Cegonha-bico-de-sapato: comportamento e habitat
A cegonha-bico-de-sapato é muito curiosa, nativa da África. Um documentário da National Geographic descreveu-a como um pássaro com pernas de cegonha, um bico de pelicano e uma cabeça de águia.
Honestamente, é uma boa descrição. Seu bico parece algo tirado das fábulas ou contos de fada. A cegonha-bico-de-sapato é um pássaro inconfundível que os cientistas chamaram de “rei-cabeça-de-baleia”, ou Balaeniceps rex.
Esta ave tem um aspecto quase pré-histórico e está classificada como vulnerável, em perigo de extinção. Infelizmente, a cegonha-bico-de-sapato tem uma população muito pequena que continua a diminuir.
Desde a sua descoberta, no século 19, a cegonha-bico-de-sapato tem gerado muito interesse na comunidade científica. São aves muito grandes, embora as fêmeas sejam sempre menores que os machos.
Um macho mede até 1,5 metro de altura e a distância entre as pontas de suas asas é entre 2,30 e 2,60 metros. As fêmeas, por outro lado, medem cerca de 20 centímetros a menos do que a média masculina.
Surpreendentemente, esta ave pode chegar aos 50 anos de idade, o que a torna uma das aves silvestres de vida mais longa.
Devido ao seu desenvolvimento lento, a cegonha-bico-de-sapato atinge a maturidade sexual após os quatro anos de idade.
A plumagem destas curiosas aves é cinza-azulada e cinza, com um tom esverdeado nas costas. A barriga e as penas da cauda, por outro lado, são quase brancas, enquanto seus olhos são amarelos e têm patas pretas.
Comportamento
A cegonha-bico-de-sapato tem um comportamento curioso. São aves muito solitárias, que tendem ao sedentarismo.
Elas não gostam de ser incomodadas e, em geral, não ficam próximas de outros indivíduos de sua espécie; exceto quando é época de acasalamento.
No entanto, mesmo nessas situações, geralmente não há mais de três ninhos por quilômetro quadrado.
Uma vez que uma cegonha-bico-de-sapato encontra um lugar que parece agradável para encontrar comida sem grandes contratempos, geralmente fica lá por um longo tempo.
Ainda que sejam aves de tamanho grande, constroem ninhos. Os ninhos de uma cegonha-bico-de-sapato são geralmente constituídos por bambus caídos.
Os alimentos mais consumidos por essas aves são os peixes. Entre eles, há preferência pelo peixe pulmonado leopardo, o bichir-cinza, o bagre e a tilápia.
No entanto, os peixes não são seus únicos alimentos. Sua dieta também inclui anfíbios, jovens crocodilos, redores, cobras aquáticas e, muito ocasionalmente, outras aves.
Infelizmente para os turistas, esta espécie de ave é principalmente noturna. Geralmente fica escondida durante o dia para evitar os predadores e sai para pegar comida durante a noite. Por essa razão, os turistas não costumam vê-las em ação.
Durante o período de reprodução, a cegonha-bico-de-sapato forma casais monogâmicos. Os pais põem os ovos em ninhos de vegetação pisoteada que medem três ou quatro metros de largura. Cada fêmea bota de dois a três ovos, mas apenas um filhote sobreviverá.
Os filhotes dessas aves podem medir um metro apenas dois meses após o nascimento. Mesmo assim, os pais cuidarão dele e não permitirão que ele abandone o ninho até os cinco meses de vida.
Habitat
A cegonha-bico-de-sapato vive principalmente na zona leste e tropical da África. Isso significa que as maiores concentrações dessas aves ocorrem do Sudão à Zâmbia.
Durante o período de acasalamento e reprodução, a cegonha-bico-de-sapato geralmente vive em áreas pantanosas de inundações sazonais, como a Tanzânia e a Uganda.
Durante o resto do ano, o habitat da cegonha-bico-de-sapato é caracterizado por suas águas baixas e vegetação não muito densa. Devido ao seu tamanho, prefere ficar em áreas onde pode ter boa visibilidade.
As águas pouco oxigenadas são ideais para ela, pois os peixes precisam nadar mais perto da superfície, o que os torna presas fáceis para a cegonha-bico-de-sapato.
Em áreas como o Sudão, essas aves também se alimentam de arroz e outras culturas semelhantes.
Ameaças à cegonha-bico-de-sapato
A destruição de seu habitat está entre as ameaças mais significativas a esta ave. Os locais escolhidos para sua reprodução também são os melhores locais para o cultivo.
Assim, quando a área de reprodução é afetada, a cegonha-bico-de-sapato forma menos pares e deposita menos ovos. Necessariamente isso diminuirá sua população em um tempo muito curto.
Além disso, esta espécie é vítima do comércio ilegal de animais em perigo de extinção. Negociantes ilegais roubam ovos de cegonha-bico-de-sapato para vendê-los no mercado negro.
Em alguns países, é legal caçar a cegonha-bico-de-sapato. Na Tanzânia, um dos lugares onde é permitido, esta cegonha é caçada para servir de alimento.
No entanto, existem várias iniciativas internacionais que buscam proteger essa ave. Existem projetos de criação em cativeiro para aumentar a população desses pássaros. Esperamos que nos próximos anos haja mais cegonhas-bico-de-sapato livres e protegidas.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Distribution and conservation of the shoebill (Balaeniceps rex) in the southern Sudan Guillet A Biological Conservation, vol. 13, issue 1 (1978) pp. 39-49
- The phylogenetic affinities of the Shoebill (Balaeniceps rex) Mayr G J. Ornithol, vol. 144 (2003) pp. 157-175 Published by Deutsche Ornithologen-Gesellschaft/Blackwell Verlag
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.