Cavalier King Charles Spaniel: cuidados essenciais

outubro 29, 2019
O Cavalier King Charles Spaniel é incrivelmente inteligente e cheio de energia. Saiba quais são os cuidados essenciais para manter o seu cachorro saudável e feliz.

O Cavalier King Charles Spaniel é um cachorro pequeno, sociável, brincalhão e muito inteligente. Por causa da sua inteligência, esta raça precisa de muita interação com a sua família e com outros cães para ser feliz.

Infelizmente, essa raça não é muito conhecida. No entanto, eles gozam de muita popularidade no seu país de origem por causa da sua personalidade amigável e alegre.

Muitos amantes desses companheiros de orelhas compridas e peludas explicam que uma das vantagens da raça é o seu tamanho. Oficialmente, o Cavalier King Charles Spaniel é considerado uma raça pequena.

No entanto, eles não são muito pequenos, como os chihuahuas, por exemplo. Nem são muito delicados, como geralmente acontece com as raças menores.

É importante esclarecer que o Cavalier King Charles Spaniel não é igual ao King Charles Spaniel. Embora compartilhem semelhanças, o King Charles Spaniel é menor em tamanho e peso.

Atividade física, um requisito para o Cavalier

Esta raça é alegre, sociável e muito carinhosa, além de ser muito curiosa e inteligente. Por ser tão extrovertido, o Cavalier King Charles Spaniel é uma das raças ideais tanto para pessoas idosas que precisem de muita companhia quanto para famílias jovens e dinâmicas.

O Cavalier será feliz em qualquer família que o ame, com poucas exigências especiais. No entanto, esses cães têm uma tendência à vida sedentária se o hábito da atividade física não for incentivado.

Cavalier King Charles Spaniel se exercitando

Isso significa que, se os seus donos forem idosos com pouca mobilidade, o Cavalier deve ter alguma atividade exclusiva que permita que ele se exercite o suficiente. Caso contrário, esses animais podem ficar obesos rapidamente, prejudicando a sua saúde e a sua qualidade de vida a longo prazo.

Nem todo exercício físico implica correr em um circuito complicado. O Cavalier King Charles Spaniel também pode encontrar felicidade e exercício suficiente em brincadeiras ativas na sua própria casa.

Jogar e trazer a bola é uma atividade de alto impacto que aumentará a sua capacidade cardiovascular e proporcionará longos momentos de felicidade. Além disso, é uma brincadeira bastante simples para a família humana do Cavalier.

A importância da interação social

Por causa da sua personalidade sociável e extrovertida, o Cavalier precisa de muita interação e amor. Sempre que possível, esses animais devem ser incluídos nos planos da família.

Dentro das suas possibilidades, é recomendável que ele fique sozinho em casa apenas durante um curto período do dia.

Em geral, quando um Cavalier não tem as suas necessidades de interação social atendidas, ele pode ficar triste. Às vezes, essa tristeza pode até mesmo se tornar uma depressão.

Assim, se você teme que o seu cachorro possa estar deprimido, observe os seguintes sinais: falta ou excesso de apetite, falta ou excesso de sono, incontinência ou desânimo.

Cuidados essenciais com o Cavalier King Charles Spaniel

Cuidados essenciais com o Cavalier King Charles Spaniel

A saúde e o bem-estar dos seus animais de estimação dependem, em grande parte, dos cuidados que você vai proporcionar a eles diariamente. No caso do Cavalier, você deve seguir as recomendações de um profissional para que o seu cachorro tenha uma vida longa e saudável.

A seguir, vamos compartilhar algumas dicas para cuidar do seu Cavalier:

1. Alimentação

Existem muitos tipos diferentes de ração no mercado. No entanto, no caso do Cavalier King Charles Spaniel, é recomendável escolher uma ração seca de alta qualidade.

Uma das vantagens da ração seca em relação à ração úmida ou semiúmida é que ela ajuda a manter a saúde bucal do seu pequeno amigo. Além disso, elas também contêm um alto teor de fibras, o que vai melhorar a sua digestão.

2. Banho

O Cavalier é um cachorro delicado e o seu pelo macio requer uma atenção especial. Você não deve dar banho no seu Cavalier mais de uma vez ao mês, exceto em caso de indicação veterinária.

Isso ocorre porque a estabilidade química da pele do Cavalier pode ser afetada pelo uso indiscriminado de xampus. Então, quando você der banho no seu cachorro, lembre-se de usar um xampu com pH 7.

3. Escovação

O Cavalier troca de pelo duas vezes por ano, na primavera e no outono, por causa das mudanças de temperatura. A pelagem desta raça é composta por duas camadas de pelo: uma principal e outra de ‘subpelo’, ou seja, pelos finos e curtos.

Por esse motivo, você deve acostumar o seu Cavalier a ser escovado desde filhote. A frequência de escovação ideal para um Cavalier é de duas a três vezes por semana. Assim, os folículos serão estimulados e o pelo ficará brilhante e sedoso.

4. Vacinas e outros tratamentos

Embora o Cavalier não seja propenso a doenças, é importante que ele receba todas as vacinas. Ao adotá-lo, certifique-se de receber a sua carteirinha de vacinação. Dessa forma, você saberá exatamente qual é o estado de saúde do seu filhote.

Assim como outros cães, o Cavalier também deve ser desparasitado periodicamente para evitar pulgas e carrapatos. O método ideal no caso do Cavalier são as pipetas e coleiras antiparasitárias.

Agora que você já sabe quais são os cuidados essenciais com o Cavalier King Charles Spaniel, só precisa garantir que o seu cachorro esteja com uma família amorosa.

Cavalier King Charles Spaniel — https://es.wikipedia.org/wiki/Cavalier_King_Charles_spaniel