintoma tão preocupante.

causas da ataxia em cães

Causas neurológicas da ataxia

A ataxia é um sintoma principalmente neurológico. Por isso, doenças e processos patológicos que afetam o sistema nervoso são aqueles que, de forma mais frequente, causam essa alteração.

A regulação e o controle dos movimentos e da posição corporal são realizados por diversas estruturas e, portanto, um distúrbio em qualquer uma delas pode levar ao aparecimento desse sintoma. Vamos mencionar algumas dessas doenças.

Doenças cerebelares

O cerebelo é um órgão responsável por regular e modular os impulsos nervosos, bem como por controlar a propriocepção e a posição do corpo. As doenças que afetam o cerebelo diretamente podem causar a ataxia. Entre as mais frequentes, encontramos as seguintes:

Doenças do sistema vestibular

O sistema vestibular é outra parte essencial do sistema nervoso responsável por receber, processar e transmitir informações relacionadas à posição e ao equilíbrio do animal. As doenças que afetam esse sistema podem causar a ataxia. Entre as mais comuns, podemos encontrar as seguintes:

Doenças da medula espinhal

A medula espinhal é responsável por transmitir e modular os impulsos nervosos. Portanto, uma alteração nesse nível pode desencadear um distúrbio relacionado com a marcha, como, por exemplo, a ataxia. Nesse sentido, as doenças da medula espinhal que são causadoras da ataxia são as seguintes:

  • Hérnias de disco.
  • Protusão discal.
  • Processos neoplásicos.
  • Discoespondilite, uma infecção na coluna vertebral.
  • Traumatismo.
  • Malformações congênitas nas vértebras.
  • Mielopatias, compressões da medula espinhal.

Outras causas de ataxia

Há certos tipos de ataxia muito mais incomuns, mas que existem e devem ser levados em consideração se quisermos fazer um exame clínico adequado ou, no nosso caso, divulgar informações de qualidade.

Por exemplo, certos distúrbios eletrolíticos como a hipocalemia – falta de potássio no sangue – causam uma série de distúrbios neuromusculares que, em certas ocasiões, podem levar a um quadro clínico de ataxia. Não há nenhum problema a nível neurológico, pois a ataxia se deve unicamente a uma deficiência de potássio ou outros sais.

Além disso, a ataxia é um efeito colateral derivado da administração de certos medicamentos. Por esse motivo, é muito importante que o tutor discuta com o veterinário o histórico completo de todos os medicamentos ​​recentemente administrados ao animal.

Nesse sentido, embora não seja frequente, já foram relatados casos de ataxia em cães após a administração dos seguintes medicamentos:

  • Anti-histamínicos.
  • Acetilpromazina.
  • Anticonvulsivos.

causas da ataxia em cães

Assim, como você viu, a ataxia é um sinal que na maioria dos casos leva a um processo patológico que envolve o sistema nervoso de uma forma ou de outra. No entanto, existem outros episódios em que, mesmo na ausência de doença neurológica, o cachorro pode apresentar esse sintoma.

Pode interessar a você...
Osteoartrite canina: como detectar e dicas para atenuar seus efeitos
Mis AnimalesLeerlo en Mis Animales
Osteoartrite canina: como detectar e dicas para atenuar seus efeitos

Além da idade, excesso de peso ou genética, também há outras causas para a osteoartrite canina... Aprenda a detectar e tratar essa doença!



  • MANUAL PRACTICO DE NEUROLOGIA VETERINARIA (JUAN J. MÍNGUEZ MOLINA)