5 rituais de acasalamento muito curiosos

janeiro 26, 2019
Na natureza, existem espécies que atraem a atenção de uma forma muito original. Isso ocorre porque eles precisam fazer todo o esforço para serem bem-sucedidos na conquista de uma parceira.

Os seres humanos cortam o cabelo, passam perfume, usam maquiagem ou vão à academia para chamar a atenção de alguém. Na natureza, algo semelhante acontece quando se trata de encontrar uma parceira. Neste artigo, falaremos sobre os mais curiosos rituais de acasalamento.

Rituais de acasalamento: uma demonstração de habilidades

Para o macho ser capaz de provar à fêmea que ele é um candidato “interessante”, ele faz coisas realmente estranhas (aos olhos de uma pessoa).

Os rituais de acasalamento chamam a nossa atenção porque… eles devem se esforçar muito para obter resultados! Entre os mais curiosos rituais de acasalamento, encontramos:

  1. Cavalo-marinho

Eles são o símbolo do amor e da fidelidade por excelência e, também, protagonizam um ritual muito interessante… podem passar horas dançando!

A dança romântica começa quando um macho e uma fêmea cruzam suas caudas e seus troncos.

Então, o cavalo-marinho (foto que abre este artigo) flutua pacificamente entre as bolhas e corais… por não menos que oito horas ininterruptas.

Após esse tempo, a fêmea muda o tom de seu corpo para mostrar que ela “aceita” a proposta masculina. E outro fato curioso: é ele quem fica ‘grávido’ e dá à luz aos filhotes, semanas depois.

  1. Ptilonorhynchidae

Também chamados de ‘pássaros-jardineiro‘, são um dos muitos desta família que protagonizam um dos rituais de acasalamento mais do que interessantes.

É uma espécie nativa da Austrália e Nova Guiné, cujo comportamento na hora de atrair uma fêmea é realmente incrível.

Ptilonorhynchidae: o pássaro-jardineiro

Tudo começa quando o macho constrói um ninho para abrigar sua futura “esposa”. Até agora parece normal para as aves.

No entanto, o pretendente seduz a fêmea reunindo todos os tipos de objetos brilhantes e coloridos com os quais decora, por assim dizer, seu ninho de amor.

E isso não é tudo, uma vez que ela decide entrar na nova casa, ele deve fazer uma dança e um canto muito especial para que finalmente receba um “sim” em resposta.

  1. Gibão

Os humanos não são os únicos que cantam serenatas ou escrevem canções de amor quando estão apaixonados…

Os gibões também o fazem! Para atrair uma fêmea em potencial, o macho canta de maneira sensual e doce diferentes tons e melodias.

Macacos gibões

O melhor de tudo é que, quando a fêmea aceita, o gibão pode ficar tranquilo: estará para sempre com ela. Isso ocorre porque a espécie é monogâmica para a vida toda. 

Valeu a pena bancar o apaixonado em público e cantar na frente de toda a família!

  1. Hipopótamo

Alguns namoros de animais são muito românticos, mas outros são um tanto “nojentos” para os nossos olhos humanos. Esse é o caso dos hipopótamos, um dos seres mais fortes e robustos do planeta.

Casal de hipopótamos

Eles são conhecidos por sua falta de higiene pessoal, uma vez que podem viver em águas estagnadas e serem muito felizes, sem se preocupar com doenças ou bactérias. Isso também não muda durante a época de acasalamento… até se intensifica!

Isso mesmo, já que o macho se coloca em cima de uma pilha de esterco e, usando a cauda, ​​joga-o em todas as direções. O objetivo é “marcar” com esses resíduos a fêmea que ele quer. Quando isso acontece, ela se sente lisonjeada e aceita-o sem condições.

  1. Pinguim-gentoo

Para terminar esta lista de curiosos rituais de acasalamento, não poderíamos deixar de fora um pássaro que não voa, mas que é muito rápido debaixo d’água.

As fêmeas do pinguim-gentoo recebem um presente do macho e, se gostarem, o aceitam como parceiro e podem começar a construir juntos o ninho.

Casal de pinguim-gentoo

Aqui não há diamantes ou joias, flores ou chocolates… o presente é nada menos que uma pedra. Mas atenção, porque não é qualquer pedra, mas sim uma com certas características.

Portanto, os machos podem passar horas andando na praia selecionando o presente perfeito.